E as empresas privadas, à luz do que mostra a Operação Lava-Jato? Obviamente, são/têm sido instrumentos ativos e passivos de corrupção sempre que encontram caldo de cultura para isso, o que sói acontecer quando se trata de obras para governos (federal, estadual e/ou municipal). Não há casamento sem noivos. Como atrás das empresas públicas há uma pletora de políticos e seus prepostos, o caldo de cultura da pilantragem e da irresponsabilidade está sempre presente e muito ativo. A reportagem a seguir, de Raphael Martins do site Exame.com, mostra as cinco obras atrasadas mais antigas do Brasil -- sem qualquer surpresa, infelizmente, todas elas têm empresas públicas direta e/ou indiretamente responsáveis por sua (não) execução a tempo e a hora. Quem paga essas malditas contas somos sempre nós, os contribuintes. Os aumentos de custos das obras listadas são hiperbólicos na esmagadora maioria dos casos: 50% para Angra 3, -- 373% para o metrô de BH, -- 6.641,5% para o metrô de Recife, -- 4.661% para o metrô de Fortaleza! O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]
Mais de três décadas de atraso
Não bastasse o envolvimento com o esquema de desvios de dinheiro investigado na Operação Lava Jato, a obra da usina nuclear Angra 3 é a mais antiga do Brasil. Entre todas as contruções presentes no Anuário de Infraestrutura de Exame de 2014, ela é a única que começou a ser construída ainda nos anos 80.
As atividades de preparação do terreno de Angra 3 começaram em 1984, mas permaneceram paradas por 20 anos devido a problemas econômicos e à desaceleração do programa nuclear brasileiro. Somente em 2010 foram autorizadas as obras de concretagem do reator da usina, data que a Eletronuclear considera marco zero da obra. Do início ao fim previsto atualmente, serão 34 anos de obras. Ainda não se sabe, porém, se os desdobramentos da Lava Jato vão influenciar na data de entrega.
Nada se compara a Angra 3, mas outros canteiros de obra também estão próximos a completar duas décadas de existência.
Expansões e novas implementações nos metrôs de Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Fortaleza (CE) não devem ficar prontos antes de 19 anos de reformas. Todos são tocados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e sofrem principalmente com a falta de verbas que vinham do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que murchou nos últimos anos.
Por último, fica o asfaltamento da rodovia ERS-347, que liga os municípios de Lagoão e Segredo, no Rio Grande do Sul. O Departamento Autônomo das Estradas de Rodagem (Daer-RS), responsável pela obra, teve uma série de problemas ao longo dos anos com a empresa licitada para a obra. Um novo contrato foi feito em 2014, com previsão de término para 2016. Isso significa 18 anos de espera ao todo.
Confira na galeria os detalhes das cinco obras mais antigas do Brasil, segundo o Anuário de Infraestrutura de Exame.
Confira na galeria os detalhes das cinco obras mais antigas do Brasil, segundo o Anuário de Infraestrutura de Exame.
1º lugar: Eletronuclear – Usina Nuclear Angra 3 (RJ)
Usina Angra 3 em construção - (Foto: Divulgação/Eletronuclear)
Obra
|
Usina Nuclear Angra 3
|
Descrição do projeto | Construção de usina nuclear com capacidade de geração de
energia elétrica de 1.405 MW |
Contratante/licitante ou executora | Eletronuclear |
Estado | RJ |
Tipo de obra | Implantação |
Orçamento inicial | 9,9 bilhões de reais |
O valor inicial já foi revisto? | Sim – 14,9 bilhões e reais |
Origem dos recursos | Próprios/Público |
Estágio atual | Em andamento |
Empecilhos para execução do projeto | Financeiro/Legal |
Data do início da obra | 1984 |
Data prevista para conclusão | 2018 |
Espera para conclusão | 34 anos |
Estágio da obra (%)? | 57,00% |
2º lugar: CBTU – Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte
Linha de trem entre Eldorado e Vilarinho já demora 20 anos para ficar pronta - (Foto: Divulgação/CBTU)
Obra
|
Metrô de Belo Horizonte – Linha 1
|
Descrição do projeto | Construção de linha de trem metropolitano entre Eldorado e Vilarinho (28,2 km) |
Contratante/licitante ou executora | CBTU |
Estado | MG |
Tipo de obra | Implantação/Reforma |
Orçamento inicial | 171 milhões de reais |
O valor inicial já foi revisto? | Sim – 810 milhões de reais |
Origem dos recursos | Público |
Estágio atual | Fase final |
Empecilhos para execução do projeto | Financeiro/Político (PAC) |
Data do início da obra | 1995 |
Data prevista para conclusão | 2015 |
Espera para conclusão | 20 anos |
Estágio da obra (%)? | 99,50% |
3º lugar: CBTU – Linhas Centro e Sul do Metrô de Recife
Intervenções nas linhas Centro e Sul de Recife estão previstas para terminar em 2017, completando 19 anos de obras - (Foto: Divulgação/CBTU)
Obra
|
Metrô de
Recife – Linhas Sul e Centro
|
Descrição do projeto |
Construção
de estações e terminais de passageiros, implantação dos
sistemas de eletrificação, bilhetagem automática e recuperação
da frota antiga de 25 trens e mais 15 novos. Na Linha Centro,
melhorias no trecho entre Recife e Rodoviária, expansão de 4,7
km de via
|
Contratante/licitante
ou executora
|
CBTU |
Estado | PE |
Tipo de obra | Implantação/reforma |
Orçamento inicial | 178 milhões de reais |
O valor inicial já foi revisto? | Sim – 1,2 bilhão de reais |
Origem dos recursos | Público |
Estágio atual | Em andamento |
Empecilhos para execução do projeto | Financeiro/Político (PAC) |
Data do início da obra | 1998 |
Data prevista para conclusão | 2017 |
Espera para conclusão | 19 anos |
Estágio da obra (%)? | 92,00% |
4º lugar: CBTU – Linha Sul do Metrô de Fortaleza
Projeto de duplicação da Linha Sul, reforma de estação e compra de trens demorará 19 anos para ser concluído - (Foto: Divulgação/CBTU)
Obra
|
Metrô de Fortaleza – Vila das Flores-João
Felipe
|
Descrição do projeto | Duplicação e eletrificação da Linha Sul (24,1), reforma de 18 estações, aquisição de 25 trens |
Contratante/licitante ou executora | CBTU |
Estado | CE |
Tipo de obra | Implantação |
Orçamento inicial | 357 milhões de reais |
O valor inicial já foi revisto? | Sim – 1,7 bilhões de reais |
Origem dos recursos | Público |
Estágio atual | Iniciada |
Empecilhos para execução do projeto | Técnico |
Data do início da obra | 1999 |
Data prevista para conclusão | 2018 |
Espera para conclusão | 19 anos |
Estágio da obra (%)? | 91,00% |
5º lugar: Daer-RS – Asfaltamento da ERS-347
Asfaltamento da ERS-347 passou por nova licitação no ano passado para concluir a obra até 2016 - (Foto: Reprodução/RBS)
Obra
|
ERS-347
|
Descrição do projeto | Pavimentação entre os municípios de Segredo e Lagoão (27,540 km) |
Contratante/licitante ou executora | Daer-RS/Arcol Engenharia |
Estado | RS |
Tipo de obra | Implantação |
Orçamento inicial | NI |
O valor inicial já foi revisto? | Sim – NI |
Origem dos recursos | Público |
Estágio atual | Parada |
Empecilhos para execução do projeto | Financeiros |
Data do início da obra | 1998 |
Data prevista para conclusão | 2016 |
Espera para conclusão | 18 anos |
Estágio da obra (%)? | NI |
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