sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pesquisa aponta problemas de saúde em usuários de jogos de computador

O chefe da Unidade de Pesquisa sobre Esporte, Desempenho e Fadiga da Universidade de Essex (Reino Unido), Dr. Dominic Mickelwright, fez uma interessante pesquisa comparativa entre "atletas cibernéticos" (usuários de jogos de computador) e atletas reais.

O estudo mostrou que os "atletas cibernéticos" têm agudeza mental e características psicológicas comparáveis às dos atletas "reais", e reagiram a estímulos visuais quase tão rapidamente como os pilotos de caças a jato. No entanto, seus níveis de aptidão física foram chocantemente baixos e comparáveis com os de pessoas muito mais jovens ou muito mais velhas que sua idade real. É citado o caso de um jogador de ponta, na faixa de 20 anos, que aparentava ser esguio e saudável como um atleta de provas de resistência, mas testes revelaram que na realidade sua função pulmonar e sua capacidade aeróbica equivaliam às de um fumante inveterado sexagenário!

O Dr. Mickelwright culpou o estilo de jogo cibernético, que leva uma pessoa a passar 10 horas por dia na frente de um monitor de computador, e alertou os jovens para os riscos dessa vida sedentária.

(Ver também "Computador: seus efeitos sobre o cérebro e o comportamento humanos", postado em 09/6/2010 neste blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário