domingo, 5 de maio de 2013

Hackers chineses invadem base de dados do exército americano e comprometem a segurança de milhares de barragens

[O artigo traduzido abaixo foi publicado no site International Business Times em 2 de maio corrente.]

Hackers chineses se infiltraram em uma estratégica base de dados do exército americano que contém informações sobre as vulnerabilidades de milhares de barragens espalhadas pelos EUA.  A invasão do Inventário de Barragens do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA (NID, em inglês) gerou a preocupação de que a informação coletada nesse ataque possa ajudar a China a realizar um ciberataque ao sistema elétrico nacional americano.

Peter Pierce, um porta-voz do Corpo de Engenheiros, confirmou o ataque mas não forneceu detalhes específicos a esse respeito. Um usuário não autorizado identificado como sendo da China invadiu a base de dados do NID em janeiro, mas não foi descoberto senão ao longo de abril. "O Corpo de Engenheiros do Exército Americano está ciente de que em janeiro de 2013 logrou acesso ao Inventário Nacional de Barragens (NID, em inglês), incluindo áreas de informações sensíveis não disponíveis de maneira genérica para o público, um cidadão não autorizado a recebê-las, pessoa essa que subsequentemente foi verificada como não tendo o nível adequado de acesso a essas informações", disse Pierce em um comunicado ao Washington Free Beacon.

Pierce acrescentou que o acesso foi imeditamente bloqueado, tão logo descoberto, e que o NID está procurando reforçar a segurança de sua base de dados.

Há cerca de 8.100 barragens importantes nos EUA e o NID tem informações sobre todas elas, incluindo o número de vítimas esperado caso uma dessas barragens sofra uma falha.

Além de causar uma perturbação importante no sistema elétrico nacional, hackers podem acessar os sistemas que controlam turbinas e geradores de uma barragem. Um computador erroneamente acionou um desses conjuntos em uma usina russa de 6.400 MW em 2009 , matando 75 pessoas e destruindo oito das nove turbinas restantes na barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário