sábado, 10 de dezembro de 2011

iTunes no Brasil ainda em 2011?

O texto abaixo é da autoria de Murilo Roncolato e foi publicado hoje no blogue Link do jornal O Estado de S. Paulo.

A Apple deve anunciar a chegada definitiva do iTunes, sua loja digital de músicas, filmes e livros para o Brasil, de acordo com pessoas consultadas pelo Link. O serviço é esperado para operar até antes do Natal, com catálogo de artistas nacionais como Roberto Carlos, que ainda não havia liberado suas músicas para download.

O iTunes existe desde 2003 e é utilizado por usuários de aparelhos Apple, como iPhone, Mac e iPad, que compram faixas e álbuns de música, ganhando assim o direito de ouvi-las a partir de qualquer um desses aparelhos. A loja digital oferece ainda um catálogo de filmes e livros. Segundo o diretor executivo da Universal Music Publishing, Marcelo Falcão, ouvido pela reportagem, por enquanto a Apple não terá a oferta do serviço de streaming no País (que envolveria acordos extras sobre direitos autorais) e nem iTunes Match, que permite que todos os arquivos comprados sejam arquivados “na nuvem” (nos servidores da empresa) e executados sem ocupar o espaço de armazenamento dos aparelhos.

O presidente da União Brasileira de Compositores (UBC), Fernando Brant, se anima com a chegada da loja no Brasil e adianta que as gravadoras já estariam “fechando com o iTunes para download de música. Já estão revisando o contrato e o iTunes se comprometeu a subir as músicas só quando assinar os contratos. Não teria streaming, é só download”, diz o compositor.

A chegada da loja virtual no País é vista com otimismo pela indústria fonográfica e artistas que veem no iTunes a oportunidade de combate à pirataria. Por aqui, as músicas podem ter preço médio de R$ 1,99 (podendo variar de acordo com regras do mercado que diferencia o valor de faixas de lançamento e de catálogo, mais antigo). Atualmente, nos Estados Unidos, o catálogo é de cerca de 20 milhões de músicas e o preço varia de US$ 0,69 a US$ 1,29 por faixa.

O brasileiro poderá comprar no iTunes usando cartões de crédito internacional ou “cartões- presente” (gift card, em inglês) vendidos por lojas como Fnac, Extra e FastShop pelos preços de R$ 10, R$ 20 e R$ 40.

Segundo Falcão a Apple já teria desembarcado executivos no Brasil e inclusive teria contratado pessoas para seus escritórios por aqui. “Existe a intenção de lançarem o iTunes em outros países da América Latina. Só tinha no México, agora o Brasil é opção da Apple”, comenta o executivo.

Uma visão prévia do que seria (ou será) o catálogo de músicas de Roberto Carlos no iTunes - (Foto: Reprodução/Blog do iPhone).

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