segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

S&P deve colocar em revisão negativa as notas de 17 países europeus

As notas de crédito dos 15 países da zona do euro serão colocadas em revisão para potencial rebaixamento pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P), segundo uma fonte próxima ao assunto ouvida pelo Wall Street Journal. A agência deve divulgar a notícia após as 19h (de Brasília), horário de fechamento das bolsas norte-americanas.

A S&P deve citar como justificativas para a sua decisão as dificuldades da zona do euro para conter a crise de confiança nas dívidas do bloco. A decisão de colocar as notas dos países do bloco monetário em revisão negativa, o que significaria a possibilidade de um rebaixamento nos ratings num período de 90 dias, atingiria seis países europeus que atualmente possuem o rating de crédito máximo, ou triplo A - Alemanha, França, Holanda, Áustria, Finlândia e Luxemburgo.

A S&P deve anunciar se rebaixará ou não as notas das nações da zona do euro após a reunião de cúpula das autoridades da União Europeia, prevista para sexta-feira. Um porta-voz da agência recusou-se a comentar o assunto. "Nunca comentamos sobre rumores de mercado a respeito dos nossos ratings", acrescentou.

[A decisão da S&P soma-se à recente advertência de outra agência classificadora de peso, a Moody's, que em 27/11 anunciou que as notas de todos os países europeus esão sob risco de rebaixamento.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário