quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, uma comenda ou uma piada?

Tive há pouco minha digestão do jantar completamente arruinada ao ver na televisão o deputado Henrique Eduardo Alves ser agraciado -- com faixa e o escambau -- com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2013 "pelos relevantes serviços prestados ao pais e pelo trabalho exemplar no exercício de 11 mandatos". O intermediário e coautor dessa pantomima e desse embuste foi o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Jorge Santos Rodrigues. Abaixo, o registro da exaltação do negativo, do mau exemplo, da prevaricação por um tribunal de alto nível (no organograma, talvez) de um dos poderes da República:

O deputado Henrique Eduardo Alves recebe do presidente do TST a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2013.

A foto acima é inequivocamente um achincalhe, é a resposta de baixíssimo nível que um setor importante do nosso Judiciário dá às manifestações nas ruas, praças e janelas contra a corrupção e pela moralização na política. É a exaltação da mediocridade e do mau exemplo por um Tribunal Superior do nosso Judiciário. E, para ficar bem claro, não é o "presidente" da Câmara dos Deputados que está sendo agraciado, é o cidadão Fulano de Tal.

Por definição, "A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior". Há alguma possibilidade de que alguém com um mínimo de bom senso e de boa fé, residente no país, que possa e saiba ver, ouvir e ler, que consiga vislumbrar em Henrique Eduardo Alves algum resquício nanomicroscópico de "distinção" no exercício de sua profissão -- sim, porque a Câmara tem 513 profissionais do mandato regiamente pagos e protegidos, alguns com dezenas de anos no emprego -- e algum indício minimamente visível de que ele seja "um exemplo para a coletividade" e que "tenha contribuído para o engrandecimento do país"?!! Pelo visto, o presidente do TST é mais cego do que a própria Justiça que pelo menos nominalmente deve defender.

O agraciado com aquela faixa e esses encômios hiperbólicos é o mesmíssimo cidadão prevaricador que há apenas um mês abusou do cargo para, em avião da FAB, levar noiva e papagaio para ver a final da Copa das Confederações no Rio. O condecorado pelo TST é o mesmíssimo indivíduo que, novamente abusando do cargo, bancou com dinheiro da Câmara (R$ 28.400,00) um jantar para toda a bancada do PMDB (80 deputados) e mais o vice-presidente Michel Temer e dois ministros de Estado, todos do PMDB -- não por simples coincidência, o partido do engalanado. Por fim, mas nem de longe por último (em se tratando da figura em tela), o indivíduo da foto homenageado pelo presidente do TST é  suspeito de destinar emendas parlamentares ao Orçamento da União que beneficiaram uma empresa de um ex-assessor. Também já foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa no Rio Grande do Norte [ver postagem anterior]. 

Depois do que está aí em cima, quem é que pode confiar no discernimento, na ponderação e no equilíbrio das decisões do TST?



8 comentários:

  1. Prezado Vasco, creio que há um equívoco: o atual presidente do TST se chama Carlos Alberto Reis de Paula (e é ele que aparece na foto acima)...

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oops,Paulo, obrigado pela correção e minhas desculpas a você e demais leitores do blogue pela falha.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Então está explicado da demora do julgamento e solução da nossa tão esperada e sonhada URP. Esse é o nosso país! Justiça cega,capenga,e desleal. Quando no caso, se trata de trabalhador e cidadão honesto.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, meu caro Vasco, sei de cor o nome de todos esses senhores que transitam por lá. Os 4.500 ex-empregados da Cerj (Ampla) tem uma questão trabalhista circulando pelo judiciário há exatos 24 anos, e como, nos dis de hoje, a bola está com o TST, repassei seu post para meus contatos (300 e poucos) que amargam essa espera.

    O Aloysio Ferreira (ex-engenheiro de lá), seu amigo, me solicitou seu email. Deve entrar em contato com vc.

    Abs.

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. OK.. folks!
    Mas quem fez falta na cerimônia foi o lendário e inesquecível (ainda que indomável) personagem do Pasquim: O Gastão Vomitador (hic)!

    ResponderExcluir
  6. estou indo a mais um enterro de um colega, morreu esperando esta urp, vamos continuar lutando por este processo, mantenham-me informado,

    ResponderExcluir
  7. pc e vasco matenham-me informado deste processo, grato isaias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaías, não misture as coisas... informações sobre nossa URP, no meu blog. Abs.

      Excluir