segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os benefícios do vinho

Muito se tem escrito sobre os benefícios que o uso moderado do vinho traz para a saúde humana. Desta vez fala-se sobre a ajuda, para a digestão, de uma taça de vinho na refeição. Em seu curto artigo no New York Times de março deste ano, Anhad O'Connor fala sobre o assunto e comenta a controvérsia sobre o falado benefício do vinho para a digestão, citando inclusive uma interessante frase da Bíblia sobre isso (*).

Há os que dizem que o vinho estimula a produção de ácido gástrico, rechaçada pelos que dizem dizem que o efeito nesse sentido é mínimo. A discrepância entre as duas correntes pode ter sido esclarecida por um estudo de pesquisadores alemães, que conclui que a produção de ácido gástrico e gastrina (hormônio secretado pela mucosa gástrica e que induz a liberação de ácido clorídrico pelo estômago) é presente nas bebidas fermentadas (vinho, sherry e cerveja) e praticamente inexistente nas fermentadas e destiladas, como o rum, o conhaque e o uísque. A destilação após a fermentação seria a responsável pela perda desse benefício.

Outros estudos ajudam a entender porque o vinho tinto e a carne vermelha se dão tão bem. A proteína da carne amacia os taninos do vinho, e o vinho tinto contra-ataca substâncias potencialmente perigosas liberadas durante a digestão da carne, que são as gorduras oxidadas. Ou seja, em mais de uma maneira o vinho pode ajudar a digestão.

(*) O artigo citado do NYT diz que a frase da Bíblia é “Drink no longer water, but use a little wine for thy stomach’s sake.” ("Não beba mais água, mas use um pouco de vinho para o bem de seu estômago"), mas o The Oxford Dictionary of Quotations cita apenas "Use a little wine for thy stomach's sake" (Timóteo, cap. 5, versículo 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário