segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que estão fazendo com a Ordem de Rio Branco?! - Capítulo II

A condecoração da Primeira-Dama e da mulher do Ministro Celso Amorim com a Ordem de Rio Branco deve ter gerado algum ruído, para que o referido ministro viesse a público "justificar" a generosidade do governo com essa comenda, nesse episódio.

Com o brilho e a humildade habituais o ministro acabou com qualquer dúvida ou suspeição sobre a correção do ato magnânimo. Disse ele:

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, justificou nesta sexta-feira (16) a concessão da mais alta condecoração do Itamaraty para sua esposa, Ana Maria, e para a primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia. Para ele, o sacrifício pessoal delas e o apoio à atuação dos maridos na política internacional justificam a homenagem.
“Eu não vou falar da minha mulher, mas, por exemplo, não se pode imaginar a atuação do presidente Lula sem o apoio da sua mulher. Apoio moral, mas também efetivo, sacrificando sua vida pessoal, deixando de ter horas com os filhos”, afirmou o ministro.

Só não entendi direito se o sacríficio dessas duas senhoras refere-se a ter os maridos que têm, ou se é ter que viajar com eles pelo mundo afora, p'ra cima e p'ra baixo, com tudo pago, cartão de crédito da Viúva (pelo menos no caso da Primeira-Dama) e outras sinecuras do gênero, certamente entediantes.

Intrigou-me a visão peculiar do nosso chanceler sobre a relação mulher-marido no que se refere ao trabalho deste: quer dizer que Primeira-Dama e mulher de chanceler, diferentemente da imensa maioria das mulheres do planeta, têm que fazer um esforço e um sacrifício extras para "apoiarem" seus maridos quando têm que trabalhar, e por isto merecem ser condecoradas?!! Caramba, que cabecinha fantástica tem esse ministro (endossada, é lógico, pelo seu chefe Lula, que se deleita com a Primeira-Dama absolutamente ociosa e inexpressiva que tem)! Aí fica mais fácil entender o que nossa política externa vem fazendo com  Irã, Cuba, Bolívia, Venezuela, etc, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário