quinta-feira, 1 de julho de 2010

O delicioso e rico universo musical de Cabo Verde

Em comentário à minha postagem "CD antológico junta dois monstros do violão de 7 cordas" (22/6/10) meu amigo Gusta sugeriu-me, como muito bom, o CD "Storia, Storia ..." da cantora  Mayra Andrade. Comprei-o e concordo com ele, o CD é muito bom e gostoso, e confirma minha opinião sobre a música de Cabo Verde: é um universo riquíssimo, com instrumentos e ritmos muito parecidos ou idênticos aos nossos, somado à delícia do português dialetado que ali se fala.

Apesar de nascida em Cuba (em 1985) e ter passado apenas os primeiros anos de vida em Cabo Verde, Mayra se reconhece e se apresenta como uma voz cabo-verdiana. Desde os anos 90 tem vivido em vários países, entre os quais Senegal, Angola e Alemanha, e hoje está radicada em Paris. Seu CD é uma prova de que a menina é uma globe-trotter, foi gravado na França (Paris), em Cuba (Havana) e no Brasil (Rio e Sampa), tendo como produtor o brasileiro Alê Siqueira.

A descoberta de Mayra fez-me reouvir Cesaria Évora, a "diva dos pés descalços", um símbolo musical de Cabo Verde (onde nasceu em 1941) e compará-las. As convergências são menores que as distâncias, mas em ambas se percebe um ótimo suíngue além das belas vozes. Cesaria é mais visceral em termos de nacionalidade musical (o que é mais do que natural e compreensível, em função até de suas idades, e não deprecia em absoluto a Mayra), e a proximidade instrumental e musical com o Brasil é muito mais presente. Recomendo fortemente seus dois CDs que tenho:
  • Miss Perfumado -- selo RCA-BMG (1992)
  • Cesaria Evora -- selo Nonesuch Records (grupo Warner) - 1995
Cesaria e Mayra são duas excelentes representantes do pequenino mas musicalmente riquíssimo Cabo Verde.

Um comentário:

  1. Que bom que gostou, Vasco. É o segundo CD dela. O primeiro - NAVEGA - não foi lançado no Brasil. Já encomendei! Quando ouvi-lo te darei o reporte.

    Abs!

    ResponderExcluir