segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ótima notícia: Infraero tem prejuízo com as privatizações. Quem sabe assim ela fecha?

[Eis aí um ótimo efeito colateral das privatizações dos aeroportos: elas abrirão um rombo nos cofres da Infraero, como noticia hoje o jornal Valor Econômico. Quem sabe assim ela fecha de vez e a gente fica livre desse cabide de empregos superineficiente?!]

A privatização do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, deverá abrir um rombo nos cofres da Infraero. Para compensar essas perdas, o presidente da estatal, Gustavo do Vale, definiu um arsenal de medidas, entre elas a renegociação de contratos com prestadores de serviços e um plano de demissões voluntárias para 2,9 mil empregados.

De janeiro a abril de 2012, quando nenhum grande aeroporto havia sido concedido à iniciativa privada, a Infraero teve lucro operacional de R$ 375 milhões. No primeiro quadrimestre de 2013, com três aeroportos já privatizados - Guarulhos, Viracopos e Brasília -, o lucro caiu para R$ 65 milhões. Sem Galeão e Confins, segundo Vale, esse resultado teria virado um prejuízo de R$ 60 milhões.

O momento mais crítico, para as contas da Infraero, será a partir do fim de 2014, quando se dará a efetiva transferência do total das operações para os grupos privados ganhadores dos leilões. Nesse momento, as receitas do Galeão e de Confins deixarão de ir para o caixa da estatal e, por outro lado, os três primeiros aeroportos privatizados ainda não estarão rendendo dividendos aos seus acionistas - a Infraero preserva 49%.

Guarulhos, Viracopos e Brasília correspondiam a 36% das receitas da Infraero. Galeão e Confins significam 23% de toda a arrecadação que restou. A Infraero terá, segundo Vale, "um período de vacas magras" e poderá apresentar prejuízo já em 2013, ficando mais dependente de aportes do Tesouro.
"Sabíamos que viria um período de vacas magras pela frente", reconhece Vale. Segundo ele, é "possível" que a Infraero tenha prejuízo operacional já em 2013, mas lucros acumulados nos exercícios anteriores "dão sustentação" ao custeio da estatal nos próximos anos. A tendência da estatal é ficar mais dependente de aportes do Tesouro [ou seja, do nosso suado dinheirinho!]. O último aporte, no valor de R$ 300 milhões, saiu no dia 11 deste mês. Todo o dinheiro vai para a integralização do capital das sociedades de propósito específico (SPEs) que detêm as concessões dos aeroportos.

O Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), de acordo com ele, financiará os investimentos nas instalações mantidas pela Infraero. Vale diz ter a garantia do Palácio do Planalto de que as obras nos aeroportos mantidos com a empresa ficarão livres de contingenciamento. "Não está faltando absolutamente nada. Não teremos mais recursos próprios para fazer investimentos, mas os recursos virão do FNAC".
Os grupos privados que pretendem disputar o Galeão, segundo estimativas, terão de fazer investimento mínimo na obra em torno de R$ 1,5 bilhão. O que realmente preocupa os investidores é o preço de realocar os moradores das comunidades de Tubiacanga e de Vila Royal, na Ilha do Governador, para construir a terceira pista do aeroporto. Todo o processo de reassentamento dos moradores ficará como responsabilidade da futura concessionária do Galeão. Em Tubiacanga, com 800 famílias o gasto previsto é de R$ 75 milhões. Na Vila Royal, o reassentamento de 2,3 mil famílias custará R$ 234 milhões.


Principais projetos em execução pela Infraero (clique na imagem para ampliá-la)  - (Fonte: Valor Econômico).

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