segunda-feira, 10 de maio de 2010

As eleições na Inglaterra

Coloco-me entre os simples mortais que têm grande (p'ra não dizer enorme) dificuldade para entender o mecanismo que rege as eleições inglesas. Talvez por razões genéticas, por seus laços com o povo da Union Jack, o sistema eleitoral americano também me é extremamente opaco.

Agora os ingleses estão metidos num imbróglio político que só eles mesmos poderiam criar e saberão desatar. Os Conservadores não conseguiram votos necessários para assumir o controle do governo, e agora terão que se entender com os trabalhistas e os lib-dem para tentar conseguir um lastro para isso. O PM Gordon Brown anunciou há pouco sua disposição de renunciar ao cargo, para facilitar uma solução rápida para a crise.

Tudo isso acontece num momento conturbado também economicamente,  temperado com uma uma crise sem precedentes no transporte aéreo europeu por conta do vulcão islandês, com a Grécia na beira do abismo, Portugal e Espanha ameaçados de entrar no vácuo grego, e outras cositas más. Vamos ver como os fleugmáticos ingleses sairão de mais uma crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário