domingo, 28 de novembro de 2010

Declínio americano: até onde e quando?

Embora com a inevitável superficialidade de uma revista de seu gênero, a Veja que chegou às bancas traz uma interessantíssima e longa reportagem -- "Especial EUA" --  sobre a visível perda de espaço da hegemonia americana em vários setores. O ponto alto dessa reportagem é o artigo "Voltando ao Normal", de Paul Kennedy (professor de história e diretor de Estudos Internacionais de Segurança da Universidade de Yale, nos EUA, e autor de, entre outros livros, "Ascensão e Queda das Grandes Potências"). Além de uma atualizada visão panorâmica da história americana até os tempos atuais, a reportagem e o artigo oferecem ganchos importantes para quem quiser se aprofundar no assunto.

A sinalização a ser observada e ponderada em ambos os textos é que o que na realidade está ocorrendo é que os EUA estão perdendo a hegemonia isolada e absoluta no mundo, e caminhando para ser uma potência compatível com suas dimensões físicas e políticas (daí o título do artigo de Paul Kennedy) mas ainda vital para a decisão dos destinos do mundo. Que não se iludam os profetas apocalípticos, o predomínio americano em certas áreas (especialmente na militar e na de tecnologia) e a importância dos EUA nas mesas de negociações perdurarão ainda por muito tempo.

De uns tempos para cá, para se entender o que se passa com os EUA e a situação a que o país chegou, e para onde caminha em termos político-estratégicos, é fundamental entender-se o que vem ocorrendo paralelamente com a China. A bibliografia para isso é vastíssima, mas há pelo menos dois livros que recomendo fortemente para quem quiser enveredar por essa seara:
  • About Face (James Mann, Ed. Alfred Knopf, NY 1999) -- O autor foi  correspondente diplomático e de relações exteriores e colunista do Los Angeles Times por vinte anos, e foi chefe do escritório do jornal em Pequim de 1984 a 1987. O livro (cujo título significa meia-volta, uma completa mudança de opinião, planos, etc) traça um histórico do curioso (sic) relacionamento dos EUA com a China, de Nixon a Clinton. Considero este livro imperdível.
  • O Mundo Pós-Americano (Fareed Zakaria, Companhia das Letras, 2008) --  Outro livro importante, bem mais recente que o anterior e focado exatamente no tema da reportagem e do artigo da Veja. Fareed Zakaria, nascido na Índia em 1946, é PhD pela Universidade de Harvard e, desde outubro deste ano, ocupa o cargo de editor-geral da Time Magazine, que comprou seu passe da Newsweek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário