quarta-feira, 30 de abril de 2014

O NPA continua o mesmo mentiroso e moleque de sempre, dentro e fora do país

[Há pessoas, como o NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula) que nascem, crescem e morrem sem adquirir e procurar absorver o mínimo de ética e apego à verdade. Mentem descarada e deslavadamente, com a maior naturalidade, porque prezam e cultivam a mentira e o engodo -- o cinismo e o descaramento são seu habitat, o útero em que se sentem à vontade. Com a mentira e a desfaçatez vêm naturalmente a corrupção e a esgarçadura dos valores morais, e disso o NPA entende como ninguém neste país -- afinal, seu governo deu início a um ciclo de corrupção na administração pública e nas empresas estatais como jamais visto na história da República. Sua proeza mais recente como moleque e pilantra-mor da política brasileira ocorreu em recente entrevista à televisão portuguesa, em que fez afirmações sobre o mensalão e seu julgamento pelo STF que só poderiam sair da boca de um inescrupuloso como ele. Vejamos a reprodução de sua fala aos portugueses, em diferentes órgãos da mídia brasileira.]

Congresso em Foco -- O ex-presidente Lula afirmou que os petistas presos no mensalão não são da sua confiança. O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por corrupção e outros crimes grandes figuras do PT como o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e os ex-deputados José Genoino e João Paulo Cunha. Lula afirmou que o julgamento será “recontado” e que ele “teve praticamente 80% de decisão política e 20% jurídica”. Em entrevista à rede de televisão portuguesa RTP, levada ao ar neste domingo (27), o ex-presidente interrompeu a jornalista Cristina Esteves quando ela questionou-o sobre pessoas de sua confiança que foram presas. “Não se trata de gente da minha confiança. Tem companheiros do PT presos, eu indiquei seis pessoas da Suprema Corte que julgaram e acho que cada um cumpre com seu papel”, afirmou Lula. “Não houve mensalão".

Merval Pereira (O Globo) -- Na estranha entrevista que deu em Portugal disse que o julgamento do mensalão foi 80% político, numa peculiar dosimetria que já foi classificada pelo ministro Marco Aurélio Mello de “coisa de doido”. Não haveria grandes novidades nessa fala, a não ser a medição do que foi política e do que foi jurídico na opinião de Lula, mas o ex-presidente mostrou mesmo o desencontro de seus pensamentos quando, confrontado com o fato de que as pessoas condenadas eram líderes do PT, disse ao entrevistador que eram pessoas que não mereciam a sua confiança. Não é possível deixar de ser solidário a José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e José Genoino neste momento em que, mais uma vez, Lula tenta tirar o corpo fora dos malfeitos em que seu partido vem se metendo.

O Estado de S. Paulo -- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista exibida na noite de sábado, 26, pela Radio e Televisão de Portugal (RTP) que o julgamento do mensalão teve "80% de decisão política e 20% de decisão jurídica". Foi a primeira avaliação direta do petista sobre a sentença que levou à prisão ex-dirigentes do PT. Sobre os condenados, Lula afirmou: "Não se trata de gente da minha confiança".

Folha de S. Paulo -- A entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva à Rádio e Televisão de Portugal (RTP) que foi ao ar no sábado não é a primeira oportunidade em que escolhe solo estrangeiro para dar declarações temerárias sobre o mensalão. Neste caso, o ex-presidente preferiu atacar as instituições, ao contrário do que fez quando ocupava a Presidência. (...) Em Lisboa, Lula fez algo muito mais grave: pôs sob suspeição o próprio Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente disse à jornalista Cristina Esteves, da RTP, que não iria examinar decisões da Suprema Corte e fez exatamente o oposto, ao declarar que a decisão fora 80% política e 20% jurídica. Foi além: tudo não teria passado de um massacre para destruir o PT; a história do mensalão, com o tempo, deverá ser recontada.

A afoiteza, a enumeração fantasiosa de conquistas de governos petistas e o espantalho da conspiração das elites são característicos da única retórica que Lula demonstra conhecer – a de palanque. A incongruência de dirigir-se nesse tom a ouvidos portugueses sugere que o petista em realidade pretendeu enviar mensagens algo cifradas ao Brasil, que correligionários entenderão como ordem para "ir para cima" dos adversários. Em outras palavras, Lula parece bem mais disposto a se tornar candidato do que semanas atrás.

(...) "Troço de doido", reagiu o ministro do STF Marco Aurélio Mello, um dos poucos, ao lado de Gilmar Mendes e de Joaquim Barbosa, a se pronunciar sobre a contabilidade luliana. Não é loucura. Temeridade, por certo, jactância, mas cometidas com método e cálculo, zero de desvario.

Lula mostrou-se como o que é, 100% político. E, no contexto de crescente descrédito e perda de popularidade da presidente que fez eleger, 80% cabo eleitoral do PT e 20% pré-candidato –proporção que não hesitará em virar a seu favor caso confie em eventual vitória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário