domingo, 4 de julho de 2010

Avanços da ciência, aqui e lá fora (V)

  • Pesquisadores discutem regulamentação da nanotecnologia na agricultura -- evento internacional recente em S. Pedro (SP) sobre a aplicação da nanotecnologia na alimentação e na agricultura discutiu, entre outros aspectos, questões de segurança alimentar e o desenvolvimento de pesquisas com nanotecnologia na agricultura.
  • Aumenta a participação de cientistas brasileiros no IPCC -- na última semana de junho o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) divulgou a lista dos 831 especialistas mundiais que vão elaborar seu quinto Relatório de Avaliação; nela estão 25 brasileiros.
  • Estudo propõe indústria nacional de energia nuclear -- o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) se uniram para identificar as condições necessárias para implantar no país uma cadeia de suprimento qualificada para a produção de energia nuclear, destinada a áreas como geração de energia elétrica, saúde, produção industrial e agronegócio.
  • Brasil quer criar seu próprio modelo climático -- em evento internacional recente promovido pela FAPESP (Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo) e pela Microsoft Research, foi abordada por pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a necessidade de o Brasil desenvolver seu próprio modelo climático, para desenvolver capacitação nessa área e se manter na vanguarda da modelagem do clima.
  • Investimento em inovação tecnológica no Brasil bate recorde -- os investimentos em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) no Brasil vêm crescendo significativamente desde 2006; neste ano tínhamos 130 empresas investindo R$ 2 bilhões em processos inovativos, em 2008 esses números saltaram para 460 e R$ 8,1 bilhões, respectivamente.
  • USP cria sistema de criptografia caótica para a Internet -- pesquisadores da USP de S. Carlos e de Ribeirão Preto desenvolveram um novo sistema de criptografia que promete maior segurança às transações bancárias e ao comércio na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário