- Novos radiotelescópios permitirão estudos inéditos sobre explosões solares -- Um grupo brasileiro de cientistas liderou a instalação de um sistema de dois radiotelescópios polarimétricos solares na Argentina, no dia 22 de novembro. Os instrumentos são os únicos no mundo a operar em frequências entre 20 e 200 gigahertz, preenchendo uma grande lacuna que impedia o estudo de vários aspectos relacionados às explosões solares.
- Brasil é o 5° maior em energias renováveis -- O Brasil é o quinto maior investidor em energias renováveis do mundo, somando em 2010 cerca de US$ 7 bilhões.
- Brasil dobra presença em comissões de órgão internacional de física -- Assembleia Geral da IUPAP, principal sociedade internacional de física, termina em Londres com 11 brasileiros eleitos para os quadros da entidade. "Tínhamos cinco ou seis membros, agora temos 11", comemora Celso de Melo, presidente da SBF - Sociedade Brasileira de Física.
- FAPESP assina acordo com a Universidade de Salamanca -- A FAPESP e a Universidade de Salamanca (Usal), da Espanha, assinaram na sexta-feira (25/11) um acordo de cooperação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do país ibérico.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Avanços da ciência, aqui e lá fora (79)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário