sexta-feira, 16 de maio de 2014

Contradições Dilma NPS x Graça Foster e Mercadante x Mantega evidenciam novamente a bagunça que é o governo da madame

Em toda equipe que gerencia qualquer coisa, há sempre participantes de maior destaque -- por competência e/ou maior proximidade com o chefe -- que têm rompantes de independência e tendem a sair falando a torto e a direito, com risco de comprometer o trabalho que vem realmente sendo feito ou de prejudicar uma falsa imagem de eficiência que se quer passar para a alta administração ou para o público em geral. Se não houver pulso firme do líder, a coisa desanda. A recente contradição entre Aloisio Mercadante e Guido Mantega sobre a existência de uma política de controle de preços no governo Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias) é mais um exemplo perfeito disso, no que se refere a prejudicar uma falsa imagem de eficiência na gestão pública que a madame ex-guerrilheira quer nos impingir. Mercadante é queridinho da madame e Mantega, milagrosa e espantosamente, já e um dos ministros mais longevos no Ministério da Fazenda. O bizarro é que a líder dessa equipe, a burra, teimosa e prepotente Dilma NPS volta e meia perde o controle do time e alguns de seus principais jogadores ficam batendo cabeça.

Mas a coisa empretece mesmo quando a própria líder da equipe e uma de suas peças-chaves se contradizem. E a coisa fica ainda mais indigesta quando o charlatanismo aflora e fica evidente a inequívoca intenção de nos enganar, como no caso das declarações de Dilma NPS e Guido Mantega.

Vamos aos fatos. Em recente jantar (06/5) com jornalistas, a Dama de Ferrugem disse: "Defasagem da gasolina? Me mostra a conta. O que está defasado?". Aí, em 12/5, uma semana depois, a presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, queridíssima de Dilma NPS e por ela indicada ao cargo, disse textualmente que "vai continuar a busca para reajustar os preços dos combustíveis produzidos pela empresa. Apesar de ressaltar que é preciso atenção ao mercado interno, a presidente destacou que os preços dos derivados (gasolina e diesel) precisam estar alinhados ao mercado externo para a empresa conseguir manter a capacidade de investimento". 

Mas, a contradição entre essas duas ilustres senhoras não se limita apenas à questão dos preços dos combustíveis estarem defasados ou não, a divergência atinge também a filosofia desses reajustes com relação ao mercado externo. No mesmo jantar do dia 06/5, Dilma NPS disse claramente: "Não existe nenhuma lei divina que diga que preço do petróleo tem que variar de acordo com humor do mercado". O que a madame chama de "humor do mercado" com seu ar professoral de araque tem a ver com a seguinte situação: a Petrobras compra combustível no exterior a um preço e é obrigada a revendê-lo no Brasil por um preço inferior, porque o governo de Dilma NPS está bloqueando o reajuste doméstico dos preços dos combustíveis por razões exclusivamente políticas e eleitoreiras. O problema adicional é que o humor da madame ex-guerrilheira é muitíssimo pior que o do mercado. A questão fundamental aqui é que Graça Foster entende muito e bastante do que fala, já a madame ex-guerrilheira ...

A contradição Mercadante x Mantega é outra demonstração da palhaçada que é esse governo. Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada em 14/5, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República Aloisio Mercadante disse textualmente, em resposta à pergunta do jornal sobre controle de preços na economia no governo Dilma NPS, como gasolina e energia: "Deixa eu dizer uma coisa, preços administrados são preços administrados. Porque o conceito é este, você administra [o aumento] em função do interesse estratégico da economia, dos consumidores, não há necessidade e não deve ser repassado imediatamente para os consumidores". Mercadante disse o óbvio ululante, constatado numericamente por todo mundo que sabe ler e escrever, e esse controle de preços é uma das origens dos problemas econômico-financeiros do país.

No mesmo dia Guido Mantega, o ministro que tem permanentemente uma casquinha de sorvete espetada na testa, contradisse Mercadante afirmando: "Não há represamento da tarifa da gasolina, sustentou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, presente à reunião conjunta das Comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização e Controle da Câmara. “ A gasolina tem tido aumento todo ano no Brasil. Não é verdade que os aumentos estão represados". (...) "Sobre o represamento de preços administrados, Mantega disse que o governo vem reajustando os preços de setores como remédios, loterias e energia, onde reajustes tem chegado a quase 20%. “Onde é que está o represamento de preços?”, questionou.

Vê-se que o pinoquismo se entranhou profundamente no governo federal nesses doze anos de governo petista, mente-se descaradamente -- caso de Dilma NPS e Guido Mantega, nos exemplos acima e em incontáveis outros -- como se o país fosse todo ele habitado pelos milhões de alienados que vêm votando no PT deste 2002. Como nunca fiz parte dessa curriola, tenho amplo, total e irrestrito direito de me indignar com essa corja que desgoverna e esculhamba o país econômica, financeira e moralmente há 12 anos. Sou do time "Fora Dilma NPS" de corpo e alma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário