domingo, 6 de junho de 2010

Frases de Churchill

Winston Churchill (1874-1965) foi Primeiro Ministro britânico de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955. Orador brilhante, deixou frases que demonstram sua inteligência e seu humor tipicamente britânico. Meu filho Pedro citou-me hoje uma dessas suas frases brilhantes ["O cemitério está cheio de insubstituíveis"], o que me provocou a buscar outras tantas, listadas a seguir:
  • Não tenho nada a oferecer exceto sangue, muito trabalho, lágrimas e suor (Casa dos Comuns, 13/5/1940).
  • Uma medalha cintila, mas também faz sombra (sobre a inveja gerada pela concessão de honrarias).
  • O Primeiro Ministro não tem nada a esconder do Presidente dos Estados Unidos (ao sair de seu banho ante um atônito Presidente Roosevelt -- frase lembrada pelo filho de Roosevelt na série Churchill, da BBC, parte 3, em 1992).
  • Tenho extraído mais do álcool do que ele de mim.
  • Na derrota, imbatível; na vitória, insuportável (sobre Lord Montgomery, o marechal britânico que derrotou Rommel em El-Alamein em nov/42, após ter sido designado comandante do 8˚ Exército Britânico em agosto/42 pelo próprio Churchill).
  • Nancy Astor: "Se fosse sua mulher colocaria veneno em seu café!" -- Churchill: "Se fosse seu marido eu o tomaria".
  • O único registro na história de um rato nadando na direção de um navio que está afundando (sobre um ex-Conservador que propôs apresentar-se como um Liberal).
  • O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.
  • Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem.
  • Não zombe das bobagens que os outros dizem, podem representar uma oportunidade para você.
  • A arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá e depois explicar porque não aconteceu.
  • Eu não sou exigente, me contento com o que há de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário