O texto abaixo é da autoria de Tatiana de Mello Dias e foi publicado ontem no blogue Link do jornal O Estado de S. Paulo.
O Google quer combater malware no Android. Hoje, em seu blog, a empresa anunciou que está trabalhando em um sistema automatizado para detectar software malicioso no Android Market. O sistema, apelidado por enquanto de “Bouncer”, checa todos os
aplicativos recém inseridos no Android Marlet e também as contas dos
seus desenvolvedores. A ideia é prevenir a inserção de apps maliciosos e
também evitar que programadores que já tiverem problemas voltem a
causar danos.
O Bouncer, segundo o Google, está em operação há algum tempo. Desde
então, diz a empresa, a incidência de malware caiu 40% em 2011. A queda,
porém, também pode ser atribuída ao aumento na oferta de soluções
anti-vírus de empresas de segurança, de olho no filão aberto pela
excessiva liberdade do Android Market. Vários estudos apontaram para a falta de segurança do Android Market. Segundo a empresa Lookout Inc, a ameaça de um celular Android ser infectado dobrou no ano passado. Um estudo da McAfee seguiu o mesmo caminho.
Há quem diga
que o Bouncer significa uma mudança na postura do Google com relação à
sua loka de aplicativos. Diferente da Apple, que fiscaliza e aprova tudo
o que é colocado na App Store – chegando inclusive a proibir alguns
apps, como o PhoneStory, que narra a exploração da indústria de celulares – o Google praticamente deixa tudo passar. Isso é bom – cria uma gama imensa de aplicativos, o que diferencia o
Android Market da App Store – mas permite vários apps de baixa
qualidade. Sem falar no malware.
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