quarta-feira, 9 de junho de 2010

Computador: seus efeitos sobre o cérebro e o comportamento humanos

Cada vez mais se encontram artigos e pesquisas sobre os efeitos gerados pelo computador no comportamento e no cérebro do homem. Em longo artigo na semana passada sob o título Fissurado em engenhocas e pagando um preço mental por isso, que a meu ver merece ser lido, o New York Times aponta os inúmeros resultados preocupantes provocados pela adicção ao uso exagerado do computador.

Cientistas dizem que nossa capacidade de ficar focados está sendo prejudicada pelos surtos de informação. O manuseio de e-mails, informações telefônicas e de outras informações que nos chegam de diversas maneiras pode mudar nossa maneira de pensar e nosso comportamento. Enquanto muita gente acha ou diz que as atividades multitarefas as tornam mais produtivas, as pesquisas dizem o contrário. O artigo descreve testes realizados na Universidade de Stanford sobre isto, e os surpreendentes resultados obtidos.

"Estamos submetendo nosso cérebro a um ambiente e solicitando-o a fazer coisas para os quais não fomos necessariamente criados", diz Adam Gazzaley, um neurocientista da Universidade da Califórnia (São Francisco). À medida que os computadores mudaram, mudou também a compreensão e o entendimento que se tinha do cérebro humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário