terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ministério de Dilma: técnicas de atacado e varejo

Na montagem do ministério de Dilma têm sido usadas técnicas de atacado e varejo, talvez por força da formação de economista da presidenta eleita. O lado do atacado foi entregue a Lula, que com a mais inédita sem-cerimônia da história da República tem imposto inúmeros ministros e ministeriáveis à sua sucessora, algo impressionante. O varejo foi o que sobrou para Dilma, que tem passado um perrengue para acomodar a ganância dos assaltantes políticos dos partidos da coligação que a elegeu, com destaque disparado para o PT e o PMDB.

No lote da sua quota pessoal Dilma escolheu hoje o Secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, para ser seu ministro da Saúde. Como a saúde pública do nosso Estado só apareceu nas manchetes, e com muita frequência, com fatos extremamente negativos -- hospitais sem leitos, pacientes mortos por mau atendimento ou por falta dele, pacientes em filas de espera por horas e mesmo dias, atendimento criminoso por estudantes travestidos de médicos, com vítimas fatais, acobertados por médicos formados, etc, etc -- não dá p'ra entender qual foi o critério técnico (que ela disse que seria a base de suas escolhas) que Dilma utilizou para escolher o Sr. Sérgio Côrtes que, no mínimo, foi um péssimo gestor da saúde estadual. O que salta aos olhos é que essa indicação é nitidamente um afago compensatório no governador Sérgio Cabral, que teria ficado fulo da vida com a indicação de Moreira Franco, de seu partido (PMDB), para um ministério sem que ele Sérgio tivesse sido consultado. E com esses achegos, a fórceps e marteladas, vai se montando o governo que definirá nosso destino nos próximos quatro anos ...

Dois chanceleres, novamente?!

Ao que parece, está confirmada a permanência de Marco Aurélio Garcia no governo Dilma, com as mesmas funções de assessor internacional que já vem exercendo no governo  atual. Com isto, Dilma surpreendentemente mantém a esdrúxula ideia de Lula de ter duas cabeças pensantes e atuantes na política externa, especialmente na América Latina -- somos o único país do mundo a ter, na prática, dois chanceleres no comando da política externa! O fato de Lula ser do interior de S. Paulo, terra dos rodeios e da música sertaneja, que se expressa quase que unicamente através de duplas, deve explicar essa bizarra criação lulista.

Marco Aurélio é um falastrão contumaz (é só botar um microfone à sua frente), que se expressa em tom professoral e teria sido mantido por seu "bom trânsito com as esquerdas da região". Ele está por trás de nosso relacionamento capenga com Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela, entre outros, dos quais levamos bordoadas humilhantes a torto e a direito no governo Lula, com danos políticos e materiais inadmissíveis (a Petrobras que o diga) em qualquer governo que tenha um mínimo de brio e autoestima. Pelo visto, continuaremos nossa via-sacra masoquista.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um claro e bom exemplo do explosivo material divulgado pelo WikiLeaks

Diretriz assinada por Hillary Clinton, titular do Departamento de Estado dos EUA, determinou que diplomatas americanos espionassem os representantes de outros países nas Nações Unidas, colhendo um significativo volume de dados tais como, entre outros, informações sobre cartões de crédito, contas de email, dados biométricos, números de telefones fixos e de celulares, de faxes e pagers, cartões de milhagem, dados biográficos, esquemas de trabalho, etc. O Departamento de Estado demonstrou especial interesse em Ban Ki-Moon, o Secretário-Geral da ONU, sobre o qual quis saber tudo o que fosse possível. Leia mais.

Governo loteado

O processo de montagem da equipe da presidente eleita demonstra de maneira inequívoca que nossa política continua de baixíssima qualidade, em que interesses pessoais e de minorias prevalecem nitidamente sobre os interesses do país. De um lado, vemos o caso inédito de aplicação do coronelismo presidencial explícito, em que o presidente que sai impõe escancaradamente quase uma dezena de ministros seus e de candidatos seus à presidente que entra, incluindo-se nessa quota o presidente da Petrobras. Do outro lado, vê-se uma disputa de balcão acirrada, em que os partidos se engalfinham cobrando de maneira despudorada suas "compensações" por terem apoiado a candidata vitoriosa, provando que esse apoio de grandeza e desprendimento nada teve.

Dilma declarou reiteradamente que privilegiaria o lado técnico na nomeação de seus auxiliares diretos e remotos, mas não é bem isso o que se vê até agora. Além da já mencionada quota Lula, que de mérito técnico é em geral escassa, fica evidente que o primeiro grande atributo para ser ministro ou ocupar um alto escalão no governo Dilma é ter sido derrotado nas eleições de outubro, prevalecendo o sexo como o primeiro critério de desempate: quem for mulher leva vantagem. Exemplos típicos disso são os senadores derrotados Aloisio Mercadante e Ideli Salvatti. Esta última se notabilizou por sua agressividade destemperada, principalmente contra os que discordassem das ordens de seu rei Lula. Em 2009 ela votou pelo arquivamento das ações contra o ex-presidente e atual senador José Sarney no Conselho de Ética.

Fora do cenário do primeiro escalão do governo, mas de relevante importância para o país, há pelo menos dois casos cuja solução ficará para o governo Dilma ou que, numa mis en scène bem ao estilo Lula, será com ela "discutida": a indicação do 11° ministro do Supremo Tribunal Federal, e a decisão sobre a concessão do asilo político a Cesare Battisti. O caso deste italiano, cuja permanência no país conta com a clara simpatia de Lula, pode ainda gerar dores de cabeça diplomáticas para Dilma. Amigos meus, netos de italianos, contaram-me que seu processo para obtenção do passaporte italiano foi abruptamente interrompido no Consulado da Itália no Rio, onde ouviram a boca pequena que o governo italiano havia tomado essa decisão aguardando a decisão do caso Battisti. A conferir.

Já são visíveis os primeiros estragos provocados pelo WikiLeaks

Mal vieram a público, os primeiros arquivos diplomáticos confidenciais americanos liberados pelo WikiLeaks (mais de 250 mil ...) já estão causando um enorme ruído e danos seríssimos à política externa americana e ao governo Obama. As referências depreciativas a inúmeras autoridades de governo estrangeiras -- Sarkozy, Chávez, Merkel, Christina Kirchner (de cuja saúde mental Hillary Clinton desconfia ...), Kadhafi, Ahmadinejad, Karzai (presidente afegão) e outros -- já obrigaram a mobilização de bombeiros de alto coturno do governo Obama, a começar por Hillary Clinton, para evitar que as chamas iniciais se transformem em um incêndio incontrolável.

Já aparecem também os primeiros respingos sobre o Brasil. Entre os documentos divulgados está um telegrama do embaixador americano no país, Clifford Sobel, enviado aos EUA em janeiro de 2008, informando que o Brasil tem efetuado prisões de terroristas no país mas esconde este fato, classificando os presos como traficantes. Procurados pelo Globo, o Itamaraty e a Polícia Federal se recusaram a comentar o fato. Trata-se de informação de extrema gravidade, pois se confirmada (o embaixador americano certamente sabe o que diz) significaria que o Brasil é rota ou sede de terroristas, e que a população está sendo privada de conhecer algo que afeta diretamente nossa segurança, por envolver possível extensão ao país de ataques terroristas. Cabe ao Congresso Nacional mobilizar-se com urgência para exigir do governo o detalhado esclarecimento disso tudo, com total transparência, para ampla divulgação à opinião pública. Leia mais.

A guerra cambial (II)

Em email muito atencioso, em resposta a email que lhe enviei sobre seu artigo, o economista Gino Olivares acabou por, indiretamente, lembrar-me de um aspecto importante de seu texto que deixei de comentar na postagem anterior, que é o da conveniência estratégica de o Brasil, a exemplo do Peru e do Chile (que enfrentam situações semelhantes à nossa), passar a combater prioritariamente os fatores internos da sobrevalorização da nossa moeda, já que os fatores externos são de muito mais difícil domínio.

Acrescento que -- enfatizando que se trata de opinião exclusivamente minha, que em hipótese alguma pode ser atribuída ao economista Gino Olivares -- passar a combater intramuros é o busílis da história. Reconhecer falhas e dificuldades internas nunca foi o forte de Lula e de seus ministros, os principais culpados pelos nossos problemas econômico-financeiros são os alienígenas  "homens de olhos azuis", como disse Lula quando a crise foi desencadeada nos EUA há 2 anos. Além disso, o combate exclusivamente interno não tem o mesmo "charme" dos palcos internacionais do G20, do G7 ampliado, do BRIC, etc. Para completar,  a cortina de fumaça e a mis en scène que cercam essa atuação externa impedem o povão de ver e entender que a gastança interna desenfreada, como a de uns tempos para cá, é um dos motores que empurram o país em marcha à ré, também na guerra cambial.

A guerra cambial

A chamada "guerra cambial", expressão cunhada pelo ministro Guido Mantega e encampada pelos demais países a partir da recente reunião do G20, continua nas manchetes e é objeto de dois interessantíssimos artigos na edição de hoje do jornal Valor Econômico: "Estratégias para a guerra cambial", de Sergio Leo, da equipe do jornal, e "Guerra cambial: qual é o inimigo?", de Gino Olivares, economista-chefe da Brookfield Gestão de Ativos (obs.: o acesso digital aos textos integrais desses artigos é restrito para quem não é assinante do jornal).

A primeira constatação é a de que os diagnósticos não são inteiramente coincidentes, o que faz com que as soluções propostas para resolver ou minimizar o problema também não o sejam. Mas em ambos os textos há identificações interessantes de origens da supervalorização do real, que merecem nossa atenção.

No artigo de Sergio Leo eu citaria, sem hierarquia, as razões "estruturais" domésticas como a carência de poupança, que provoca atração de poupança externa, ou a proporção de ativos estrangeiros em relaçãoa ativos domésticos no exterior. Também sem querer hierarquizar as razões, no artigo de Gino Olivares me atraiu a questão dos gastos internos que, mesmo sem o enfoque da guerra cambial, tem sido objeto de preocupação generalizada no país, por conta da gastança desenfreada do governo Lula principalmente neste ano eleitoral. O artigo cita que a despesa primária do governo central (em relação ao PIB) passou de 19,5% em 2002 para um valor estimado de 22,7% em 2010, resultado de um crescimento a uma taxa equivalente ao dobro da taxa de crescimento do PIB.

Sào dois artigos que merecem uma leitura atenta.

domingo, 28 de novembro de 2010

Igreja de S. Francisco (Salvador - BA)

Vejam que linda e impressionante é a Igreja de S. Francisco, em Salvador!

Complexo do Alemão, tudo dominado?!

É realmente isso o que se vê, o Complexo do Alemão está definitivamente ocupado, sem reação do tráfico, ou o pior ainda está por vir? Ou será que o domínio e o poderio do tráfico nessa região eram nossa versão em miniatura da União Soviética, que era o bicho-papão do ocidente e, no entanto, desmoronou como um castelo de areia na hora da verdade? Aguardemos e torçamos.

Não se pode deixar de registrar, exaltar e aplaudir o impressionante e brilhante esquema de estruturação e operação de uma organização militar como nunca se viu no Rio e no país, provando que quando há coragem e união de esforços é perfeitamente possível derrotar a marginália que sufocava e aterrorizava a cidade do Rio. Que isso se repita pelo Brasil afora. Viva!!

Novas divulgações do WikiLeaks podem gerar gritaria internacional

Segundo a agência de notícias Reuters, fontes disseram na quarta-feira que entre as informações oficiais que o WikiLeaks pretende liberar em breve estão incluídas mensagens diplomáticas confidenciais americanas, relatando alegações de corrupção contra governos e líderes estrangeiros. Pelo Twitter o WikiLeaks informou nesta semana que o volume de informações que irá liberar será 7 vezes maior que o conjunto de cerca de 400.000 documentos do Pentágono liberado em outubro.

Segundo fontes do Departamento de Estado dos EUA, familiarizadas com os documentos em poder do WikiLeaks, as alegações de corrupção neles contidas são suficientemente graves para causar sérios embaraços aos governos e políticos estrangeiros neles citados. Segundo noticiado pelo Globo nesta semana, parece que a matéria a ser jogada no ventilador deve respingar em solo tupiniquim, e os políticos envolvidos já estariam angustiados com essa possibilidade.

Negociador impostor faz todo mundo de palhaço no Afeganistão e alhures

Contando ninguém acredita, vai achar que é a última do português. Um homem que se apresentou como um dos mais experientes comandantes talibãs enganou o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, oficiais da OTAN e um bando mais de gente importante que voaram até Kabul para se reunirem com ele para tratar de negociações de paz com os talibãs. Ele se encontrou pelo menos duas vezes em meses recentes com o presidente afegão e seu staff com esse objetivo. Agora chegou-se à conclusão de que é um impostor, não passa de um modesto negociante na cidade paquistanesa de Quetta! Leia mais.

Irritadíssimo com o ocorrido, o governo afegão culpa agora os ingleses pelo ocorrido, pois foi em um avião militar inglês que o impostor foi levado a Kabul para as reuniões com o presidente afegão. Leia mais. Ian Fleming, o criador do 007, iria deitar e rolar com essa história ...

Declínio americano: até onde e quando?

Embora com a inevitável superficialidade de uma revista de seu gênero, a Veja que chegou às bancas traz uma interessantíssima e longa reportagem -- "Especial EUA" --  sobre a visível perda de espaço da hegemonia americana em vários setores. O ponto alto dessa reportagem é o artigo "Voltando ao Normal", de Paul Kennedy (professor de história e diretor de Estudos Internacionais de Segurança da Universidade de Yale, nos EUA, e autor de, entre outros livros, "Ascensão e Queda das Grandes Potências"). Além de uma atualizada visão panorâmica da história americana até os tempos atuais, a reportagem e o artigo oferecem ganchos importantes para quem quiser se aprofundar no assunto.

A sinalização a ser observada e ponderada em ambos os textos é que o que na realidade está ocorrendo é que os EUA estão perdendo a hegemonia isolada e absoluta no mundo, e caminhando para ser uma potência compatível com suas dimensões físicas e políticas (daí o título do artigo de Paul Kennedy) mas ainda vital para a decisão dos destinos do mundo. Que não se iludam os profetas apocalípticos, o predomínio americano em certas áreas (especialmente na militar e na de tecnologia) e a importância dos EUA nas mesas de negociações perdurarão ainda por muito tempo.

De uns tempos para cá, para se entender o que se passa com os EUA e a situação a que o país chegou, e para onde caminha em termos político-estratégicos, é fundamental entender-se o que vem ocorrendo paralelamente com a China. A bibliografia para isso é vastíssima, mas há pelo menos dois livros que recomendo fortemente para quem quiser enveredar por essa seara:
  • About Face (James Mann, Ed. Alfred Knopf, NY 1999) -- O autor foi  correspondente diplomático e de relações exteriores e colunista do Los Angeles Times por vinte anos, e foi chefe do escritório do jornal em Pequim de 1984 a 1987. O livro (cujo título significa meia-volta, uma completa mudança de opinião, planos, etc) traça um histórico do curioso (sic) relacionamento dos EUA com a China, de Nixon a Clinton. Considero este livro imperdível.
  • O Mundo Pós-Americano (Fareed Zakaria, Companhia das Letras, 2008) --  Outro livro importante, bem mais recente que o anterior e focado exatamente no tema da reportagem e do artigo da Veja. Fareed Zakaria, nascido na Índia em 1946, é PhD pela Universidade de Harvard e, desde outubro deste ano, ocupa o cargo de editor-geral da Time Magazine, que comprou seu passe da Newsweek.

sábado, 27 de novembro de 2010

Falta de ética mancha novamente nosso futebol

Em São Paulo o Palmeiras admite claramente escalar um time misto ou reserva contra o Fluminense, para não "ajudar" seu arquirrival Corinthians na luta pelo título do Brasileirão. No Rio o jogador Felipe, do Vasco, disse que não estava a fim de correr em campo contra o Corinthians, para não ajudar o "adversário" (Fluminense), favorito ao título do Brasileirão.

Quem é amante do esporte pelo esporte é obrigado a ouvir essas sandices, a assistir a essa palhaçada e a ficar absolutamente à mercê dessa marginália, porque ninguém se mexe em esfera alguma para coibir essa absurda falta de ética e esse desrespeito às regras mínimas de decência no futebol (no caso). Do lado institucional a CBF, tendo à frente uma figura completamente amorfa em termos de ética e moral esportivas chamada Ricardo Terra Teixeira, se omite inteiramente e não está nem aí para toda e qualquer tentativa de enxovalhar nosso futebol. Os clubes, por sua vez, quando não tomam eles mesmo uma iniciativa indecente como essa (caso do Palmeiras), também não tomam qualquer medida disciplinar contra jogador(es) que expressa(m) esse tipo de opinião (caso do Vasco). As torcidas organizadas querem é badernar, o futebol para elas é um simples vetor para extravasarem os instintos que povoam suas cabecinhas ocas de matéria cinzenta. Parece-me inadiável algum tipo de mobilização da sociedade para uma moralização de nossos esportes, a começar pelo futebol pelo fato de sediarmos a Copa de 2014 e estendendo-se aos demais esportes por conta das Olimpíadas de 2016 também no Brasil.

O recente e lamentável episódio da derrota conscientemente armada do Brasil contra a Bulgária no campeonato da Liga Mundial de Vôlei na Itália, uma mancha indelével no brilhante currículo da nossa seleção, vem infelizmente mostrar que o desfibramento moral e ético já atingiu outras modalidades esportivas além do futebol.

Escalada da crise na Europa

A crise econômico-financeira na Europa acentuou-se repentinamente ontem (sexta-feira), quando investidores em pânico desfizeram-se de títulos da Espanha e de Portugal, aumentando significativamente a expectativa de que um desses países, ou ambos, possa juntar-se à Irlanda e à Grécia na necessidade urgente de ajuda financeira.

O risco visível de que Espanha e Portugal não possam honrar suas dívidas elevou estratosfericamente ontem os custos de empréstimos para ambos esses países, com a taxa de juros imposta aos bônus de Portugal levada a tal nível que Lisboa pode se ver impedida de conseguir novos recursos para mover o país. No entanto, os temores maiores cercam a decrescente confiança na Espanha, cuja vacilante economia é mais de duas vezes maior que as economias de Grécia, Irlanda e Portugal combinadas, o que significa que uma ajuda financeira a Madri poderia atingir centenas de bilhões de euros. Leia mais.

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XX)

  •  MP atrela incentivos fiscais a investimentos em P&D e inovação tecnológica -- A Medida Provisória (MP) 512, que altera a Lei 9.440/97, publicada no DO da União de 26 deste mês, cria incentivos fiscais para projetos que contemplem novos investimentos em P&D para o desenvolvimento de novos produtos ou de novos modelos para produtos já existentes. Leia mais.
  • LEDs implantáveis farão você brilhar -- Cientistas dos EUA, da Coréia, da China e de Cingapura se unem para aplicar a tecnologia de circuitos flexíveis no desenvolvimento de implantes médicos. Leia mais.
  • Aviões poderão pousar automaticamente usando lógica fuzzy -- Pesquisador da Universidade do Texas (EUA) realizou com sucesso experimentos que demonstraram que a lógica difusa pode ser empregada em um futuro sistema que permita que grandes aviões, como o Boeing 747, realizem pousos automatizados. Leia mais.

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XIX)

  • Telas flexíveis de papel prometem leitores eletrônicos descartáveis -- Uma nova tecnologia para geração de imagens para telas e monitores poderá permitir que os papéis eletrônicos e os leitores eletrônicos (os chamados e-readers) tornem-se tão baratos que poderão até mesmo ser descartáveis. Veja mais.
  • Novo material evita congelamento, repelindo gotas de água -- A descoberta, de engenheiros da Universidade de Harvard (EUA), poderá se tornar a solução para impedir definitivamente o congelamento das asas de aviões, dos vidros dos carros, dos cabos de transmissão de energia elétrica, e até mesmo de trilhos de trens em países de clima muito frio. Leia mais.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Festa do crisântemo na Alemanha

Vejam só o espetáculo que é a Festa do Crisântemo, que se realiza anualmente em outubro na cidade alemã de Lahr (cerca de 44.000 hab.), situada na região de Baden-Würtenberg, no entorno da Floresta Negra. Essa cidade está a 767 km de Berlim e a 168 km de Stuttgart.

Acordo entre o YouTube e sociedades francesas de direitos autorais

O YouTube, a plataforma de compartilhamento de vídeos mais popular da Web, pertencente ao Google, anunciou ontem (25/11/10) a assinatura de acordo com três sociedades francesas de gestão coletiva de direitos autorais, a SACD (Sociedade de autores e compositores de teatro), a SCAM (Sociedade civil de autores multimídia) e a ADAGP (artes visuais: pintura, escultura, etc). Em setembro ele já havia assinado acordo semelhante com a SACEM (para a música).

Para toda obra difundida via YouTube este recolherá um montante negociado para a gestora de direitos autorais envolvida, que por sua vez reverterá esse valor aos autores correspondentes. Até agora, os autores não tinham outra alternativa que não fosse solicitar ao YouTube que, o mais rápido possível, desprogramasse suas obras. Leia mais.

A violência no Rio

Para qualquer brasileiro é praticamente impossível ficar indiferente ao que se passa hoje no Rio, não só por suas dimensões e seu ineditismo, como também pelo fato de que a estratégia de segurança pública hoje em andamento na cidade e no município  marca uma reviravolta fundamental no que aí se fazia até o atual governo, e pode servir de referência e paradigma para o resto do país. Para os que, como eu, moram em Niterói, há adicionalmente a enorme preocupação de que a cidade se torne o destino de traficantes acuados no Rio.

José Mariano Beltrame é, disparado, o melhor Secretário de Segurança Pública de que se tem notícia no Estado do Rio, com a vantagem ainda de contar com o apoio incondicional do governador. O impressionante poder alcançado por traficantes e outros marginais no Rio é fruto inconteste de uma longa sequência de políticas equivocadas de segurança pública e de conceituação de direitos humanos em relação a toda essa marginália. Nesse triste roteiro desponta impoluto o ex-governador Leonel Brizola, um dos maiores expoentes da demagogia no país, que em seu governo inventou uma política de direitos humanos sui generis, proibindo a polícia de subir os morros, vetando a fotografia de marginais presos em flagrante, distribuindo terrenos e direito de posse a torto e a direito nas favelas, e outras baboseiras do gênero.

Depois do que tem acontecido no Rio não é possível que não se faça uma séria e profunda revisão de todo o arcabouço legal que cerca a prisão e a vida carcerária de traficantes. Não é admissível que permaneça imutável a atual legislação que garante a aplicação do mesmíssimo conceito de direitos humanos a um ladrão de galinhas e a um marginal que chefia centenas de homens, que exerce poder ditatorial sobre a comunidade onde atua e lhe veda todos os direitos que a Constituição em tese lhe garante, que mata impiedosa e indiscriminadamente quem dificulta ou impede sua atuação, que perverte e corrompe crianças e jovens usando-os em suas atividades ilícitas,  que infernizam toda uma cidade impedindo o livre trânsito das pessoas e as atividades do comércio,  e destruindo  patrimônios público e privado. Como disse há pouco, nessa linha de raciocínio, um ex-oficial do Bope no Globo News, "as visitas íntimas (a traficantes) estão matando pessoas no Rio" -- concordo inteiramente com ele.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vaticano ultrajado com ordenação estatal de bispo na China

Novo atrito entre a Igreja Católica e a China. O Vaticano criticou forte e publicamente o governo chinês ontem por haver ordenado um bispo sem o consentimento papal, e alertou que o bispo corre o risco de ser excomungado. As autoridades chinesas foram ainda criticadas pela Igreja por "graves violações da liberdade de religião e de consciência" por haver obrigado os bispos aprovados pelo Vaticano a assistirem àquela ordenação. Os católicos chineses foram obrigados pelo governo a romper os vínculos com o Vaticano em 1951.

A existência e a sobrevivência da Igreja Católica, como quer que ocorram, é mais uma faceta peculiar do regime chinês.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EUA enviam porta-aviões à Coréia do Sul: aviso a Pyongyang e Pequim

EUA e Coréia do Sul concordaram em realizar exercícios militares conjuntos, como primeira reação ao bombardeio norte-coreano a instalações militares sul-coreanas, com vítimas fatais. Essa operação conjunta inclui o envio do porta-aviões George Washington e de uma flotilha de apoio, para evitar novos ataques da Coréia do Norte e como sinalização à China de que, a menos que ela consiga controlar melhor seu complicado aliado, ela verá uma presença americana cada vez maior nas vizinhanças.

As duas Coréias têm um histórico de 60 anos de provocações militares, e a presente crise ocorre logo após a Coréia do Norte ter convidado um cientista nuclear de Stanford (EUA) para mostrar-lhe instalações novas e modernas, que  permitiriam aos norte-coreanos produzir de 8 a 12 armas nucleares. Leia mais.

Outra abstenção do Brasil na ONU em iniciativa desta contra o Irã

Mais uma vez o Brasil se abstém de votar na ONU contra o Irã, desta vez na discussão de resolução que condena o desrespeito do país aos direitos humanos e pede o fim dos apedrejamentos e das perseguições a minorias étnicas, dos ataques a jornalistas e a advogados de defesa de vítimas de violações de direitos. A censura ao Irã, ocorrida na última quinta-feira à noite, no Terceiro Comitê, que trata de assuntos de direitos humanos no âmbito da Assembléia Geral, foi aprovada por 80 votos a favor, 44 contra e 57 abstenções e será submetida ao plenário em dezembro. Deverá ser aprovada, mas não terá força para obrigar o Irã a fazer mudanças.

Como se vê, a aprovação da censura está longe de ter sido acachapante e mostra uma visível divisão no âmbito da ONU em relação a esse tema quanto ao Irã, podendo igualmente ser interpretada como uma demonstração de que o Irã tem claramente mais defensores nesse organismo do que se poderia esperar à primeira vista. Vê-se que o Brasil teve vários parceiros em sua abstenção, a questão é verificar a qualidade dessa "parceria"  -- a lista sumária publicada pela imprensa não é muito animadora, conosco votaram, entre outros, Índia, África do Sul, Equador, Guatemala, Marrocos, Angola, Benin, Nigéria e Zâmbia.

De acordo com informe da Comunidade Internacional Bahá'í, essa condenação é a 23ª sofrida pelo Irã nesse tema desde 1985. A denominada Fé Bahá'í é uma religião monoteísta fundada na Pérsia (hoje Irã) no século 19, com ênfase na unidade espiritual de toda a humanidade -- ela conta com cerca de 6 milhões de seguidores em mais de 200 países (incluindo o Brasil) e territórios (leia mais). Seus adeptos (assim como os membros das comunidades Sufi, Baluch e Curda) são perseguidos no Irã, onde lhes é negado o acesso às universidades e ao seu sustento econômico; seus cemitérios sofrem vandalismo e suas propriedades são expropriadas. A resolução da ONU acima referida dedica um parágrafo inteiro às perseguições aos Bahá'ís no Irã.

Em 1999, quando da votação da Resolução A/RES/53/158, de 09/2/99, em que também se faz censura ao Irã por violação de direitos humanos, o Brasil votou a favor. De lá para cá, segundo pude pesquisar no Itamaraty, o Brasil tem decidido basicamente se abster nas votações com esse objetivo. A argumentação da missão diplomática na ONU quando do voto de abstenção na semana passada foi a de que o assunto deveria ser tratado no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, principal órgão da ONU nessa matéria. Ali, segundo a embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da missão diplomática brasileira, o Conselho está mais preparado para "examinar situações de direitos humanos de uma maneira holística, multilateral, despolitizada e não seletiva". A despolitização do assunto é o foco básico das reiteradas abstenções brasileiras, confirmando o que pude verificar no Itamaraty.

Para os humildes mortais, não afeitos aos meandros e nuances diplomáticos, fica muito difícil entender essa nova abstenção brasileira contra esse tipo de censura ao Irã pouco tempo depois de termos oferecido asilo à iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, quando o fim dos apedrejamentos é um dos objetivos explícitos da resolução da ONU da semana passada. Isto soa muito incongruente.

Brasil tem cerca de um terço dos portadores de HIV da América Latina

Divulgada ontem (terça-feira), pesquisa feita pelo programa das Nações Unidas para a Aids (Unaids) aponta que cerca de um terço dos portadores de HIV na América Latina é de brasileiros. O estudo mostra que cresceu nos últimos anos a projeção do número de contaminados com o vírus no Brasil, ficando entre 460 mil e 810 mil em 2009 contra um mínimo de 380 mil e um máximo de 560 mil em 2001.

Por outro lado, o estudo aponta também que 1,2 milhão de anos de vida de pacientes contaminados pelo HIV foram ganhos no Brasil entre 1996 e 2009, devido ao tratamento antirretroviral. Leia mais.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

As emissões de CO₂ continuam aumentando em 2010

Embora tenham recuado um pouco em 2009 por conta da crise econômica, as emissões de CO₂ voltaram a crescer em 2010 e deverão ultrapassar os valores de 2008, que continua a ser no entanto um ano recorde. Deverão crescer mais de 3% se se confirmarem as previsões de um crescimento do PIB mundial de 4,8%. Segundo um estudo publicado na revista Nature Geoscience, conduzido pelo Global Carbon Project (que reune mais de 30 especialistas em clima),  a crise econômica não teve o impacto esperado sobre as emissões mundiais de CO₂, e sua queda nos países industrializados foi contrabalançada por um forte crescimento na China ou na India.

Há, no entanto, uma boa notícia: as emissões de CO₂ ligadas ao desmatamento passaram de 25% do total nos anos 90 para 12%, segundo o estudo citado acima. Leia mais.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Presidente ou presidenta?

Num país que se tem especializado em discussões estéreis e de profundidade que não dá p'ra esconder um dedal, o mote agora é decidir se Dilma deve ser chamada de "presidente" ou "presidenta" (o dicionário Houaiss encampa as duas acepções). O interessante (usando de eufemismo) é que o time feminista que defende o "presidenta" se arrepia todo e esbraveja quando se quer chamar de "poetisa" uma mulher fazedora de versos, tem que ser "poeta"... Nesse mar de futilidades gastam-se tempo e neurônios preciosos.

Irlanda, a bola da vez

Como diz o jornal inglês The Independent, a Irlanda se curvou ante o inevitável e confirmou que está solicitando dezenas de bilhões de euros de instituições internacionais, para salvar sua economia e seus bancos combalidos. Em suma, os irlandeses deixaram de bancar os pobres orgulhosos e resolveram parar de tergiversação e subterfúgios, para encarar a dura realidade do risco de uma iminente bancarrota. A especulação agora é se a hemorragia financeira se estancará com o auxílio à Irlanda, ou se Portugal, a Espanha e mesmo a Itália não engrossarão a lista dos necessitados de socorro imediato.

Vê-se que a crise financeira iniciada há dois anos nos EUA, comprovando a absoluta falta de controle em setores chaves da economia e a predominância da política do laisser-faire na economia, não era uma doença somente americana e se mostrou uma pandemia. Seus efeitos se prolongam e se desdobram, gerando insegurança e preocupação generalizadas. Por aqui, a crise foi inicialmente chamada de marola e depois se constatou que era onda p'ra surfista competente, mas mesmo assim reina no país um ufanismo como se fôssemos uma ilha de bem-estar no planeta, remotamente afastada de qualquer contaminação pelo que se passa no resto do mundo. Vozes competentes e responsáveis, aqui e lá fora, começam no entanto a alertar o governo e o país de que todo cuidado é pouco, e é bom deixar as barbas de molho e não relaxar a guarda.

domingo, 21 de novembro de 2010

Crônica de um vexame anunciado

Ontem o presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, em inglês), o italiano Giovanni Bisignani, disse com todas as letras que os aeroportos brasileiros são um "desastre" e que podem causar uma "vergonha nacional" na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Um pouco antes disso, um dirigente da FIFA já tinha manifestado sua preocupação quanto ao andamento das obras nos nossos estádios para 2014. Como sempre, ficamos sabendo de nossas mazelas primeiro via estrangeiros, porque por aqui, quanto aos eventos citados (mas não só neles), a transparência dos governos federal, estadual e municipal, e da CBF, é a mesma que a de um vidro fumê.

Os aeroportos e os estádios são apenas dois dos itens essenciais de uma impressionante lista de providências urgentes que precisam ser tomadas e concluídas. A lista passa, mas não se esgota nelas, por questões complexas, caras e demoradas, como infraestrutura urbana, de transporte e sanitária, segurança pública, rede hospitalar e ambulatorial, acomodações de atletas e dirigentes, rede hoteleira, formação e treinamento de pessoal em inúmeras áreas, sistemas de comunicações eficientes desde os municípios ao governo federal, aparelhamento das diversas polícias, e vai por aí afora.

Com raras e honrosas exceções por parte da Prefeitura do Rio, o silêncio sobre as obras para aqueles dois eventos é ensurdecedor e a falta de transparência é escandalosa (mas característica e sintomática). O brasileiro já está anestesiado com as agressões e vexames por que passa diariamente dentro do país com a desídia dos governos federal, estaduais e municipais com seus problemas mais básicos, mas precisa acordar e reagir urgentemente contra a séria possibilidade de ser motivo de chacota planetária por um eventual fiasco administrativo, gerencial, de planejamento e de execução com relação à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Se isto infelizmente ocorrer, será um seríssimo revés à nossa credibilidade e a inúmeras pretensões que legitimamente alimentamos no cenário internacional.

sábado, 20 de novembro de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XVIII)

  • USP perto de ter novo navio oceanográfico -- A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp espera apenas o relatório final de vistoria para aprovar a aquisição do navio oceanográfico norte-americano Moana Wave, que ficará sob a responsabilidade da USP. Essa aquisição faz parte de um projeto de incremento da capacidade de pesquisa submetido à Fapesp pelo Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de S. Paulo (USP). Leia mais.
  • Japão vai desenvolver satélite econômico em parceria com empresas -- O Japão está desenvolvendo um satélite de monitoramento cujo custo deve ser equivalente a um quinto do preço dos equipamentos atuais, com o objetivo de aumentar a participação japonesa em mercados emergentes. Brasil, Cazaquistão, Dubai, Egito, Indonésia e Tailândia serão os mercados visados pelo Japão. Leia mais.

Hino considerado "machista" gera polêmica na Costa Rica

Oriette Zonta, de 49 anos, secretária-geral do sindicato do Banco Popular da Costa Rica entrou com recurso de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal do país contra o que considera exclusão das mulheres no hino nacional, tido por ela como excessivamente machista por versos tais como:

Na luta tenaz, de fecundo trabalho
que enrubesce do homem a face
..............................................
Quando alguém pretender tua glória manchar
verás teu povo, valente e viril

Argumenta ela que o povo costarriquenho é educado no sentido de que não pode haver discriminação, mas uma das primeiras coisas que se ensinam nas escolas é o hino nacional e, através deste, o Estado está estimulando a desigualdade, sobretudo quanto ao termo "viril".  "As meninas não podem ficar cantando um hino que nos discrimina", afirma Oriette.

A demanda gerou confusão e o país está na expectativa do que decidirá o Supremo Tribunal, exatamente no momento em que se verifica séria tensão entre a Costa Rica e a Nicarágua, por conta de uma disputa territorial. Leia mais.

Essa é uma discussão que pode ser considerada anacrônica e bizarra, mas não deixa de ter seu lado interessante. Lembro-me de que, há uns 2 anos mais ou menos, um jornal inglês considerou o hino brasileiro o mais bonito do mundo por sua letra nada belicista. Nesta linha de raciocínio o belíssimo e empolgante hino francês deve ser, talvez, o mais belicista de todos, mas é preciso entender que foi composto em plena guerra contra a Áustria (1792).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Barcas e catamarãs, até quando?

É muito raro, como aparentemente agora, ter-se uma semana sem problemas nas barcas ou nos catamarãs no trajeto Niterói - Rio, e vice-versa. Ocorre de tudo: embarcações à deriva, colisões de embarcações com o cais de atracação, problemas de horário gerando filas imensas e princípio de quebra-quebra, e por aí vai. Quando se tem, como aparentemente agora, vários dias sem problemas visíveis é bom ficar de sobreaviso, porque depois da bonança costuma vir a tempestade ...

O mais incrível é que esses problemas se repetem, sem que se faça absolutamente nada para eliminá-los de vez. Não há dúvida de que na origem disso está o fato insólito e inexplicável de que o transporte marítimo de passageiros entre as duas principais cidades do Estado do Rio é há anos um monopólio que, pelo visto, terá ainda vida muito longa. A concessionária premiada nessa estranha história é a Barcas S/A, que tem como sua acionista majoritária ou totalitária a Viação 1001, que assim fatura por todos os lados pois são dela os ônibus que fazem a integração com os catamarãs.

Quando os problemas ocorrem o que se vê é literalmente uma palhaçada, com concessionária, Estado [via agência (des)reguladora] e Assembéia Legislativa de um lado fingindo que querem resolver o imbróglio, e do outro os usuários desesperados, berrando no vazio. Como e por que ninguém questiona legalmente esse monopólio e obriga o Estado a abrir concorrência para a escolha de um segundo concessionário?! Este é mais um dos tristes exemplos de nossa sociedade desorganizada.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Governo e Senado deram uma de Ferrari, outra vez

No mais puro estilo Ferrari de trapacear, o governo barrou ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a aprovação do requerimento do senador oposicionista Álvaro Dias (PSDB-PR) para que a ex-ministra Erenice Guerra comparecesse à Casa para esclarecer denúncias de tráfico de influência na Casa Civil. O governo e seus acólitos no Senado continuam aplicando rigidamente a máxima de "aos amigos tudo, aos inimigos a lei" -- neste caso, a lei da maioria na CCJ. Danem-se a opinião pública, a decência e a transparência.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de mesma estatura milimétrica moral e política que seus comandados, comentou que o objetivo principal da oposição continua sendo político. Ora bolas, até parece que o cargo de Chefe da Casa Civil é eminente e exclusivamente técnico, que seu ocupante necessariamente tenha que ter um brilhante currículo universitário -- José Dirceu e Erenice, dois dos seus ocupantes, estão aí para invalidar qualquer abordagem sob esse foco (Dilma também é um animal político, e o foi integralmente também nesse cargo, mas seu currículo extrapola em muito os desses dois). É escancaradamente evidente que tudo o que se faz na Casa Civil está carregado até às bordas de conteúdo político, independente do lado policialesco como no caso de Erenice Guerra e, quando for o caso como agora, essas duas faces do cargo e dos atos de seus ocupantes têm que examinadas por quem de direito, a Polícia (Federal, no caso) faz a sua parte e o Senado deveria examinar o lado político, mas gato escaldado tem medo de água fria e quem já perdeu um dedo de carne e osso não quer arriscar seus dedos políticos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O SUS e a CPMF

Publicado no Globo de hoje (16/11/10) na Seção "Cartas dos Leitores":

Não há qualquer controle

A confirmação de que o Ministério da Saúde não consegue controlar o dinheiro repassado aos municípios, principais operadores do SUS, deixa muito mal o ministro Temporão, que declarou ser preciso enfrentar sem subterfúgios o "subfinanciamento do SUS". Só com as cifras de 2008 e o montante repassado até agora em 2010 (faltam os dados de 2009) temos R$ 43,5 bilhões destinados só a essa rubrica na Saúde, cuja utilização é um mistério. Ficam comprovadas igualmente a falácia e a irresponsabilidade dos governadores que defendem a recriação da CPMF  porque também eles não sabem nem controlam o que seus municípios fazem com as verbas do SUS. É com esse pano de fundo que se desenha a retomada do assalto ao bolso do contribuinte via restabelecimento da CPMF.


VASCO SOARES DA COSTA
Niterói, RJ

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A fantástica Pompéia

Em 79 dC Pompéia, com uma população de cerca de 20.000 pessoas, foi soterrada por 6m de lava e cinzas pela erupção do Vesúvio. Apesar de descoberta no século 16, as escavações só começaram de verdade em 1748, revelando uma cidade congelada no tempo. Veja aqui  em detalhes um pouco do tesouro arqueológico que é Pompéia hoje, e aqui uma bela visão panorâmica da cidade como hoje existe.

Há coisa de uma semana ruiu em Pompéia o que restava de uma casa de gladiadores, gerando alerta e preocupações sérias com relação a outras relíquias da cidade, que se encontram em situação precária por descaso e falta de apoio financeiro do governo italiano. Ah, esse Berlusconi!...

Dilma e a CPMF (IV)

O jornal A Folha de S. Paulo denunciou e evidenciou no dia 12 deste mais um enorme buraco no queijo suiço do SUS, mostrando que lobby da indústria farmacêutica afeta unidades do SUS. O detalhe crucial dessa denúncia é o de que ela se baseia em resultado de pesquisa oficial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), financiada pelo FNS (Fundo Nacional de Saúde), que comprova que a indústria farmacêutica influencia decisões dos gestores e dos médicos de unidades básicas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Essa pesquisa envolveu entrevistas com mais de 700 médicos, gestores e responsáveis pelas farmácias dos SUS de 15 capitais brasileiras. A distribuição de brindes que divulgam o nome de determinado remédio é a estratégia mais usada pela indústria entre os gestores, o que contraria norma brasileira que permite a oferta de brindes desde que estes não veiculem propaganda de drogas.

A partir desse estudo a Anvisa, o Ministério da Saúde e os conselhos de secretários de saúde devem desenvolver ações para restringir essa influência, mas ainda não se sabe quais serão.

O chamado "subfinanciamento do SUS" tem sido um dos carros-chefes do rolo compressor que o Ministério da Saúde e os governadores da base governamental (ao quais se somou Anastasia, governador de Minas eleito pelo PSDB) estão armando para pressionar a presidenta eleita para propor a recriação da CPMF. Essa história do lobby farmacêutico, somada ao descontrole explícito do repasse de bilhões de reais de verbas do SUS para os municípios (ver a outra postagem de hoje "Dilma e a CPMF (III)"), deixa cristalinamente claro que nada decente e defensável baseado na proclamada "deficiência orçamentária" do SUS pode servir de base para o ressurgimento da CPMF. Vamos aguardar se Dilma Rousseff continuará admitindo o reexame dessa iniciativa "por pressão dos governadores"...

As estranhas relações EUA - Israel

A notícia de que o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou pressionar seu gabinete para aceitar uma moratória de 90 dias na construção de novos assentamentos para romper o impasse nas negociações de paz com os palestinos, em troca de um pacote de US$ 3 bilhões envolvendo itens de segurança e caças a jato oferecido pelos EUA (condicionado à assinatura de um acordo de paz), dá bem uma ideia de como são estranhas, pouco realistas  e não muito ortodoxas as relações entre EUA e Israel, pelo menos no que se refere à Palestina.

Se levarmos em conta o longo histórico de fracassos nas negociações de paz entre judeus e palestinos, cujo episódio mais recente foi exatamente a retomada da construção de assentamentos por Israel em interrupção a uma moratória, no mesmo momento em que Netanyahu se encontrava em Washington em conversações de paz para a Palestina, não dá para aceitar como sério e p'ra valer o exíguo prazo de apenas 90 dias para conclusão e assinatura de um acordo de paz nessa região, mesmo com o alto prêmio oferecido pelos EUA a Israel. Leia mais.

Dilma e a CPMF (III)

O Globo de hoje revela que o Ministério da Saúde admite que não consegue controlar o dinheiro repassado aos municípios, principais operadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos falando da bagatela de R$ 43,5 bilhões, incluindo apenas as verbas de 2008 e o repassado até agora em 2010 (inexplicavelmente o jornal não cita os dados de 2009)! Se incluirmos os restantes 6 anos do governo Lula, que valor encontraremos?...

Há poucos dias, em apoio à CPMF sem citá-la, o ministro Temporão (da Saúde) deitou falação dizendo que era preciso encarar de frente, sem subterfúgios, o "subfinanciamento do SUS". E agora ministro, o que o Sr. tem a dizer, quando seu ministério não consegue administrar e controlar R$ 43,5 bilhões só no SUS, e isto em apenas 2 anos dos 8 do governo de Lula? Que confiança pode-se ter no controle do bilionário resto das verbas de seu Ministério?

Esses dados e essas informações vêm comprovar a desonestidade e a irresponsabilidade dos governadores da base governamental e do de Minas, do PSDB, que, liderados pelo governador de Pernambuco (Eduardo Campos, do PSB), iniciaram um rolo compressor para a recriação da CPMF para acabar com o "subfinanciamento" da Saúde (vê-se a popularidade do termo "subfinanciamento"...). É evidente que, assim como o Ministério da Saúde (MS), eles não sabem, nem controlam o que seus municípios fazem com o dinheiro do SUS. É fácil concluir que a mesmíssima coisa deve ocorrer com outras verbas do MS repassadas a estados e municípios.

É com esse caldo de cultura que se prepara novo assalto ao nosso bolso via nova CPMF. Está criada uma saia muito justa (ou calça bem apertada, já que ela não é de usar saia) para Dilma Rousseff, que admitiu de público reexaminar o assunto da recriação da CPMF por pressão daqueles governadores.

domingo, 14 de novembro de 2010

Senado paraguaio bloqueia o ingresso da Venezuela no Mercosul

Há mais de ano a Venezuela, com o forte patrocínio do Brasil, tenta ingressar no Mercosul mas tem esbarrado na recusa sistemática do Senado paraguaio em dar-lhe o nihil obstat, e sem isto nada feito pelas regras de ingresso nesse mercado comum apesar da aprovação de Brasil, Argentina e Uruguai. O forte incentivo brasileiro ao ingresso venezuelano no Mercosul é mais uma demonstração da mórbida atração de Lula por Chávez e por governos que são péssimos arremedos de democracia.

Em artigo hoje no Estadão ("Bloqueio paraguaio a Chávez") o correspondente da Newsweek no Brasil, Mac Margolis, aborda esse tema e lembra que aquele mesmo Senado bloqueou também a adesão do Paraguai à Unasul - União de Nações Sul-Americanas. Neste caso o bloqueio se deve não apenas por se tratar de uma iniciativa de inspiração chavista, mas também de interesse estratégico para o Brasil. Leia mais.

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XVII)

  • Repensar a esquizofrenia -- A esquizofrenia foi o assunto de capa da revista Nature de 11 deste mês, enfocada em editorial e três artigos, avaliando os avanços alcançados nos últimos cem anos na compreensão desse severo transtorno psíquico. A esquizofrenia é uma desordem mental debilitante que afeta 1% da população mundial. Leia mais.
  • Programa brasileiro dispara alarme para anomalias na rede -- Com mais de 60 milhões de usuários, a internet brasileira é hoje considerada a quinta maior do mundo em número de conexões. Isso gera um tráfego intenso de dados que, em certas ocasiões e condições, podem gerar desvios súbitos e acentuados (conhecidos como anomalias) no comportamento das redes: bugs em softwares, falhas em equipamentos, configurações erradas, ataques de hackers, etc. Para contra-atacar todo esse conjunto de problemas potenciais um analista de sistemas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveu um sistema computacional para detecção de anomalias. Leia mais.

Venceu a lisura na Fórmula 1

Com a merecida vitória de Sebastian Vettel agora há pouco em Abu Dhabi, a Fórmula 1 felizmente termina de forma honrosa e decente a temporada de 2010. A equipe (Red Bull) que privilegiou a disputa esportiva, tendo sido proibida por seu proprietário (o magnata austríaco Dietrich Mateschitz) de fazer qualquer jogo de equipe no campeonato, foi duplamente vitoriosa, emplacando o título individual e o título por equipe. Enquanto isso, a escancaradamente antiesportiva, desleal e mafiosa Ferrari, partidária de mutretas na pista com Schumacher e Alonso (humilhando publicamente Barrichello e Massa, respectivamente) ficou, merecidamente, relegada um terceiro lugar entre as equipes e ao vice-campeonato com Alonso.

O espanhol Fernando Alonso confirmou na última corrida do ano seu caráter profundamente antipático e seu espírito completamente antiesportivo, ao reclamar infantilmente de Petrov por não tê-lo deixado passar na disputa pelo sexto lugar (que obrigação tinha o russo de fazê-lo?!) e, em seguida, por não ter tido o fair play de cumprimentar Vettel no final da corrida, ao contrário de Massa. Resta-nos a esperança de que, a exemplo da Red Bull, a Ferrari dispute a temporada de 2011 de maneira honesta e limpa.

sábado, 13 de novembro de 2010

O direito à felicidade agora é constitucional ...

Por proposta do senador Cristovam Buarque, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou a inclusão da busca da felicidade entre os direitos sociais dos cidadãos. Bingo, preencheu-se uma lacuna na nossa Carta Magna e o Supremo Tribunal Federal deve preparar-se para enxurradas de futuras ações de brasileiros e brasileiras impedidos de alguma maneira de buscarem sua felicidade ...

Cristovão Buarque é senador pelo DF e foi ministro da Educação de 2003 a 2004 no governo Lula. Sua principal característica, até essa fantástica emenda constitucional que gerou, eram sua permanente expressão de tristeza (daí talvez sua necessidade de uma prescrição constitucional para buscar o que aparentemente lhe falta) e uma voz monocórdia que é o mais potente sonífero disponível no país.

 Se outros senadores seguirem a criatividade de Cristovam e resolverem explicitar o que está implícito e detalhar o que é conciso em nossa Constituição (como por exemplo: direito ao deslocamento pelo território nacional e de atingir seu destino sem assalto à mão armada, sem arrastão e sem bala perdida; direito a um atendimento de saúde eficiente e expedito, com médicos atenciosos e pontuais, e sem estudantes travestidos de médicos; e vai por aí afora) nossa Lei Maior engordará horrores, agravando o sobrepeso que já tem. Não custa lembrar que a nossa Constituição de 1988 tem a barbaridade de 250 artigos (contra 7 da homônima americana) e já estamos na 7ª versão da nossa Carta Magna (1824/1891/1934/1937/1946/1988), ao passo que a constituição americana é essencialmente a mesma desde 1787. O italiano Domenico de Masi, criador da teoria do ócio criativo, precisa urgentemente proteger-se (até legalmente, se for o caso) dessa recorrente tentativa do nosso Senado de avacalhar com a sua teoria, cabendo lembrar-lhe de não deixar de ficar também de olho na Câmara dos Deputados, outra sabotadora do ócio criativo.

Livro sobre a vida privada do Rei Gustavo escandaliza a Suécia

A família real sueca, tida até agora como um modelo de respeitabilidade entre as monarquias, foi profundamente abalada pela publicação de um livro ("The Reluctant Monarch" - O Monarca Relutante) que retrata o rei Carl Gustav (de 64 anos) como um paquerador incorrigível, com um apetite insaciável por orgias e clubes de striptease. O livro, que tem uma mulher como um de seus autores, nomeia várias das mulheres que teriam participado das orgias do rei, menciona que o serviço secreto sueco teria atuado para esconder essas atividades de Carl Gustav, dá detalhes de um aparentemente longo caso amoroso com uma modelo e cantora sueca (Camilla Henemark), e informa ainda que um mafioso que foi anfitrião do rei em inúmeras orgias "selvagens" tem fotos comprometedoras do monarca em tais festas.

Segundo o livro, a rainha Silvia, de 34 anos, (Silvia Renata de Toledo Sommerlath, nascida na Alemanha, filha de brasileira e educada em S. Paulo dos 4 aos 13 anos) teria conhecimento do caso do rei com Camilla, mas não podia fazer nada porque ele estaria apaixonado "como um adolescente" e que os amantes estariam planejando fugir para uma ilha distante. Leia mais.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XVI)

  • Exercícios podem reduzir risco de câncer nas mulheres -- Uma pesquisa feita na Escola Yale de Saúde Pública (EUA) e apresentada em Conferência de Pesquisa para Prevenção do Câncer, na Filadélfia, em 09/11 observou que mulheres que se exercitaram por pelo menos 150 minutos por semana apresentaram risco reduzido de desenvolvimento de câncer de endométrio, tumor maligno mais comum nos órgãos genitais femininos. Leia mais.
  • Satélite japonês para monitorar a Amazônia -- O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe assinou em Tóquio carta de intenções com a agência espacial japonesa Jaxa para a utilização do satélite japonês Alos no monitoramento de desmatamentos e emissões de gases na região da Floresta Amazônica. Leia mais.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Saúde, o "aborto" do período pós-eleição?

De repente, após a eleição de Dilma, o tema "saúde" assumiu o mesmo lugar de destaque ocupado pelo tema "aborto" no período eleitoral. As coincidências de abordagem são inúmeras: muita hipocrisia, frases de efeito, jogo de empurra e absoluta falta de honestidade de parte dos condutores da mais nova polêmica artificial a mobilizar todos os espaços da mídia do país.  A expressão "subfinanciamento da saúde", lançada pelo governador pernambucano Eduardo Campos, já foi encampada pelo ministro Temporão e virou o jargão da moda.

No período eleitoral o assunto foi escamoteado pelos dois candidatos: assim como Dilma, Serra também só fez enganação quanto a seus projetos nessa área de vital importância para o país. O fato flagrante, ladinamente surrupiado pelos defensores da recriação da CPMF para "salvar" o setor, é que a transparência é zero na apresentação do "problema". Algumas perguntas e suas respostas ajudariam a conduzir decente e honestamente a discussão do tema:
  • o governo federal vem acumulando recordes sucessivos de arrecadação, propagados aos quatro ventos -- qual o destino dessa bolada bilionária? A saúde é contemplada nesse rateio e, em caso afirmativo, quanto lhe cabe ou coube até agora? Em sequência, o que o Ministério da Saúde tem feito com esses recursos?
  • quanto os Estados e os municípios vêm recebendo do governo federal e que destino dão a essa receita? Desdobrar a resposta em três períodos: antes, durante e após a CPMF.
  • por que efetivamente os Estados não vêm cumprindo a regra constitucional de aplicação de recursos para a saúde?
Enquanto a demagogia e a hipocrisia campeiam soltas, somos agredidos diariamente com notícias de pacientes morrendo nas portas dos hospitais, após esperarem horas ou mesmo dias por atendimento, hospitais e ambulatórios em péssimas condições físicas, equipamentos hospitalares importados deteriorando-se na alfândega ou mesmo já instalados, crianças e adultos vitimados por estudantes de medicina contratados e/ou acobertados como se médicos fossem por outros médicos, e por aí vai a lista de horrores.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nossa educação, bem encaminhada?!

Na primeira grande entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, inicialmente com Lula como "coadjuvante" (mais uma vez ...), Dilma disse que iria se concentrar em saúde e segurança porque "a educação já está bem encaminhada". Isto deu um nó na cabeça de todo mundo que acompanha mesmo que de longe este assunto, porque, de longa data e principalmente no governo Lula, a educação virou uma espécie de problema "pétreo" neste país. Logo depois dessa entrevista, como para comprovar que Dilma não sabia do que falava, a ONU publicou o ranking mundial de países em termos de IDH, em que se constata que o Brasil subiu duas ou três posições mas continua precário em termos de educação.

Para reforçar que nossa educação anda mal das pernas não só em conteúdo, retenção de alunos nas classes, e outros temas de peso, mas também em termos de gestão e estruturação, o concurso do Enem é feito pela segunda vez consecutiva com falhas gritantes de sigilo e segurança que podem inclusive anulá-lo -- e o ministro Haddad sequer sequer veio a público se pronunciar sobre isso. De que educação estaria Dilma falando?

Obama apoia entrada da Índia no Conselho de Segurança da ONU

Discursando para o parlamento indiano, no terceiro e último dia de sua visita ao país, Obama fez a declaração bombástica de apoiar o velho pleito da Índia de ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (hoje ocupado por EUA, China, França, Reino Unido e Rússia), arrancando aplausos entusiasmados da platéia. O outro único país a receber o suporte americano para esse mesmo objetivo foi o Japão.

A manifestação de Obama é essencialmente diplomática, porque a admissão da Índia ou de qualquer outro país no CS da ONU depende de reformas estruturais desse Conselho, ainda não claramente especificadas, que podem levar anos para se concretizarem. Foi também uma jogada política para injetar um pouco de otimismo nos resultados da viagem e nas relações indiano-americanas, ainda conturbadas pelo ostensivo apoio americano ao Paquistão. Leia mais.

Esse é o primeiro pronunciamento de Obama pós-eleições nos EUA e aqui sobre um assunto muito sensível ao Brasil, que também busca assento permanente no CS da ONU. Será interessante observar as reações de Lula e Dilma a essa jogada de xadrez do presidente americano, talvez já nos bastidores da vindoura reunião do G20 em Seul.

O eterno fisiologismo em nossa política

Quem alimentava a ilusão de que o fisiologismo político diminuiria ou desapareceria após as eleições de outubro não tem até agora qualquer motivo para comemorar. Entre sorrisos de bonecos de ventríloquos e tapinhas nas costas com facas escondidas nas mangas de camisas ou paletós, todos os líderes dos partidos da base governamental juram que no momento não se discutem ou pleiteiam cargos e ministérios, mas o PSB e o PMDB já deixaram claro que não é bem assim. Michel Temer não é o único nessa farsa, mas tem uma enorme experiência nesse teatro de marionetes.

Do lado dos governadores governistas Eduardo Campos (PSB-PE), por conta da esmagadora votação garantida a Dilma, transformou-se em porta-voz e porta-bandeira descarado da recriação da CPMF porque, diz ele, a saúde está "subfinanciada" no país (tremendo cara de pau!!). É nesse ambiente insalubre que Dilma terá que se movimentar e negociar, já questionada por ter admitido que examinará a questão da recriação da CPMF por força da "manifestação de governadores". Nada de novo sob o sol, como se vê.

A saga de Obama, agora no exterior

Depois da surra eleitoral que levou dos republicanos, um Obama enfraquecido embarcou para uma viagem já programada à Ásia. Na Índia, em um fórum público no St. Xavier's College em Mumbai, ele foi questionado por um estudante universitário pelo permanente e firme apoio americano ao Paquistão e pelo fato de os EUA não declararem esse país um "estado terrorista". Esta última questão refere-se a uma invasão, há dois anos atrás, de atiradores treinados no Paquistão a uma vila de pescadores na zona costeira da cidade, sitiando-a por dias e matando mais de 170 pessoas.

As relações entre indianos e paquistaneses sempre foram tensas, e o questionamento do estudante universitário expôs a dificuldade que Obama terá em seu objetivo de estreitar as relações EUA-Índia. Leia mais.

Interlagos, uma corrida para esquecermos

Em Interlagos neste fim de semana só demos vexame, dentro e fora da pista. Na pista os protagonistas vexatórios foram Barrichello e Massa, que terminaram em 14˚ e 15˚ lugares, respectivamente (Lucas di Grassi e Bruno Senna não contam, pois infelizmente pilotam charretes). Massa, desnorteado pelo furacão Alonso, já não acha mais nem o rumo de casa e continua culpando o não aquecimento dos pneus por seu pífio desempenho. Como seus pneus são idênticos aos de Alonso e aos de todos os outros pilotos, e só ele insiste nessa desculpa, só há duas saídas: ou aprende com alguém (Alonso, por exemplo) a aquecer seus pneus, ou pede à Ferrari p'ra instalar um maçarico em cada roda de seu carro.

Fora da pista nosso vexame se deu por conta de dois assaltos à mão armada, um na sexta a dois engenheiros da Sauber, que tiveram dinheiro, máquina fotográfica e cartões de crédito roubados, e o outro no sábado ao atual campeão da F1, Jenson Button, que foi abordado à noite no final dos treinos, por um grupo armado de taco de beisebol, pistola e metralhadora. Button escapou por milagre, graças à perícia do motorista brasileiro que o conduzia, membro de sua equipe de segurança. Será que a Prefeitura de S. Paulo, que fez tanto auê da modernização do autódromo, ignora que Interlagos tem favelas no seu entorno e que sua cidade é também perigosa e insegura?! Ou será que acham, como a paulistada em geral e outros brasileiros, que perigosa no Brasil é só o Rio?!...

domingo, 7 de novembro de 2010

Dilma e a CPMF (II)

O texto abaixo, de Elio Gaspari, publicado hoje (07/11/10) no O Globo e em outros jornais do país, certamente desagradará aos eleitores de Dilma Rousseff, mas para aqueles que, como eu, não fizeram isso ele não traz nenhuma surpresa, muito pelo contrário.

Dilma ampara um lance de estelionato
ELIO GASPARI
Durou exatamente três dias a lorota da redução da carga tributária propagada pelo governo e pela oposição durante a campanha eleitoral. Dilma Rousseff foi eleita no domingo e, na quarta-feira, docemente constrangida, disse que “tenho visto uma mobilização dos governadores” para recriar o imposto do cheque, a falecida CPMF, derrubada pelo Congresso em 2007. Se ela acreditava no que dizia quando pedia votos, anunciaria sua disposição de barrar a criação de um novo imposto.

No entanto, disse assim: “Não pretendo enviar ao Congresso a recomposição da CPMF, mas não posso afirmar... Esse país vai ser objeto de um processo de negociação com os governadores.” Quando um repórter insistiu, ela se aborreceu: “Considero que essa pergunta já está respondida”. Quem entendeu a resposta ganha uma viagem a Cuba.

A “mobilização” vem de pelo menos 13 dos 27 governadores, inclusive o tucano Antonio Anastasia.

Nenhum deles, nem ela, teve a honestidade de defender a posição durante a campanha. Tentar empurrar a recriação da CPMF como coisa dos governadores é uma ofensa à inteligência do eleitorado que deu 55 milhões à doutora Rousseff. Se ela começa o governo com tamanha passividade, vem coisa pior por aí. É preferível supor que a doutora soubesse da iniciativa, concordando com ela, desde que as cartas rolassem por baixo da mesa.

Dilma aceitou a enganação e perfilhará a ressurreição de um imposto derrubado pelo Congresso.

Pior: um imposto em cascata, pois uma transação que envolve cinco cheques será taxada cinco vezes com a alíquota de 0,1%.

O apoio de Anastasia e a bancada do silêncio confirmam que o PSDB é capaz de tudo, menos de fazer oposição. Afinal, a CPMF foi criada e desvirtuada pela ekipekonômica tucana. Em 2007, três governadores do PSDB trabalharam contra sua derrubada.

O comissário José Eduardo Dutra assegura: “Todos, eu disse todos, os governadores são a favor da CPMF.” Todos, inclusive Dutra, preferiram o lance de estelionato eleitoral.

sábado, 6 de novembro de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XV)

  • Brasileiras recebem prêmio "Talento Verde" na Alemanha -- Doutoranda da UFSC e doutora pela UNESP são reconhecidas pelo governo alemão como pesquisadoras de destaque em assuntos ambientais, e recebem o prêmio "Talento Verde " (Green Talent Award) do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. Leia mais.
  • O fim do resfriado comum -- Como resultado de uma notável descoberta em um laboratório de Cambridge, a cura do resfriado comum poderá ser finalmente obtida. Cientistas mostraram pela primeira vez que o sistema de defesa do nosso corpo pode destruir o vírus do resfriado comum, depois que este invade uma célula humana. Leia mais.

Produção de chip nacional não decola

Em 2009 as exportações brasileiras de semicondutores somaram R$ 57 milhões, enquanto as importações atingiram US$ 3,2 bilhões -- esse é o tamanho financeiro do nosso atraso tecnológico nessa área. Criado em 2008 para projetar, fabricar e comercializar chips no Brasil, o CEITEC SA - Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada já recebeu R$ 500 milhões do BNDES e não saiu ainda do papel. Há um jogo de empurra nessa novela: o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, atribui à gestão do presidente anterior do Ceitec, Eduard Weichselbaumer (que se demitiu em junho p.p.), a culpa pelo atraso do lançamento dessa estatal. Weichselbaumer, por sua vez, se afastou acusando a burocracia estatal de dificultar o avanço da companhia.

O Ceitec é vinculado ao MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pelos aportes financeiros do Centro, e integra o conjunto de políticas desse Ministério para formar uma cadeia produtiva de semicondutores no país e reduzir nosso déficit nesse setor. Leia mais.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dilma e a CPMF

Publicado hoje (05/11/10) no O Globo, na seção de Cartas dos Leitores:

A Volta da CPMF

A simples admissão feita pela presidente eleita de que examinará a volta da CPMF “por movimentação de alguns governadores” é uma péssima sinalização de início de mandato de Dilma Rousseff. Essa “contribuição” compulsória, de triste memória, já estava desvirtuada muito antes de ser extinta, transformandose em tapa-buraco orçamentário do governo em vez de gerar recursos para a saúde, seu objetivo original. Quando de sua extinção, houve previsões apocalípticas de crise insanável nas contas governamentais, o que não ocorreu, comprovando a artificialidade dessa tributação. Ressuscitá-la é um retrocesso que o país definitivamente não merece.

VASCO SOARES DA COSTA Niterói, RJ

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Disco histórico de Pixinguinha (II)

Na minha postagem do dia 01 deste sobre esse CD histórico de Pixinguinha me esqueci de comentar que, entre vários detalhes que me chamaram a atenção nesse disco, fiquei espantado ao saber que a antológica Lamentos, que todo mundo conhece e interpreta como chorinho, foi composta e gravada por Pixinguinha como polca!! Vejam só!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Disco histórico de Pixinguinha

De um casal de amigos queridos ganhei uma preciosidade que é o CD "Pixinguinha e seu tempo" (Biscoito Fino, 2008), com gravações originais do mestre Pixinguinha à frente de seu conjunto musical (Os 8 Batutas) e das orquestras Victor Brasileira e Típica Victor. Algumas faixas são anunciadas no início por um(a) locutor(a), como a "Os Oito Batutas": "Os Oito Batutas" pelo conjunto de Pixinguinha, para a Casa Edison, Rio de Janeiro" (com o detalhe de que, nesta faixa, o locutor tem sotaque português ...). Um achado!

Deu Dilma na nossa cabeça

Agora só nos resta torcer para que tudo dê o mais certo possível, da melhor maneira possível. Sei que vão dizer que estou chorando o leite derramado, mas há um fato nessa eleição que precisa ser visto e analisado com o máximo de atenção: pelos dados oficiais do TSE Dilma teve 56,05% e Serra 43,95% dos votos válidos. Foram registrados 21,50% de abstenção, 4,40% de votos nulos e 2,30% de votos em branco -- estas cifras podem comportar várias interpretações, mas uma inegável é que representam incontestavelmente desencanto ou descaso com a política em geral e/ou com os dois candidatos e, portanto, falta de confiança nos dois candidatos. Assim sendo, é perfeitamente lícito concluir que contra Dilma houve a manifestação de 72,15% de eleitores (soma da votação de Serra com os brancos e nulos e mais as abstenções), o que deveria servir para colocar em perspectivas mais sóbrias e realistas as comemorações pela vitória de Dilma/Lula.

Dilma assumirá o governo coberta de incógnitas políticas, sem falar nas intrinsecamente técnicas:
  • uma coisa é gerir um gabinete (Casa Civil), um ministério (MME) ou um programa de governo (PAC), outra bem diferente é comandar um governo com cerca de 30 ministérios  e ter que lidar com a ganância desenfreada do PT, do PMDB e de centenas de parlamentares da "base" (jogo de cintura não foi até agora atributo visível de Dilma);
  • aceitará ela pacificamente a inevitável ingerência de Lula em seu governo durante os 4 anos de mandato?
  • aceitará ela, também pacificamente, a hipótese de exercer um mandato tampão para um eventual retorno de Lula em 2014?
Quem viver, verá.