Dois líderes do Congresso dos Estados Unidos pediram, nessa quinta-feira, 9, mais explicações ao Google sobre as mudanças que a empresa implementará a partir de março em sua política de privacidade.
A presidente da subcomissão de Comércio da Câmara de Representantes,
Mary Bono Mack, e o democrata de maior categoria nesse comitê, George
Butterfield, enviaram uma carta ao principal executivo da companhia, Larry Page, com um extenso questionário sobre as mudanças e fixaram o próximo dia 21 como prazo para obter respostas.
Os congressistas se reuniram com representantes do Google na semana
passada, mas, nessa quinta-feira, indicaram necessitar de mais detalhes
sobre as mudanças na coleta e no uso de informações privadas dos
usuários. Na carta de quatro páginas, Mack e Butterfield assinalam que existe uma
“confusão” sobre o tempo que o Google requer para responder a
solicitações dos usuários para, por exemplo, eliminar os e-mails dos
sistemas do servidor.
Os legisladores também expressaram preocupação com a ideia de obtenção e
arquivamento dos sites visitados pelos usuários mediante sua conta no
Google, para assim facilitar a propagação de anúncios publicitários. “Embora por muitas razões alguns usuários prefiram receber anúncios com
base em suas buscas na internet, muitos consideram que o histórico de
busca pode ser informação sensível e deveria permanecer inacessível”,
disseram na carta.
Os legisladores definiram como “sensível” qualquer informação
relacionada com o histórico médico, origem étnica ou racial, crenças
políticas e religiosas e orientação sexual dos usuários. Na lista de perguntas, os legisladores querem saber quais os
mecanismos que o Google usará para que os usuários possam manter-se no
anonimato e questionam se suas informações estarão protegidas do acesso
de funcionários da empresa.
As mudanças em cerca de 60 tipos de serviços e produtos a partir de 1º
de março permitirão que o Google tenha acesso a mais informações
privadas dos usuários, reduza o controle destes sobre tais dados e
ofereça mais informações sensíveis aos anunciantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário