quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Governo Dilma bombando: apagão diplomático na Bolívia, apagão elétrico e "caladão" no Nordeste

[A continuar nesse ritmo, nossa doce e carinhosa Dona Dilma vai matar o NPA (Nosso Pinóquio Acrobata,Lula) de inveja, porque já está quase empatando com ele em matéria de lambanças e malfeitos com apenas dois anos e pouco de mandato.  À esculhambação do asilo dado pelo NPA ao ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya em nossa embaixada em Tegucigalpa (ver a coluna do Merval de ontem) ela replicou com a palhaçada da transferência para o Brasil de um senador boliviano asilado em nossa embaixada em La Paz. Aos apagões elétricos de FHC e do NPA ela imediatamente deixou os dois no chinelo, fazendo apagões no setor elétricos de todos os tipos: elétricos e econômico-financeiros (no que se refere a apagões elétricos ver, por exemplo, as postagens de 08/4/2013, de 18/12/2012, outra também de 18/12/2012, e uma de 26/10/2012; em matéria de desmanche econômico-financeiro do setor elétrico ver, por exemplo, as postagens de 13/8/2013, de 09/1/2013 (e as que imediatamente a antecederam), e a de 13/11/2012).

Para mostrar que o governo de Dona Dilma é eclético e tem cardápio para todas as preferências em termos de malfeitos e pixotadas, e não tem vergonha de repetir pratos, tivemos hoje um apagão que atingiu o Nordeste inteiro e um "caladão" que afetou alguns estados nordestinos, em consequência do apagão, como nos relata abaixo o jornal Estadão de hoje.]

Um apagão atingiu todos os Estados do Nordeste do País desde às 15h03 (horário de Brasília ) desta quarta-feira, 28. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o abastecimento já foi restabelecido em todas as capitais. O órgão informou que a previsão era de normalização até a próxima meia hora.

A capital do Estado do Ceará, Fortaleza, teve todos seus semáforos apagados, provocando muita confusão no trânsito durante os 99 minutos que ficou sem energia. Todo efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito foi para as ruas tentar controlar o tráfego de veículos. Os maiores hospitais funcionaram com geradores próprios. O mesmo aconteceu com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Das 20 rádios FMs de Fortaleza, somente cinco ficaram no ar. Outras emissoras de rádio e TV e sites de jornais da Região Nordeste também foram afetados.

A concessionária de energia Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que tem rede de abastecimento em 8 de 9 Estados da Região, ainda está apurando as causas do problema, que afetou também a sua página na internet, que está fora do ar, e sua sede, em Recife.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que acompanha atentamente a ocorrência do apagão. Edison Lobão está a caminho da sede do ONS para acompanhar os trabalhos de verificação das causas do apagão. Em conversa com o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, o ministro ouviu que a prioridade é restabelecer a energia nos locais atingidos e que a situação mais grave é nas capitais. De acordo com a entidade, técnicos estão trabalhando no momento para restabelecer o fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão.

O grupo Neoenergia também confirmou que o apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica no Nordeste atingiu os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, onde a empresa atua por meio de suas concessionárias Coelba e Cosern, respectivamente. A holding ainda apurava os impactos nas operações de sua outra concessionárias na região, a Celpe, em Pernambuco.

Histórico. Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu vários Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a Região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados das Regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

Apagão no Nordeste provoca "caladão"

Os clientes da Telefônica Vivo e da TIM enfrentam problemas para utilizar os serviços de voz e dados devido à falha no fornecimento de energia na região Nordeste.

Segundo a Vivo, os Estados afetados são Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí (em parte), Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. A TIM não informou que locais foram afetados e disse apenas que "alguns clientes da região poderão encontrar dificuldades para utilizar os serviços".

A Vivo informou, por meio de nota, que "mesmo com o acionamento de geradores de energia e baterias da operadora, os clientes podem ter problemas para fazer e receber ligações e acessar a internet", informou.

As duas empresas declararam que as equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer os serviços nas áreas afetadas.

Um comentário:

  1. Já estou com medo do diagnóstico que o ministro dará à população. Não será nada melhor do que as desculpas esfarrapadas dadas em passado recente (recente e permanente): uma cartela de disjuntor, a tranqueta do relé, raio caído em isolador... e vai por aí.Lamento honestamente todo esse estado de putrefação avançada em que nos metemos. Enquanto isso, só aguardo os embargos infringentes que acabarão libertando o vice-presidente da quadrilha de mesaleiros. Apostas contrárias... alguma??

    ResponderExcluir