A nova ferramenta de localização do Google Maps para Android lançada nesta semana pretende levar o serviço de mapeamento do Google a um novo nível. “É o lançamento mais significativo para os produtos de mapas do Android em 2011″, disse em entrevista por telefone ao Link Steve Lee, diretor de produtos da empresa (leia abaixo). O executivo está envolvido no desenvolvimento da nova ferramenta anunciada na terça-feira, 29, que localiza os usuários dentro de lugares fechados como shoppings e aeroportos.
A partir de um mapeamento detalhado da planta do local, o aplicativo de mapas localiza automaticamente a pessoa, no andar em que ela está e a sua posição no local. O programa também exibe informações detalhadas sobre o interior desses lugares mapeados, como a localização de banheiros, lojas específicas e, no caso dos aeroportos, os portões de embarque. “É a nova fronteira do mapeamento: ambientes públicos fechados”, disse ele.
Lee afirma que o Google também quer trazer a ferramenta para o Brasil, mas inicialmente o serviço só está disponível em alguns locais nos Estados Unidos e no Japão. Para isso, com a ajuda das empresas, o Google mapeou 18 aeroportos dos EUA — entre eles os de Atlanta, Chicago, Houston, Las Vegas e São Francisco — e outros três aeroportos no Japão. “Nos EUA, nós cobrimos lugares por onde passam 500 milhões de passageiros por ano”, disse Lee. Além disso, também há mapas internos de grandes redes de lojas de departamento dos EUA, como Bloomingdale’s e Macy’s, e das redes Ikea e Home Depot.
Segundo o diretor de produtos, o Google não instalou nenhum equipamento especial para conseguir localizar os usuários dentro de lugares fechados, já que o sistema de posicionamento por satélite não é suficiente para isso. “Usamos os meios tradicionais, como triangulação de antenas de celulares e sinal de Wi-Fi”, disse Lee.
[O artigo apresenta os principais trechos da entrevista telefônica que o blogue Link fez com Steve Lee.]
Nova ferramenta localiza usuário com precisão dentro de aeroportos ...
... e de shoppings, identificando até mesmo os andares - (Fotos: Divulgação) - Clique nas imagens para ampliá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário