[A notícia do vídeo e abaixo, provida por diferentes fontes, é de suma gravidade e revela mais uma vez a esculhambação envolvendo a aviação civil brasileira, e a inépcia da Anac e da Polícia Federal, que há 4 anos não conseguem resolver e punir os responsáveis por um esquema fraudulento de habilitação de pilotos -- esquema este que absolutamente nada garante que não esteja ainda ocorrendo, colocando em risco passageiros, tripulantes, aeroportos, áreas urbanas e aeronaves. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]
A investigação feita pela Anac e encaminhada à Polícia Federal revelou que pelo menos 64 pilotos tiveram suas habilitações falsificadas para voar, no Brasil ou no exterior, há quase quatro anos. O esquema envolvia desde alteração em provas de inglês e validade dos registros até troca de categorias sem que os profissionais estivessem capacitados. Veja todos os vídeos do Jornal da Band.
De acordo com a Folha de S. Paulo de ontem, 01/3, entre 2009 e 2010 pilotos conseguiram, com a ajuda de um estagiário então ligado à Anac - Agência Nacional de Aviação Civil -- Alexandre Demarco, que pediu demissão em 2009 -- habilitação para comandar pequenas aeronaves e helicópteros para os quais não tinham autorização de voo. Entre eles, há pelo menos um piloto de linha aérea regular, que voa pela TAM [o nome dele é Vitor Alves da Silva, segundo denúncia da Band no vídeo acima -- ele confessou ter fraudado sua habilitação, embora negue participar de qualquer esquema de fraude, e hoje pilota aeronave Airbus na TAM].
Segundo ainda a Anac, um copiloto hoje na Gol e outro da Trip (incorporada pela Azul) forjaram seus níveis de proficiência em inglês e perderam seus atestados correspondentes.
A própria agência apontou, em investigação, que a situação é um risco para a segurança.
O esquema de fraude na habilitação de pilotos - (Gráfico: Editoria de Arte/Folhapress - Fonte: Folha de S. Paulo).
Segundo o Jornal da Band, o caso está sob investigação do Ministério Público Federal de S. Paulo e da Polícia Federal, para os quais a Anac enviou em 2010 a conclusão de procedimento administrativo [a incompetência e a irresponsabilidade desses órgãos da Justiça federal mantêm há 4 anos sem solução um crime de tal importância!].
P'ra variar, a apuração da Anac começou por acaso, quando uma funcionária observou que sua senha fora usada para alterar níveis de inglês. Ao rastrear a atividade de Demarco, a Anac identificou alteração nas habilitações. Um piloto pode ter vários tipos de habilitação -- ela mostra que ele sabe pilotar determinado tipo de aeronave.
Segundo a Anac, um dos pilotos participantes do esquema fraudulento é Alexandre Oliveira Júnior, dono de escola de aviação e copiloto de um helicóptero apreendido no ano passado com cocaína no Espírito Santo, de propriedade do deputado Gustavo Perrela (SDD-MG) [Partido Solidariedade], filho do senador Zezé Perrela (PDT-MG).
[Em 2/8/2011 fiz postagem denunciando que a TAM usava pilotos reprovados no inglês em voos para o exterior. Em 18/7/2012, fiz postagem dizendo que "pilotos brasileiros têm nível de inglês muito baixo", na opinião da escola Flight Crew, que aplica testes de proficiência em inglês a pilotos. Em 13/01/2013, outra postagem informava que a Gol e a TAM estão entre as empresas aéreas mais inseguras do mundo, segundo a consultora alemã Jacdec (Jet Aircraft Crash Data Evaluation Center).
A Anac é um cabide de empregos e um poço de incompetência, responsável pela segurança de milhões de pessoas e centenas de instalações e equipamentos. Em postagem de 24/9/2012 denunciei que a Anac só agira com relação a pousos de alto risco feitos pela Trip após uma denúncia anônima. Em 24/3/2012, postagem do blogue apontava que "Anac aponta falhas em fiscalização de cargas, mas não faz nada a respeito".
Tudo isso só faz provar a zorra reinante na aviação comercial brasileira e, o que é pior, sem quaisquer perspectivas de melhora em horizonte visível -- não enquanto tivermos dois estrupícios de agências como Anac e Infraero esculhambando o setor.]
Segundo a Folha deS. Paulo de ontem, 01/3, de 2009 a2
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