quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os mosquitos transgênicos estão livres para combater a dengue no Brasil -- qual o risco disto?

[A notícia abaixo foi publicada na versão digital brasileira do jornal espanhol El País em 22/4O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]


Um mosquito Aedes aegypti - (Foto: Gustavo Amador/EFE - Fonte: El País).

O Brasil acaba de autorizar o uso de mosquitos Aedes Aegypti geneticamente modificados com o propósito de dar um passo crucial no combate à dengue, após o registro no ano passado de 1,5 milhão de casos diagnosticados e 545 mortes no país. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), um órgão dependente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovou neste mês por 16 votos a favor e um contrário a comercialização no Brasil da variante OX513A do Aedes Aegypti, um inseto macho com dois genes adicionais que não permitiriam dar continuidade ao ciclo biológico da espécie. Depois da manipulação genética, o mosquito poderá procriar, mas seus descendentes morreriam antes de chegar à fase adulta. O objetivo principal dessa técnica é reduzir a população do Aedes Aegypti, o principal transmissor da dengue ao ser humano mediante uma simples picada. No entanto, algumas organizações alertam que não existem provas científicas que endossem esta tese e do risco biológico que poderia supor a erradicação do inseto.

A companhia britânica Oxitec será a encarregada de iniciar a produção em massa do Aedes Aegypti OX513A após três anos de experiências em colaboração com a organização social brasileira Moscamed. A decisão do Governo brasileiro se apoia em duas experiências desenvolvidas na cidade de Juazeiro, no interior do Estado de Bahia, onde a liberação em massa de mosquitos transgênicos provocou, segundo os pesquisadores, uma diminuição de 81% e de 93% da população do Aedes Aegypti. Os exemplares liberados sobrevivem entre 2 e 4 dias, de forma que a população da espécie cresce artificialmente de maneira exponencial para depois despencar. Os machos transgênicos não picam e só as fêmeas têm a capacidade de transmitir a dengue.

No entanto, a CTNBio advertiu que a liberação em massa do Aedes Aegyptis deve ser acompanhada de um controle exaustivo da população de outra espécie transmissora, a Aedes Albopictus, “devido ao risco de que esta ocupe o nicho ecológico gerado pela supressão do Aedes Aegypti”. Essas observações já estão em andamento em uma terceira experiência desenvolvida em Jacobina, uma localidade de 80.000 habitantes também baiana, e onde a Moscamed está libertando milhões de mosquitos transgênicos para analisar o comportamento do Albopictus. Segundo os pesquisadores, já existem evidências de que é necessário libertar 500 mosquitos transgênicos semanais por habitante para garantir uma diminuição da população do Aedes.

“Como cientista, não posso afirmar que o risco é zero, da mesma maneira que uma vacina também não tem uma eficácia de 100%. O que posso dizer é que o projeto funciona e que o potencial deste inseto geneticamente modificado é muito bom. É importante que tomemos algumas precauções, como realizar todos os controles de qualidade na produção. Não podemos lançar no mercado mosquitos com deficiências, ou deixar escapar fêmeas. Seria como vender leite contaminado”, explica a bióloga molecular especializada em mosquitos e pesquisadora do projeto, Margareth Capurro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 321 cidades em situação de risco e 725 em estado de alerta ante uma possível epidemia. Todos os anos, no período de chuvas registrado a partir de março, incontáveis municípios brasileiros entram em um tipo de histeria coletiva gerada pela explosão da dengue, que provoca vômitos, febre e dores musculares, e contra o qual ainda não existe nenhuma vacina de eficácia comprovada. A grande preocupação reside em que sua variante hemorrágica pode levar à morte. Até agora, os únicos meios de prevenção se resumem a evitar o acúmulo de água parada (que se convertem em criadouros para o Aedes Aegypti), o uso de repelentes contra a picada de insetos ou a pulverização de pesticidas, que podem oferecer riscos à saúde humana.

Depois da luz verde da CTNBio, que se limita a reforçar a segurança da comercialização do Aedes Aegypti, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá de aprovar o registro comercial do produto e controlar sua saída ao mercado. Segundo Capurro, a libertação do mosquito transgênico “não persegue a erradicação da espécie, senão a redução de sua população a níveis que minimizem a transmissão da dengue”. No entanto, a cientista lembra que a mesma espécie, que tem sua origem em Cingapura e chegou ao Brasil a bordo de barcos e aviões, foi erradicada no Brasil na década de 50 mediante o uso de inseticidas. Sua reintrodução ocorreu nos anos 80.

Segundo o diretor-executivo da Oxitec, Hadyn Parry, “o perfil ambiental benéfico e sua excelente eficácia comprovada fazem com que o mosquito Oxitec seja uma nova e valiosa ferramenta para complementar os esforços das autoridades sanitárias de todo o mundo na luta contra os mosquitos que transmitem a dengue”.

"Não há dados que demonstrem que esse mosquito reduza a incidência da dengue”, contradiz Gabriel Fernandes, assessor da organização brasileira de agricultura familiar e agroecologia AS-PTA. "Ineficazes e perigosos, os insetos transgênicos da Oxitec são uma má vitrine para as exportações britânicas para o Brasil. Uma tentativa desesperada de apoiar a biotecnologia britânica e de recompensar os investidores de capital de risco não deve cegar os Governos do Reino Unido e do Brasil ante os riscos dessa tecnologia", assegura Helen Wallace, diretora da organização britânica GeneWatc.

[Mais uma notícia preocupante de como questões sérias que afetam nossa população são tratadas de maneira que não gera em nós o mínimo de segurança e tranquilidade. Essa história da introdução de um mosquito transgênico para combater o mosquito da dengue segue esse padrão.  As vozes discordantes já são suficientes para causar muita preocupação. A quantidade de mosquito transgênico definida como necessária por habitante é simplesmente assustadora: 500 mosquitos por habitante, por semana!! Até onde o Brasil pode estar sendo usado como cobaia da empresa britânica Oxitec? Por que um assunto de múltiplas implicações é decidido apenas pelo nosso Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia?  Os ministérios da Saúde e da Agricultura -- pelo menos -- não participaram do processo de aprovação? Seremos os primeiros do mundo a usar esse mosquito transgênico inglês, ou há outros países que já o usam? Em caso afirmativo, quais os resultados obtidos?

A questão do uso de produtos e organismos transgênicos continua confusa e mal conduzida. Neste exato momento, o Brasil vive nessa área uma experiência insólita: lavouras de milho transgênico no Mato Grosso estão sendo atacadas por lagartas! Esse tipo de milho deveria dispensar o uso de inseticidas, no entanto as lavouras dos agricultores matogrossenses estão infestadas e, para controlar as pragas, é necessário aplicar mais agrotóxico do que o previsto, um fato que acontece em muitas regiões do Brasil.

Qual o risco de que algo semelhante ocorra com os mosquitos transgênicos e, se isso acontecer, quais seriam suas implicações e seus desdobramentos?]



Nenhum comentário:

Postar um comentário