Em novembro deste ano a CNN publicou sua lista dos 10 mais odiados aeroportos [internacionais] do mundo, e o nosso aeroporto de Guarulhos aparece lépido e fagueiro como o décimo deles. O espanto é a ausência inexplicável do Galeão -- só vejo uma explicação para essa lacuna: é que esse aeroporto carioca está cada vez mais tão parecido com uma rodoviária, que o pessoal o desconsiderou na sua pesquisa. Transcrevo abaixo, traduzido, o texto da CNN sobre Guarulhos.
Por que este lugar está na nossa lista, depois de ser eleito o terceiro melhor aeroporto da América do Sul na premiação de aeroportos do mundo de 2011 (2011 World Airport Awards)?
Porque, por mais chocante que pareça, acontece que cerimônias de medalhas corporativas não estão sempre em sintonia com o que as pessoas estão pensando quando estão esperando duas horas em pé nas filas de imigração, sofrendo rotineiras mudanças de portão de embarque não anunciadas, e pagando um absurdo por um sanduíche de queijo brasileiro rançoso com cerveja, dentro de um aeroporto decadente e com equipe de atendimento insuficiente.
Em um país em que atrasos de voos (de partida ou de chegada) fazem parte da rotina, alguns números recentes fariam hesitar o mais inabalável viajante no maior aeroporto do Brasil. Apenas 41% de todos os voos saem no horário. Apenas 59% dos voos chegam no horário previsto, de acordo com a Forbes. [Ambas essas estatísticas se referem a Guarulhos. Quem acessar a reportagem da Forbes verá também o péssimo conceito do aeroporto de Brasília em matéria de pontualidade nos horários de decolagem.]
O aeroporto de Guarulhos anunciou planos para o acréscimo de pistas e terminais -- qual aeroporto não os tem? -- mas com quase 30 milhões de passageiros circulando por ano (dizem que essa cifra duplicou numa década) a urgência é evidente e, por mais lamentável que pareça, não resolvida pelos aumentos de preços em lojas duty-free antiquadas.
Mas, isso realmente dá status para uma medalha de bronze? Quando o melhor conselho extra-oficial para sobrever no aeroporto mais badalado do Brasil é tentar e aprender um pouco de português e não perder a cabeça, alguém tem que ceder.
[A lista completa da CNN, do pior para o "menos ruim" é a seguinte:
1. Paris- Charles de Gaulle (Paris - França)
2. Los Angeles International Airport (EUA)
3. London Heathrow (Inglaterra)
4. Toncontín International (Tegicigalpa - Honduras)
5. Ninoy Aquino International (Manila - Filipinas)
6. Jomo Kenyatta International (Nairobi - Quênia)
7.John F. Kennedy International (Nova Iorque - EUA)
8. Tribhuvan International (Katmandu - Nepal)
9. Perth Airport (Perth - Austrália)
10. Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo - Brasil).]
Nenhum comentário:
Postar um comentário