- Alta Renascença italiana
- Banho, o berço da intimidade (III) - ver também (II) e (I)
- Bosch
- Caravaggio
- Cézanne (e outros) - Exposição imperdível em Paris
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- De Kooning
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- Gênios da pintura barroca
- Imagens da prostituição
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- Obras do Louvre no MASP
- Picasso -- gravuras no Museu Britânico
- Picasso (e outros) - Exposição imperdível em Paris
- Picasso - nova obra encontrada
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- Renoir
- Toulouse Lautrec
- Van Gogh
Para esta postagem, usei como referências o livro "As emoções de Adelino Ângelo", da APM - Associação Paulista de Medicina, 2014, a Wikipédia e o Google. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade. Infelizmente, o site oficial do pintor é de péssima qualidade em termos de informação e conteúdo -- os quadros são mostrados por fotos, sem nenhuma informação: tipo de pintura, data, dimensões e de que acervo faz parte. Impressionante e lamentável!]
Adelino Ângelo (1931) - O artista português Adelino Ângelo ao lado de um de seus autorretratos, por ocasião de exposição sua na Pinacoteca da APM em junho de 2008 - (Foto: APM)
Adelino Ângelo nasceu em 8 de Novembro de 1931, em Vieira do Minho, Portugal. Viveu com os seus avós, em Guimarães, pelo motivo do seu pai ser Juiz e Conservador do Registo, que não lhe permitia ter residência permanente. Estudou em Guimarães e, de seguida, frequentou a Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Aos 17 anos, já era considerado grande desenhador e com a execução de trabalhos de desenho conseguiu pagar os seus estudos e estadia em Lisboa. De 1961 a 1971, foi Professor na Escola Comercial e Industrial Francisco de Holanda, em Guimarães. Foi o único Professor em Portugal que enriqueceu o património de uma escola, com painéis dos Reis e personagens do Estado, para imbuir no espírito dos alunos o cultivo da cultura.
Toda a sua obra é vincada pela fusão de emoção, realização, originalidade e sentido de criação, tornando-se, desta forma, num ambiente amargo mas ao mesmo tempo terno para os olhos de quem a contempla. A sua pintura é a consciência sentida a seu modo, daí que se constitui como o protagonista de uma obra dramática por ser o criador. A sua obra é considerada didáctica, pedagógica e científica pois é a prova de como a realização através do desenho é a trave mestra da pintura porque, se assim não fosse, nunca poderia ser o pintor "Universal". Mediante esta pequena descrição sobre as obras, o que lhe é imposto é conduzir a sociedade à sua purificação onde existem enormes desigualdades. Se continua a pintar a dor do ser humano, a loucura e os nómadas, então a sua pintura encaixa em pleno no modernismo, não fossem estas as características mais vincadas da sociedade onde se insere. Segundo os seus críticos, está comprovado tratar-se de um pintor psicanalista universalista.
Sobre o mestre Adelino Ângelo, já teve quem dissesse ser a reencarnação de El Greco [Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco (O Grego), nasceu em Creta (que na época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino) em 7 de outubro de 1541 e morreu em Toledo em 7 de abril de 1614. Era um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha -- assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem] na vida dos miseráveis; outros, da luz de Sorolla y Bastida, e há ainda aqueles que identificaram em seus quadros o psicólogo da loucura universal [Joaquín Sorolla y Bastida (27 de fevereiro de 1863, Valência - 10 de Agosto de 1923, Cercedilla), na fase inicial da sua carreira, foi dos mais tradicionais. Ele cumpriu toda a trajetória considerada necessária na época para o pintor que se valorizasse como acadêmico. Entretanto, a partir de 1900, seu estilo se revelou de forma espetacular, manifestando-se em pinceladas rápidas e carregadas de tinta, que em poucos traços plasmavam a rica e vibrante gama de cores das praias e transeuntes que ocupavam suas telas].
A grande paixão do mestre é pintar figuras da miséria, andrajosos, esmoleres e loucos. Seus rostos escavados pelas agruras cotidianas e seus corpos definhados pelas necessidade de todo gênero, ao serem transportados às telas, ganham importância ao pasmar os observadores.
Mãe cigana (1971), óleo sobre tela, 51 x 41 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Pinacoteca)
Mãe cigana (19?), óleo sobe tela - (Foto: Google)
Óleo sobre tela. Nome? Data? Mais um show de desinformação de Adelino Ângelo. Pela temática e pela figura central da pintura, parece tratar-se da mesma mãe cigana dos quadros imediatamente acima deste - (Foto: Google)
Gesto de liberdade (1976), óleo sobre tela, 49 x 64 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Óleo sobre tela. Nome? Data? Mais um show de desinformação de Adelino Ângelo. Pela temática e pela figura central da pintura, parece tratar-se da mesma mãe cigana dos quadros imediatamente acima deste - (Foto: Google)
Gesto de liberdade (1976), óleo sobre tela, 49 x 64 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Fominha (1979), óleo sobre tela - (Foto: Google)
A vassoura também dá música (1979), óleo sobre tela - (Foto: Google)
A vassoura também dá música (1979), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Louco (1980), óleo sobre tela, 35 x 32 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Riso de louco (1982), óleo sobre tela, 64 x 50 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Desesperado (1982), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Choro sem lágrimas (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Perturbado (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Sem título (data desconhecida), óleo sobre tela. Coleção do autor - (Foto: Google)
Mendigo (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Este é o Teu Filho (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Avenida (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Mulher (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Choro sem lágrimas (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Perturbado (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Sem título (data desconhecida), óleo sobre tela. Coleção do autor - (Foto: Google)
Mendigo (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Este é o Teu Filho (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Avenida (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Mulher (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Depois do trabalho (1996), óleo sobre tela, 91 x 61 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Único tesouro (1999), óleo sobre tela, 46 x 40 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Autorretrato (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Pai, por que me abandonaste? (2004), óleo sobre tela, 190 x 114 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Autorretrato (data desconhecida), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Pai, por que me abandonaste? (2004), óleo sobre tela, 190 x 114 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Autorretrato em Paris (2005), óleo sobre tela, 95 x 74 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
Sem título (data desconhecida), óleo sobre tela. Coleção do autor - (Foto: Google)
Sem título (data desconhecida), óleo sobre tela. Coleção do autor - (Foto: Google)
Veneziano em Madrid (2007), óleo sobre tela, 63 x 48 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Homenagem ao meu amigo Mick Jagger(2007), óleo sobre tela, 50 x 37 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
O homem do boné (2008), óleo sobre tela, 95 x 65 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Doutor Guido Palomba (2008), óleo sobre tela, 60,5 x 50,5 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Figura em Buenos Aires (2009), óleo sobre tela. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
A caminho de Apúlia (2009), óleo sobre tela - (Foto: Google)
Paisagem Apúlia (2009), óleo sobre tela, 50 x 69 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
A minha mulher no Brasil (2009), óleo sobre tela, 107 x 104 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Paisagem Apúlia (2009), óleo sobre tela, 50 x 69 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: Google)
A minha mulher no Brasil (2009), óleo sobre tela, 107 x 104 cm. Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina - (Foto: minha)
Recebido por email de César Cantu:
ResponderExcluirMuito bom esse português.
Bonitos trabalhos
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