Para começo de conversa, vejamos onde ficarão as 31 seleções estrangeiras que participarão da Copa:
- Alemanha -- Santa Cruz Cabrália, Bahia
- Argélia -- Sorocaba, São Paulo
- Argentina -- Belo Horizonte, Minas Gerais
- Austrália -- Vitória, Espírito Santo
- Bélgica -- Mogi das Cruzes, São Paulo
- Bósnia e Herzegovina -- Guarujá, São Paulo
- Camarões -- Vitória, Espírito Santo
- Chile -- Belo Horizonte, Minas Gerais
- Colômbia -- Cotia, São Paulo
- Coreia do Sul -- Foz do Iguaçu, Paraná
- Costa do Marfim -- Águas de Lindóia, São Paulo
- Costa Rica -- Santos, São Paulo
- Croácia -- Praia do Forte, Bahia
- Equador -- Viamão (próximo a Porto Alegre), Rio Grande do Sul
- Espanha -- Curitiba, Paraná
- Estados Unidos -- São Paulo, São Paulo
- França -- Ribeirão Preto, São Paulo
- Gana -- Maceió, Alagoas
- Grécia -- Aracaju, Sergipe
- Holanda -- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Honduras -- Porto Feliz, São Paulo
- Inglaterra -- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Irã -- São Paulo, São Paulo
- Itália -- Mangaratiba, Rio de Janeiro
- Japão -- Itu, São Paulo
- México -- Santos, São Paulo
- Nigéria -- Campinas, São Paulo
- Portugal -- Campinas, São Paulo
- Rússia -- Itu, São Paulo
- Suiça -- Porto Seguro, Bahia
- Uruguai -- Sete Lagoas, Minas Gerais
- Arena da Amazonia -- Manaus
- Arena Corinthians -- São Paulo
- Arena Fonte Nova -- Salvador
- Arena Pernambuco -- Recife
- Arena da Baixada -- Curitiba
- Arena das Dunas -- Natal
- Arena Pantanal -- Cuiabá
- Beira-Rio -- Porto Alegre
- Castelão -- Fortaleza
- Mané Garrincha -- Brasília
- Maracanã -- Rio de Janeiro
- Mineirão -- Belo Horizonte
Vejamos agora, por exemplo, o mapa da dengue no Brasil no primeiro bimestre de 2014. Dez estados concentram 86% dos casos registrados em 2014. As cidades com o maior número são Goiânia (GO), 6.089; Luziânia (GO), 2.888; Aparecida de Goiânia (GO), 1.838; Campinas (SP), 1.739; Americana (SP), 1.692; Belo Horizonte (MG), 1.647; Maringá (PR), 1.540; São Paulo (SP), 1.536; Brasília (DF), 1.483; e Campo Belo (MG), 1.410. Dessa lista, receberão seleções estrangeiras as cidades de Campinas (Nigéria e Portugal), Belo Horizonte (Argentina, Chile) e São Paulo (Estados Unidos, Irã), e sediarão jogos da Copa as cidades de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Os membros das delegações que irão a essas cidades têm de se precaver.
Vejamos como está o sarampo no país neste ano. Merecem destaque Fortaleza, Recife e Ribeirão Preto. As duas primeiras cidades receberão jogos da Copa, e Ribeirão Preto será sede da delegação da França.
No caso da gripe, o governo federal não conseguiu cumprir a meta de vacinação contra a gripe neste ano.
Vejamos agora algumas doenças que ocorrem lá fora e poderão eventualmente ser trazidas para o Brasil durante a Copa do Mundo:
- Poliomielite -- A OMS - Organização Mundial da Saúde fez alerta sobre o recrudescimento da doença. O vírus da pólio está presente hoje na África, Oriente Médio e Ásia. A organização recomenda que os cidadãos dos países afetados só viajem ao exterior com o certificado de vacinação, e afirma que Paquistão, Camarões e Síria têm maior potencial para exportar o vírus.
- Gripe aviária -- setenta e duas pessoas morreram na China vítimas do vírus da gripe aviária H7N9 nos dois primeiros meses de 2014, o que supera o balanço de todo o ano de 2013.
- Corona vírus Mers -- MERS é a sigla inglesa para Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Similar ao vírus que provoca a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), o Mers foi detectado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Até o sábado (10/5), 139 pessoas haviam morrido por causas relacionadas ao Mers no país do Oriente Médio. Neste mês de maio foram identificados os dois primeiros casos de coronavírus Mers nos EUA.
- Ebola -- Desde o surto na Guiné do mortal Ebola Zaire, em fevereiro, cerca de 90 pessoas morreram, na medida em que o vírus se propagou para países vizinhos, como Serra Leoa, Libéria e Mali. O surto lançou ondas de choque pelas comunidades que sabem pouco sobre a doença ou sobre como ela é transmitida. Os casos no Mali aumentaram o temor de que esteja se espalhando pelo Oeste da África. Estudo afirma que vírus Ebola presente na Guiné é de nova cepa.
Evidentemente, não há espaço nesta postagem e no blogue para estender mais os potenciais de risco de doenças para brasileiros e turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Fica apenas o alerta, lembrando que seria fundamental ter-se uma palavra do governo federal sobre as medidas previstas ou já tomadas para enfrentar esses riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário