domingo, 3 de novembro de 2013

OGX, de Eike, sabia desde 2012 que reservas poderiam ser 82% menores

[A notícia abaixo, publicada hoje pela Folha de S. Paulo, mostra mais aspectos nada ortodoxos da gestão das empresas de Eike Batista que deixam mal o governo e o BNDES -- e nos deixa, contribuintes, pior ainda porque evidencia que o nosso dinheiro está sendo pessimamente usado pelo (des)governo de Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias).]

Um ano antes de a real situação da empresa vir à tona, estudos feitos a pedido da diretoria da OGX, de Eike Batista, indicavam que as principais áreas de petróleo da empresa na bacia de Campos (RJ) poderiam ter reservas equivalentes a apenas 17,5% do que fora divulgado ao mercado, revelam documentos da petroleira obtidos pela Folha.

As projeções pessimistas, fruto de avaliações de técnicos da OGX e confirmadas por uma prestadora de serviços externa, chegaram a provocar uma briga dentro da empresa e não foram tornadas públicas na época. A petroleira preferiu aguardar a produção de alguns poços.


Por meio de uma nota, a OGX disse que "sempre manteve o mercado atualizado sobre os projetos de produção, evitando a divulgação de informações incompletas". Com dívidas de R$ 11 bilhões, a empresa pediu recuperação judicial na quarta-feira passada, com as ações a R$ 0,13.

Segundo os documentos, os engenheiros de reservatório da OGX, responsáveis por determinar a extensão das reservas economicamente viáveis, apontaram, em julho de 2012, que a empresa poderia retirar 315 milhões de barris das principais áreas em Campos -- bem abaixo do 1,8 bilhão de barris informado ao mercado de capitais. Um segundo relatório, feito meses depois, apontou na mesma direção.

Preparado por um grupo que incluiu a Schlumberger, renomada empresa do setor, aprofundou a avaliação sobre áreas específicas, que se transformaram nos campos de Tubarão Areia, Tubarão Tigre e Tubarão Gato. O volume de petróleo economicamente viável (recuperável) para essas áreas foi estimado em 43 milhões de barris, menos que a avaliação inicial dos técnicos da OGX (75 milhões) e que a última informação disponível ao mercado, de no mínimo 1,4 bilhão de barris.

Segundo o artigo 157, parágrafo 4, da Lei das Sociedades Anônimas, "os administradores são obrigados a comunicar imediatamente fato relevante que possa influir na decisão dos investidores". No parágrafo 5, diz que "os administradores poderão recusar-se a prestar informação se entenderem que sua revelação porá em risco interesse legítimo da companhia".

"Eles deveriam ter divulgado que havia uma incerteza tão grande sobre as estimativas. O julgamento do que estava correto deveria ter sido deixado para o investidor", opina Norma Parente, ex-diretora da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

[A OGX é uma das várias empresas de Eike em que o BNDES enfiou o dinheiro do contribuinte, seguindo a política de Dilma NPS de criar "campeões nacionais" na economia. A notícia acima mostra mais uma vez, inequivocamente, que o BNDES e o governo Dilma NPS são incompetentes e irresponsáveis na escolha e acompanhamento das empresas em que jogam o dinheiro público -- é bom não esquecer que a Caixa Econômica e a Petrobras também foram envolvidas nessa esparrela do grupo Eike Batista, com a petroleira encampada pelo PT ocupando o cargo nada honroso de maior credora brasileira da OGX. E estamos correndo o sério risco de termos mais 4 anos de lambanças dessa mesma curriola, porque o país tem milhões de idiotas masoquistas que votarão nessa Dilma NPS. Os gráficos abaixo mostrando a variação do valor das ações da OGX, o primeiro semestral e o segundo anual, são o retrato do que o governo Dilma NPS fez com o nosso dinheiro via principalmente BNDES, Caixa Econômica e Petrobras.]




Nenhum comentário:

Postar um comentário