O iPad do professor Ivan, 41, não faz parte da última geração de tablets, mas foi caçado como se fosse o mais recente lançamento da Apple. O aparelho foi roubado quando ele chegava em casa, na região de Moema (zona sul de SP), na noite de domingo. Sua sorte foi ter um aplicativo que rastreia o iPad. O azar foi encontrar tanta dificuldade para recuperá-lo.
Após o assalto, Ivan acionou a polícia. Uma patrulha chegou a percorrer com ele ruas da região, tudo em vão. De volta a sua casa, Ivan lembrou do aplicativo de rastreamento --o Find my iPad. Com o iPhone localizou o aparelho roubado e começou a acompanhar seu deslocamento pelas ruas da cidade.
Outra equipe da PM foi a sua casa, mas os policias disseram que o local onde estava o tablet era fora de sua área de atuação. Ivan foi orientado a procurar PMs na região. Fez isso, mas quando encontrou os policiais o aplicativo já indicava outro local. Frustrado, voltou para casa e passou a acompanhar a andança do tablet por vias como a avenida dos Bandeirantes, rua Vergueiro e marginal Tietê, até o sinal parar dentro de um condomínio em São Bernardo do Campo, à 0h12.
Ligou para a PM diversas vezes. "As orientações eram conflitantes, cada ligação era uma coisa mais descabida que a outra. Me senti desamparado pelo Estado". No dia seguinte, encontrou uma equipe da PM próximo ao condomínio. Não puderam fazer nada sem mandado. No 7º DP, Ivan registrou a ocorrência. O suspeito foi detido na rua e reconhecido pelo professor. O final, porém, não foi o que Ivan esperava.
Testemunhas não foram ao DP reconhecer o suspeito. "Sem elementos mais convincentes, nenhum juiz vai expedir mandado de prisão, ainda mais à noite", avalia o delegado Ivo Fontes. O homem detido disse que na hora do assalto estava em outro lugar e foi liberado após ser indiciado sob suspeita de roubo. Já Ivan diz já ter desistido de recuperar seu iPad. A PM afirma que precisa de mais detalhes para responder sobre o caso do professor. Em situações assim, orienta que a vítima ligue para o 190 e explica que os policiais podem ir ao local indicado. [Dá p'ra acreditar?!]
Calvário do professor com seu iPad roubado - Ilustração: Folha de S. Paulo (clique na imagem para ampliá-la).
Nenhum comentário:
Postar um comentário