segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mesquitas do Irã

O Irã, ultimamente nas manchetes por conta do acordo nuclear firmado com os EUA (ainda a ser ratificado pelo Congresso americano), tem importância cultural para a humanidade muito além dos aspectos puramente militares e estratégicos que lhe têm sido dados.

Anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental. Tem fronteiras ao norte com Armênia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque, e a noroeste com a Turquia. Sua importância estratégica é evidente. O Irã é o 17° país mais populoso do mundo.

O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em 2800 a.C. Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios que iriam se seguir em 625 a.C., após a nação se tornar o principal poder cultural e político dominante na região. O Irã atingiu o auge de seu poder durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, o Grande em 550 a.C. e que, na sua maior extensão, compunha grandes porções do mundo antigo, que se estendiam do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedônia, na fronteira nordeste da Grécia, tornando-se um dos maiores impérios que o mundo já vira. Os Aquemênidas entraram em colapso em 330 a.C. após as conquistas de Alexandre, o Grande, mas o país alcançou uma nova era de prosperidade após o estabelecimento do Império Sassânidaem 224 d.C., sob o qual o Irã se tornou uma das principais potências da Europa Oriental e da Ásia Central nos quatro séculos seguintes.

Em 633 d.C., árabes muçulmanos invadiram o Irã e conquistaram-no por volta 651 d.C. O Irã depois desempenhou um papel vital durante a subsequente Idade de Ouro Islâmica, produzindo diversos cientistas, acadêmicos, artistas e pensadores influentes. O surgimento em 1501 do Império Safávida promoveu o xiismo duodecimano islâmico como a religião oficial e marcou um dos divisores de águas mais importantes da história iraniana e muçulmana. A Revolução Constitucional Persa de 1906 estabeleceu o primeiro parlamento da nação, que operava dentro sistema político de monarquia constitucional. Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irã tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979. Apesar de ser uma nação multicultural que inclui vários grupos étnicos e linguísticos, o islamismo xiita e o persa são os únicos classificados como a religião e o idioma oficiais do país, respectivamente.

No mundo muçulmano, as mesquitas sempre foram uma demonstração impressionante da qualidade de sua arquitetura e de sua arte. As mesquitas do Irã não fogem à regra, como mostram as fotos a seguir (as de fotógrafo não identificado são todas do Google).














Fotos da mesquita Nasir-al-Musk, em Shiraz, também conhecida como "Mesquita Rosa"

Mesquita mausoléu do oitavo Imam Reza, um dos maiores centros de peregrinação do Irã


Cúpulas de mesquitas em Ishafan






Mesquita do Xeque Lutfulah e seu teto, em Isfahan

Mesquita em Isfahan


Teto da mesquita de Seyyed, em Isfahan - (Foto: Mohammad Domiri, um estudante de física iraniano de 23 anos)


Teto da mesquita Nasir-al-Musk - (Foto: Marinela T. Gondii)


Cúpula de mesquita não identificada no Irã




Imagens da mesquita Vakil - (Foto: Mohammad Domiri, um estudante de física iraniano de 23 anos)







Mesquita Jameh, em Yazd (a última das três fotos mostra detalhes do teto da mesquita)


Mesquita Imam, em Isfahan








Mesquita em Isfahan












Nenhum comentário:

Postar um comentário