sábado, 6 de novembro de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (XV)

  • Brasileiras recebem prêmio "Talento Verde" na Alemanha -- Doutoranda da UFSC e doutora pela UNESP são reconhecidas pelo governo alemão como pesquisadoras de destaque em assuntos ambientais, e recebem o prêmio "Talento Verde " (Green Talent Award) do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. Leia mais.
  • O fim do resfriado comum -- Como resultado de uma notável descoberta em um laboratório de Cambridge, a cura do resfriado comum poderá ser finalmente obtida. Cientistas mostraram pela primeira vez que o sistema de defesa do nosso corpo pode destruir o vírus do resfriado comum, depois que este invade uma célula humana. Leia mais.

2 comentários:

  1. Amigo VASCO:
    Muito oportuna a sua idéia de propor uma discussão sobre os avanços da ciência aqui e lá fora.
    Vou me restringir no momento aos avanços em nosso país.
    São pontuais, quando analisadas as diversas áreas de atuação de nossos institutos de pesquisa, universidades, empresas públicas ou privadas, etc.
    Mas em minha opinião, há uma instituição brasileira que deveria ser melhor conhecida e pretigiada por nossa sociedade e, principalmente, pelo Governo: é a EMBRAPA.
    O brasileiro pouco conhece do trabalho dessa empresa, que certamente sofre com problemas de recurso para fazer suas análises e descobertas.
    Parece que esse trabalho não RENDE VOTO, por isso não é divulgado, até mesmo pelo próprio governo.
    Vamos conhecer mais as pesquisas dessa instituição que nos orgulha, mas que poucos tem consciencia que ela existe.

    ResponderExcluir
  2. Caro Levy,

    Concordo inteiramente com você. O que não dá para entender é que sites de informação científica brasileiros, como o da FAPESP por exemplo, não informem sobre os trabalhos importantíssimos da Embrapa dentro e fora do país!

    ResponderExcluir