segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dona Dilma vai à Espanha contar mentirinhas sobre o Brasil

O chefe do governo espanhol, recebeu hoje no Palácio Moncloa a presidente brasileira Dilma Rousseff para presidir a reunião de cúpula entre os dois países, que analisará as relações mútuas e a forma pela qual a América Latina pode contribuir para uma saída à crise que aflige a zona do euro.

Rajoy e Roussef se encontram dois dias depois que ambos tiveram posições coincidentes na XXII Reunião de Cúpula Iberoamericana em Cádiz (Espanha), na qual um dos focos dos debates foi a oportunidade econômica que a América Latina representa para a Espanha e os países europeus no momento atual. Disso voltaram a falar hoje em Moncloa, assim como das diversas opções para buscar uma saída para a crise. Em sua intervenção em Cádiz, a presidente brasileira assinalou que a confiança na economia de um país "não se constrói somente com sacrifícios" de seus cidadãos, e que a austeridade tem seus limites. Na opinião de Rousseff, para superar a crise "é preciso que a estratégia adotada evidencie resultados concretos, apresente um horizonte de esperança e não apenas a perspectiva de mais anos de sofrimento".

Da cúpula hispano-brasileira participam também os ministros de Assuntos Exteriores e de Educação de ambos os países, que manterão entre si reuniões setoriais antes de participar da reunião plenária com Rajoy e Rousseff.  Os dois dirigentes participaram de entrevista com a imprensa, antes de se deslocarem para o Palácio Real para o almoço que o rei Juan Carlos ofereceu à presidente brasileira.

[A presidente Dilma participará ainda de um fórum de debates e reflexão hoje no Teatro Real de Madri, promovido pelo jornal espanhol El País e o jornal brasileiro Valor Econômico. Denominado "Brasil: no caminho do crescimento", o fórum estará centrado no crescimento brasileiro em educação e inovação, infraestrutura e energia, no testemunho de diferentes líderes políticos e empresários brasileiros e espanhóis. -- Esse temário me deixou perplexo! Com que cara de pau Dona Dilma e seu Mercadante vão falar de "crescimento" do Brasil em educação, se um dos primeiros atos da nossa ex-guerrilheira foi cortar R$ 3,1 bi do orçamento do ministério da Educação?! Se já na alfabetização estamos há quase anos-luz da meta da ONU para 2015?! E de que inovação seu Mercadante vai falar, se quando foi ministro da Ciência e Tecnologia ele e a ex-guerrilheira juraram de pés juntos que a produção de tablets no Brasil iria explodir e baratear, usando a Foxconn como referência, e tudo continua como dantes no quartel de Abrantes?!

Crescimento em infraestrutura, no Brasil petista? Onde e quando?! Os dirigentes e o povo espanhóis, mesmo com as grosserias inaceitáveis que têm praticado contra viajantes brasileiros, não podem ser ludibriados assim em encontro de governos! Não são só eles que merecem respeito, nós também -- e principalmente! Imaginem se um repórter espanhol bem informado perguntar à nossa ex-guerrilheira e ex-quase Dama de Ferro de que crescimento ela fala, se apenas uma em cada cinco obras do PAC ficou pronta na gestão do NPA (o Nosso Pinóquio Acrobata, Lula)? Vixe Maria, é muita cara de pau e muita irresponsabilidade!!]


 Dilma e Rajoy hoje de manhã em Madri (registre-se o costumeiro semblante tranquilo, sorridente e feliz de nossa presidente) - (Foto: G. Lezarcegi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário