quarta-feira, 7 de julho de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (VI)

  • Endomicroscópio dispensa biópsia para detectar tumores -- a detecção de células cancerosas em um aglomerado anormal de células se faz hoje com uma biópsia, retirando-se pequenas porções de tecido que são examinadas em laboratório. Equipamento em desenvolvimento por cientistas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, pode alterar isto e permitir que o diagnóstico de um tumor se faça em tempo real.
  • Nanofuros aprisionam luz e aumentam rendimento das células solares -- a nanotecnologia trouxe a capacidade de fabricação de nanofios, que por sua vez trouxeram uma nova esperança de nova tecnologia e células solares mais eficientes e mais baratas. Agora, químicos chineses descobriram que nanofuros não apenas superam os nanofios em eficiência, como também são mais robustos e mais fáceis de fabricar, podendo utilizar as técnicas de escala industrial já existentes.
  • Energia renovável está em alta na Europa -- fontes renováveis responderam por 62% da nova capacidade de geração de energia instalada em 2009 nos países da União Européia.
  • EUA darão US$ 2 bi para projetos de energia solar -- o governo americano anunciou no sábado passado que dará financiamentos de quase US$ 2 bi para estimular a indústria de energia solar no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário