sexta-feira, 9 de maio de 2014

Invasão em Itaquera -- mais uma bola fora de Dilma NPS

Não é preciso ser um observador muito atento para perceber que nos protestos e manifestações que varrem o país em todos os seus quadrantes há pelo menos um ano, há vários detalhes sintomáticos e reincidentes que exigiriam reflexões não muito profundas e providências nem tanto complicadas, fôssemos nós governados por políticos realmente decentes e dignos de respeito. Vamos a alguns deles:

  • Os chamados "movimentos sociais" têm evidenciado uma capacidade estratégica e logística impressionante, com uma agilidade de atuação tão surpreendente quanto suspeita. No dia 12 de fevereiro deste ano, 15.000 manifestantes do MST -- movimento violento financiado pelo governo federal -- se deslocaram para Brasília e ali acamparam. Com o criminoso auxílio financeiro do governo federal, esse magote de pessoas acampou, comeu, bebeu, fez suas necessidades fisiológicas sem problemas e ainda teve tempo para tentar invadir o STF e fazer baderna defronte a embaixada americana.
  • Nesta semana, da noite para o dia, quase 2.000 famílias invadiram um terreno nas vizinhanças do estádio do Itaquerão (Arena Corinthians) na cidade de São Paulo, e ali acamparam. Autodenominado também de MST -- só que o "T" neste caso é de "teto" e não de "terra" -- o movimento que congrega e agasalha essa gente não teve grandes dificuldades para deslocar todo esse pessoal até o local e ali acampá-lo. Como e com a ajuda de quem fez isso, com tanta rapidez e eficiência, permanece um segredo. 
Em ambos os casos acima, houve mais de uma coincidência estranha e preocupante: -- i) nos dois casos, os governos (federal, em Brasília, e municipal, em São Paulo) foram apanhados de surpresa ou fingiram sê-lo; -- ii) nos dois casos, ambos os governos demonstraram não ter plano algum -- de A até Z -- para abordar esse tipo de atuação; -- iii) como ambos os governos são do PT, não há exagero, pecado ou distorção algum em se pensar que ambos esses governos fizeram corpo mole irresponsável, criminoso e demagógico para não coibir os excessos porque estamos em ano eleitoral, e Brasília e São Paulo são praças políticas vitais para o PT.

No caso de Brasília, ficou a amarga sensação de que os serviços de "inteligência" do governo federal são incompetentes -- por natureza ou por imposição superior, ou por ambos -- para prever com a devida antecedência o deslocamento de um exército de 15.000 pessoas reconhecidamente adeptas da violência e do vandalismo. No caso de São Paulo, governada por um poste do NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula), Fernando Haddad, a sensação é idêntica, só o contingente de manifestantes foi menor.

Se a coisa já estava ruim em São Paulo, piorou -- e muito -- quando o elefante Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias) resolveu meter sua tromba e suas patas na questão. Como estava em atividade demagógico-eleitoreira de "inaugurar" o estádio do Corinthians (time do NPA, não por acaso) -- outra inauguração fajuta de seu governo, pois o estádio está inacabado -- nossa Dama de Ferrugem resolveu receber uma comissão dos invasores do MST. 

Em mais uma atitude irresponsável, Dilma NPS cometeu aí no mínimo duas lambanças a mais em sua interminável lista de malfeitos: - i) transformou em federal um problema que era exclusivamente municipal, ampliando assim desnecessariamente sua escala -- com a agravante de que o fez sem ter solução para ele, coisa corriqueira em seu currículo de gestora de terceira categoria; -- ii) deu uma clara sinalização aos movimentos de protesto brasileiros que é uma barbada receber o apoio da presidente do país, é só articular uma invasão ou uma baderna ao longo de seu trajeto, na véspera de sua passagem. Como esses baderneiros de burros não têm nada, é enorme a chance de termos mais invasões e badernas acolhidas demagogicamente por Dilma NPS ao longo de sua trajetória palanqueira até as eleições. 

Após a reunião demagógica de Dilma NPS com os invasores, o governo respondeu com uma rapidez inusitada e inexistente em várias outras situações muito mais importantes para o país do que essa invasão em Itaquera. Segundo a assessoria da presidente, ficou acordado na reunião que o Ministério das Cidades vai estudar a inclusão de moradores de ocupações no programa Minha Casa Minha Vida. Mais um show deprimente de paternalismo e assistencialismo demagógico da madame ex-guerrilheira, com o dinheiro do assalto fiscal que faz no bolso do contribuinte.

De acordo com um dos coordenadores do MTST, Guilherme Boulos, o encontro durou 20 minutos e teve a presença do prefeito Fernando Haddad (PT). "A reunião foi positiva. O governo vai estudar a possibilidade de desapropriação do terreno onde está a ocupação Copa do Povo, em Itaquera, para a construção de moradias populares", afirmou Boulos. Haddad, porém, negou que a situação do terreno em particular tenha sido discutida.

Com essa palhaçada demagógica e irresponsável de Itaquera (digo eu e não a Folha de S. Paulo ou o Estadão, usados como fontes acima) , pode-se ter uma ideia do que Dilma NPS fará de concessões e de assistencialismo pilantra para angariar votos do povão até outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário