sexta-feira, 28 de maio de 2010

P. J. Clarke's, uma fantástica instituição na boêmia novaiorquina

O P. J. Clarke's (915 Third Avenue, Upper East Side, Manhattan) é uma casa  velhona, mais que centenária (a prefeitura diz que ela data de 1868, o proprietário diz que é de 1864), que mantém ao longo do tempo a tradição de ser um lugar especial e imperdível na badalada boêmia de Nova Iorque. Seu hambúrguer é merecidamente famoso (a comida em geral é muito boa), seu balcão de biritar é animadíssimo, e seus mictórios antiquíssimos são tão fantásticos (parecem úteros, que vão até nosso queixo) que até Frank Sinatra (frequentador assíduo do P.J.) tem uma frase sobre eles no site da casa ("Those urinals!" ele foi ouvido dizer). A casa parece de brinquedo, comparada com o prédio de 45 andares às suas costas.

Uma vez ali fui e me esqueci do aviso "Wait to be seated"  bem na entrada do espaço das mesas, escolhi uma delas e me sentei. Logo em seguida veio o gerente ou maître, educadíssimo, e me perguntou se estava satisfeito com a mesa. Respondi que sim, e ele me disse: "esta é exatamente a mesa que havia escolhido para o Sr!"...

No dia 26 deste o P.J. ocupou novamente espaço no New York Times, por conta de seu atual barman, o incrível Doug Quinn que, sozinho, dá um show de atendimento no bar, sem errar nada e controlando tudo, muitas vezes sem sequer olhar p'ro drinque que está preparando. "É como se atendesse o bar em Braille", diz o autor da matéria.

Um comentário:

  1. Pô, me deu uma saudade!... Esse lugar é mesmo muito bom, tem uma atmosfera fantástica, entre simplão e sofisticado - e o hamburger com molho bernaise é inesquecível. Já é tempo de passar por cima da implicância com os americanos, pra gente voltar ao P.J.

    ResponderExcluir