Oposição conquista maioria de governos locais no Uruguai
Por Conrado Hornos
MONTEVIDÉU (Reuters) - A oposição de centro-direita do Uruguai conquistou a maioria dos governos locais em eleições regionais, segundo dados oficiais preliminares divulgados nesta segunda-feira, um golpe para o governo, que apostava em ampliar seu domínio no país.
No entanto, a esquerda representada pelo presidente José Mujica saiu vitoriosa na estratégica capital, Montevidéu, embora com uma votação mais baixa que a esperada no pleito de domingo.
Dos 19 departamentos, o Partido Nacional, de centro-direita, ampliará seu controle a 11 localidades das 10 atuais, enquanto que o Partido Colorado, também de centro-direita, aumentou seu domínio de uma a duas.
A coalizão de esquerda Frente Ampla, que controlava oito departamentos, governará seis, entre eles Montevidéu, onde vive a metade dos 3,3 milhões de habitantes do país e que controla desde 1990.
A comunista Ana Olivera, de 56 anos, conquistou o cargo de governadora de Montevidéu e se tornou a primeira mulher eleita para este cargo. Outras duas mulheres estarão à frente de departamentos no interior do país.
Analistas consideraram o resultado da eleição como um golpe para a esquerda governista, apesar de o ex-guerrilheiro Mujica, que governa o país desde março, ter altos índices de popularidade.
Os resultados divulgados pela Corte Eleitoral uruguaia nesta segunda-feira são preliminares e em três departamentos poderão variar devido a votos ainda não computados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário