Veja alguns cadernos digitalizados de Isaac Newton
Os documentos (de 324 anos de idade) incluem cadernos de anotações e uma edição do "Principia Mathematica" comentada pelo próprio cientista. Nesse estudo, suas famosas leis do movimento são enunciadas. O conteúdo pode ser acessado em cudl.lib.cam.ac.uk.
Cadernos digitalizados de Issac Newton estão online - (Foto: Cambridge University Library/Divulgação).
Mais de 4.000 páginas foram escaneadas. Newton escreveu principalmente em latim e grego, as línguas científicas de sua época, e relutava em publicar seus trabalhos. A universidade planeja colocar online quase toda sua coleção [dos trabalhos] de Newton.
Assim como os Principia e os cadernos de anotações escolares de Newton, a seção dos Newton Papers da biblioteca de Cambridge contém também seu Waste Book [termo contábil para diário ou borrador, aqui se refere a um livro especial de anotações do autor]. Este livro volumoso foi herdado de seu padrasto, e especialistas acadêmicos acreditam que ele ajudou Newton a fazer significativas descobertas no campo do cálculo.
Newton teve que ser persuadido por seus colegas cientistas Halley e Hooke a publicar seus trabalhos sobre gravidade, mecânica, cálculo e ótica.
Vários dos manuscritos da coleção têm a anotação à mão "inadequado para ser publicado", rabiscada por Thomas Pellet, um fellow da Sociedade Real (Royal Society), que foi solicitado a revisar os trabalhos de Newton após sua morte e decidir quais os que deveriam ou não ser publicados.
A universidade teve que fazer um trabalho de manutenção e conservação de alguns textos, considerados muito frágeis para serem escaneados. Grant Young, gerente de digitalização da biblioteca da universidade, disse que os trabalhos de Newton foram escolhidos para constar do site [da biblioteca] por serem "talvez alguns dos artigos e documentos mais importantes na história da ciência. Qualquer um, onde quer que esteja, pode [agora] ver com um clique no mouse como Newton trabalhava, e como foi desenvolvendo suas teorias e experiências", disse ele.
"Antes de hoje, quem quisesse ver isso tinha que vir a Cambridge. Agora, estamos levando a biblioteca da Universidade de Cambridge para o mundo", acrescentou Young.
Um conjunto adicional de 8.000 páginas dos trabalhos de Newton serão adicionados nos próximos poucos meses. Outras obras que farão parte da biblioteca digital [da biblioteca] incluem a coleção de Charles Darwin da universidade.
O projeto da biblioteca digital foi iniciado em 2010, com uma subvenção da Fundação Polonsky, uma sociedade beneficente que apoia projetos educativos internacionais.
Veja o vídeo sobre o assunto: < http://www.bbc.co.uk/go/em/fr/ -/news/uk-england- cambridgeshire-16159305 >
Veja o vídeo sobre o assunto: < http://www.bbc.co.uk/go/em/fr/
Retrato de Isaac Newton, pintado por Godgrey Kneller em 1689 (quando ele tinha 46 anos) - (Foto: Wikipedia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário