A privatização de três de nossos aeroportos (Brasília, Guarulhos e Viracopos) teve de imediato pelo menos duas consequências extremamente importantes para o país: criou a esperança de chegar ao fim a esculhambação reinante nesses aeroportos, e derrubou de vez a hipocrisia petista contra as privatizações do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).
Nossos aeroportos são uma vergonha, fruto da péssima administração estatal via Infraero e Anac -- o Estado é um péssimo gestor, por definição, mas o Estado petista consegue ser ainda pior. Ninguém, na história deste país, loteou a administração estatal como o PT desde que assumiu o governo com Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata (NPA) -- e para desgraça nossa, o fez com gente extremamente despreparada (conheço um bocado de petistas, a esmagadora maioria incompetente), sem falar em outros defeitos facilmente perceptíveis ...
Além de incompetente, o PT é ganancioso e estimula a corrupção, por ação ou omissão. Nada menos que 7 ministros (cerca de 20% do total) perderam seus cargos por corrupção, todos eles, sem exceção, egressos do governo do NPA e seus apadrinhados. Certamente ainda há muita sujeira debaixo dos tapetes da Esplanada dos Ministérios. E é isso que preocupa nessa privatização dos três aeroportos (que a hipocrisia renitente do PT chama de "concessão"), porque a Infraero terá 49% de participação neles -- já há ganhador da concorrência assustado com isso, porque ter um sócio incompetente como a Infraero com esse poder de fogo, num governo presidencialista extremamente autoritário como o de Dª Dilma, é de assustar qualquer administrador. Mas, quem concorreu já sabia disso, portanto não há o que reclamar -- a solução é blindar-se ao máximo contra contra as burrices ou sandices do governo via Infraero.
O modelo de privatização petista é parecidíssimo, senão idêntico, ao do governo FHC, com a diferença crucial de que o PSDB não loteou a máquina estatal e o pouco pessoal que colocou em postos chaves era (e continua sendo) anos-luz mais preparado e melhor qualificado do que a massa ignara que o PT tem utilizado.
Outro motivo de preocupação é que os grandes empreiteiros e os operadores de grandes e movimentados aeroportos não figuram entre os ganhadores -- e já circulam rumores preocupantes sobre o consórcio ganhador do aeoporto de Brasília, cujo sócio argentino (e operador do aeroporto a partir de maio vindouro) tem um histórico meio problemático. Se a comissão de análise das qualificações dos concorrentes comeu mosca nesse caso, terá sido mais um deslize de um governo petista, e o país pagará mais essa conta da incompetência estatal.
Para gerar ainda mais preocupação, os consórcios vencedores já sinalizaram que não pretendem utilizar os projetos da EBP-Estruturadora Brasileira de Projetos, escolhidos pela Anac-Agência Nacional de Aviação Civil como referência para preparar o edital de licitação dos três. Alegam os consórcios que tais projetos têm falhas e, em geral, superestimam os valores dos investimentos necessários para as ampliações e melhorias que têm que executar. Ora, pois, pois, estaríamos então face à singular situação de que o edital de concorrência dos três aeroportos baseou-se em projetos que têm falhas e valores superestimados?! Será que a Anac não tem competência nem nem p'ra fazer um edital?! E essa concorrência, não é passível de anulação?! Como é que fica essa história?! E os ganhadores podem, pura e simplesmente, desconsiderar as premissas técnicas e financeiras do edital que lastreou suas propostas?! PT, saudações?! Que esculhambação !!!
Sugiro deixar de agredi-lo e incentivá-lo a exercer a nova iluminação para privatizar mais aeroportos, rodovias, ferrovias, portos, como nunca foi feito neste país.
ResponderExcluirAté as birutas sabem que a concessão das operações dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos não são privatizações. O PT não está repetindo os feitos de Fernando Henrique Cardoso , que passou às mãos de particulares grande parte do patrimônio brasileiro. Esses aeroportos continuarão patrimônio do povo brasileiro.
ResponderExcluirQuem paga aluguel sabe que o imóvel alugado não será seu ao final do contrato. Ou ele renova o aluguel ou devolve o imóvel ao seu proprietário. Da mesma forma os aeroportos, após a concessão decorrer seu prazo não passarão à propriedade das concessionárias. Portanto, ao contrário do que querem fazer crer, não se trata de privatização.
Já durante o governo FHC a privatização tirou da propriedade do povo brasileiro empresas estatais de mineração (Vale), de siderurgia (CSN), de telecomunicações (sistema Telebrás) e a Rede Ferroviária Federal. A iniciativa privada adquiriu em operações duvidosas verdadeiros tesouros nacionais.
A concessão dos aeroportos resultará em recursos ( R$ 24,5 bilhões) que possibilitarão investimentos na modernização e na construção de novos aeroportos. Serão oito vezes mais do que o valor que foi empregado desde 2003 para atender à crescente demanda do setor.
Considerar nossos falidos e precaríssimos aeroportos como "patrimônio" do povo brasileiro me parece um belo exemplo de humor negro. Os quatro exemplos citados de privatizações do governo FHC são excelentes demonstrações da incompetência estatal versus a eficiência privada - ninguém, de sã consciência, pode negar os ganhos estratoféricos do país -- e do governo, via impostos -- com as privatizações mencionadas. Negar isso é uma teimosia que depõe contra a inteligência dos teimosos.
ResponderExcluirArgumentar que o que o PT fez com os três aeroportos foi uma concessão e não uma privatização é um jogo de semântica, que carece de objetividade. O fato irrefutável é que, finalmente e felizmente, o PT se curvou à realidade dos fatos e da vida e reconheceu que o Estado (em geral, e muito menos o Estado petrista) não tem competência para gerir aeroportos e convocou a iniciativa privada para fazer isso por pelo menos 20 anos. Quanto aos R$ 24,5 bi que isso renderá ao governo ao longo de vários anos -- é bom não esquecer deste detalhe -- acho isso motivo muito mais de preocupação do que de júbilo, face à roubalheira desregrada que o PT acobertou e avalizou, pelo menos nos dois governos de Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata.
Só p'ra lembrar o dano incomensurável que a ganância, a incompetência e o desvio de caráter de governos petistas têm causado ao país, basta ver o que eles têm feito com a Petrobras -- mas isto é assunto para outra postagem.
Amigo VASCO:
ResponderExcluirA sua apreciação sobre o assunto é impecável.
Não dá para ser contestada mesmo pelos mais irados petistas, a menos que eles defendam suas bases de manobra e benefícios.
Os impostos arrecadados pelo (des)governo é maior do que o valor das próprias companhias privatizadas.
Uma coisa que ninguém pergunta é: seriam os valores atribuidos às empresas privatizadas reais, ou fruto de erros e, até mesmo,artifícios contábeis?
Sergio LEVY