terça-feira, 6 de maio de 2014

O fantástico governo Dilma NPS só agora descobre que obras de fornecimento de energia em 4 cidades-sede da Copa têm "atraso significativo"

[Na lápide do túmulo de um homem de Neandertal estava escrito "quem nasce para quadrúpede, não chega a bípede".  Com o progresso da humanidade, essa frase foi sofrendo modificações e atualizações -- uma delas é "quem nasce para ser carroça, não chega nem a fusca". Ambas as versões se aplicam como uma luva ao governo Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias). A madame conseguiu contaminar todas as atividades, esferas e hierarquias de seu governo com pelo menos três de seus vícios mais evidentes: burrice, incompetência e irresponsabilidade (com pitadas de ignorância, teimosia e prepotência). A última novidade que vem à tona para nos azucrinar é que só agora, a pouco mais de um mês do início da Copa do Mundo, o governo descobre que há atraso "significativo" em obras para o suprimento de energia de 4 cidades-sede dessa Copa.  A reportagem a seguir é de Flávia Pierry, publicada hoje (06/5) no site do Globo.]

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou, em nota técnica, que há “atrasos significativos” em obras que garantirão o fornecimento de energia elétrica em quatro cidades-sede da Copa do Mundo. Em um dos casos, uma obra tida como “indispensável” para atingir o padrão FIFA não está pronta. De acordo com o documento, do dia 30 de abril, os atrasos importantes registrados pela agência estão em obras no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais e Amazonas, inclusive com comprometimento às áreas onde estão os estádios da Copa.

A pior situação foi apontada em Minas Gerais, onde sete obras da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) não serão concluídas a tempo dos jogos da Copa. Porém, segundo a agência, isso não deve ter impacto ao campeonato. “Sete obras da CEMIG não serão concluídas para atendimento à Copa 2014, entretanto a distribuidora garante que tais obras não impactarão no fornecimento de energia durante o evento”, afirmou a Aneel.
No Amazonas, uma obra tida como “indispensável” para atingir o grau de confiabilidade exigido pela FIFA para a Copa ainda não foi concluída. A ampliação da subestação Seringal Mirim, sob responsabilidade da Amazonas Energia (AmE), está com 80% da montagem concluída. “O reforço na referida subestação está previsto para ser concluído apenas em maio de 2014”, afirmou a Aneel. Essa obra precisa estar pronta a tempo do campeonato para que o padrão FIFA seja atendido.
No Rio Grande do Sul, a obra que permitirá a principal alimentação do estádio Beira Rio estava com “apenas 85% das obras civis e 42% da montagem realizadas”, apontou a agência. Essas obras são responsabilidade da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Segundo a Aneel, a empresa havia prometido entregá-las ao final de abril.
No Paraná, a Aneel apontou 13 obras atrasadas, sob responsabilidade da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na nota técnica, a agência afirma que a distribuidora garantiu que elas estarão concluídas até este mês.


Ainda há problemas em obras no Distrito Federal, mas são obras para aumentar a confiança em caso de falhas no sistema primário. A Companhia Energética de Brasília (CEB) ainda não concluiu as obras de subestação no Setor Hípico, que está com 98% de implantação, e na subestação do Estádio Nacional. Segundo a Aneel, a pendência encontrada na estação do estádio foi em instalação de cabos do segundo circuito subterrâneo, que é necessário apenas em caso de falha do primeiro circuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário