sexta-feira, 30 de maio de 2014

Spotify é hackeado antes de entrar no Brasil

[A reportagem abaixo é do site Olhar Digital e foi publicada no dia 27/5. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]


(Foto: Reprodução)

O serviço online de streaming de músicas Spotify, que oficializa amanhã sua chegada ao Brasil, sofreu esta semana um ataque que expôs informações da empresa. Segundo o CTO, Oskar Stål, uma investigação foi aberta para apurar as causas e consequências do ocorrido. [Ver informação do site Verge,  que foi a fonte desta reportagem do Olhar Digital.]

As análises preliminares não apontam para prejuízos; aparentemente, o invasor não conseguiu acesso aos dados de nenhum usuário, preservando as senhas e o número de cartão de crédito da base de assinantes. "Não há  risco para nossos usuários em decorrência deste incidente", reforçou o executivo.

A empresa está tomando providências para aumentar a segurança de seus sistemas e anunciou que vai deslogar alguns usuários para baixar novamente suas playlists de músicas. Além disso, o Spotify recomenda que os donos de Android atualizem o aplicativo do serviço. [O site Verge deixa claro que o problema se limita aos usuários do Android, enfatizando que os usuários de iOS e do Windows Phone não necessitam fazer nada em consequência dessa invasão do(s) hacker(s). Infelizmente para os "androidianos", quaisquer playlists que tenham baixado para ouvir offline terão que ser baixadas novamente depois que a nova versão for instalada. Spotify informou que, de imediato, está adotando medidas para "fortalecer nosso sistema de segurança em geral e para ajudar a proteger o usuário e seus dados".]

[A reportagem abaixo é do site G1 Tecnologia e Games e foi publicada em 28/5.]

O serviço de música por streaming Spotify (acesse aqui) – uma espécie de Netflix apenas com canções – foi lançado oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (28) com mensalidade em dólar. Por US$ 6 ao mês (algo em torno de R$ 15), os brasileiros poderão acessar mais de 30 milhões de músicas disponíveis, acessadas no PC, em tablets e smartphones.

O Spotify chega tarde ao Brasil, e enfrenta concorrentes já consolidados no mercado, como o Xbox Music, da Microsoft, o Deezer, o Rdio e o Napster.

O catálogo de 30 milhões de músicas pode ser acessado por meio do programa para PC gratuitamente, desde que o usuário aceite ouvir e assistir a anúncios publicitários. Também não é possível escutar uma canção escolhida pelo usuário: é necessário incluí-la em uma lista ou escutar o álbum inteiro do artista na ordem ou em forma aleatória. Para ter liberdade de escolha, apenas pagando a mensalidade.

O valor pago, além de permitir escolher qual canção ouvir, dá a possibilidade de se baixar mais de 3 mil canções para escutar offline. Há aplicativos para celulares com sistemas Android, iOS, Windows Phone e Blackberry.




Nenhum comentário:

Postar um comentário