terça-feira, 13 de outubro de 2015

A oposição que o PSDB faz é uma vergonha e uma afronta ao país

Nos meus 77 anos de vida nunca vi nada igual no país. Nunca vi no poder tamanha conjunção de tantas mentiras, safadezas, fisiologismo, hipocrisia, cinismo e corrupção deslavados. Nunca vi tantos milhões de votos desperdiçados, jogados no lixo, como os dados ao PT nos últimos 13 anos. Nunca vi um partido apodrecer tão rápida e inequivocamente como o PT. 

E também nunca vi uma oposição tão perdida, tão incompetente, tão medrosa (especialmente nos governos do Lula NPA, o Nosso Pinóquio Acrobata), tão desfibrada, tão sem ética e tão contraditória como a liderada pelo PSDB sob a batuta de Aécio Neves. Num momento tão visceral para nossa democracia, como nos caóticos (des)governos de Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saia), em que se fazem essenciais e indispensáveis ponderação, equilíbrio, apego irrestrito à ética, respeito ao País e uma oposição combativa, decente e ética, o que se vê é um PSDB oportunista, fisiologista, olhando o próprio umbigo e apegado exclusivamente aos seus interesses -- o Brasil ficou em plano secundário. O conluio que o partido fez com o Eduardo Cunha no sentido de poupá-lo e preservá-lo politicamente na presidência na Câmara, contanto que ele liberasse os pedidos de impeachment de Dilma NPS trancados na Casa é absolutamente repugnante e inaceitável. O PSDB só desceu desse muro quando as notícias vindas da Suíça tornaram a situação de Cunha insustentável.

Obcecado com a deposição de Dilma NPS, porque vislumbra nisto uma oportunidade de chegar ao poder num "terceiro turno", o PSDB está apostando freneticamente na política do "quanto pior, melhor" e empenha suas energias em debilitar ainda nossa moribunda economia, apoiando medidas que agravam as contas do país. Seu apoio vital à derrubada do fator previdenciário, uma iniciativa mais do que meritória do próprio PSDB no governo de Fernando Henrique Cardoso para inibir aposentadorias precoces, foi mais uma demonstração acachapante de que o partido quer o poder a qualquer preço, que se dane o país.

Roberto Pompeu de Toledo fez na Veja que está nas bancas um artigo definitivo ("Três heróis") sobre a degradação ética do PSDB nos governos da ex-guerrilheira. A revista Veja tem o péssimo e antidemocrático hábito de não disponibilizar imediatamente na internet o que publica na sua edição impressa, só o faz tempos depois.

Pompeu de Toledo começa dizendo que "O PSDB já foi partido de ricos quadros e boas bancadas. Hoje tem heróis solitários. Os antigos ensinam que celebrar heróis edifica os povos. Na moderna imprensa, à prática de desancar vilões atribui-se valor infinitamente maior do que à de celebrar heróis. Esta coluna vai hoje trocar o moderno pelo antigo e celebrar três heróis do que ainda resta de dignidade no PSDB"

O colunista então relaciona e qualifica os três heróis do PSDB que ainda presta (estes termos são meus e não do colunista):

Alberto Goldman, 78 anos, ex- deputado, aguerrido opositor da ditadura militar, vice-governador de São Paulo sob José Serra e governador quando lhe incumbiu completar o mandato do titular. Goldman insurgiu-se na semana passada contra o apoio do PSDB ao deputado Eduardo Cunha. Declarou ele ao jornal O Globo: "Quando os meninos veem um filme de terror e sabem que alguém vai morrer, dizem: "Fulano é carne morta". Cunha é carne morta. Tomara que leve consigo alguns pesos que serão bem levados". Antes, Goldman já havia criticado seu partido pelo apoio à derrubada do chamado fator previdenciário, invenção do governo Fernando Henrique para inibir as aposentadorias precoces. 

Arnaldo Madeira, 75 anos, fundador do PSDB, ex-vereador de São Paulo, ex-deputado federal e coordenador do programa de Aécio Neves na campanha presidencial do ano passado. Madeira critica o apoio de seu partido à derrubada do fator previdenciário  e ao fim da reeleição, duas medidas instituídas durante o governo Fernando Henrique. Disse ele ao colunistaBernardo Mello Franco, da Folha de S. Paulo: "Está difícil entender o partido. Em vez de defender conceitos, estamos fazendo uma oposição igual à que o PT nos fazia. Só falta o PSDB votar contra a Lei de Responsabilidade Fiscal". 

Samuel Moreira, 52 anos, mineiro criado em São Paulo, ex-prefeito de Registro (SP), ex-deputado estadual, eleito deputado federal pela primeira vez no ano passado. Moreira é um estranho no nosso panteão. Ao contrário dos dois anteriores, figuras históricas do tucanato, era até duas semanas atrás um obscuro estreante na política federal. Conquistou a posição, com louvor, por ser o único, entre os 54 integrantes da bancada do PSDB na Câmara Federal, a votar pela manutenção do fator previdenciário, na votação dos vetos presidenciais do dia 23 de setembro. "Criar mais despesas para a Previdência não é prudente para o momento que o país está vivendo, com os cofres públicos dilapidados", disse ele.

Pompeu de Toledo acrescenta: "Nossa trinca de heróis prova, coisa rara, nestes dias, na cena política, que há ainda gente capaz de de pôr os valores acima das manobras oportunistas. O contraste com relação à infeliz bancada tucana na Câmara, regida pelo deputado Carlos Sampaio, segundo pauta do senador Aécio Neves, eleva-os e dignifica-os. Olíder Carlos Sampaio fez de sua gente dóceis carneirinhos a serviço do enrolado Eduardo Cunha. Na semana passada vacilou, diante da evidência das contas suíças em nome do presidente da Câmara, mas ainda assim disse que Cunha merecia o "benefício da dúvida" e deveria continuar na presidência da Câmara. Entre os deputados de sete partidos que na quarta-feira se mobilizaram para abrir processo de quebra de decoro contra Cunha, havia até um do PMDB, o pernambucano Jarbas Vasconcelos -- outro herói solitário. Do PSDB, nenhum".

Pompeu de Toledo lembra ainda que "nas frustradas tentativas do Congresso, também na semana passada, de votar os vetos presidenciais à chamada "pauta-bomba", o PSDB integrou alegremente a maioria que se recusou a dar quórum para a realização das sessões. Houve tucano que aproveitou para adiantar que, caso houvesse a sessão, votaria pela derrubada dos vetos".

Daqui para baixo o que está escrito não é de Pompeu Toledo, é de minha responsabilidade. O momento político se agrava enormemente, e com ele a situação econômica do país, porque estamos entregues a políticos desfibrados, oportunistas e de péssimo caráter, tanto na situação quanto no PSDB. O Palácio do Planalto ampliou o balcão de negócios escusos com partidos e políticos, tentando comprar com cargos (e, portanto, dinheiro) os votos dos inúmeros deputados e partidos que se prestam e até mesmo exigem esse tipo de barganha e chantagem. É de importância vital para o país uma oposição séria, honesta, decente, combativa e ética, infelizmente o oposto do que o PSDB vem fazendo. 

3 comentários:

  1. Esse é o grande problema nacional, quando olhamos o quadro politico surge Eduardo Paes, Aécio, Alckmin e o eterno José Serra como os possiveis salvdores da pátria.

    ResponderExcluir
  2. Permita-me discordar. O PSDB jamais foi oposicão ao PT, porque são as duas faces da mesma moeda: O Movimento comunista Internacional. FHC, fundador do partido, é membrlo do Fabianismo ou Movimento Fabianista (vide Google). Como previsto por Marx e lenin, nenhum sociedade colocria um parti esquerda no Poder através do voto, se não tivesse um partido social democrata. A Social Democracia, deve chegar ao Poder antes, por ser mais palatável, discreta, moderada, sem os arroubos da esquerda radical, para arrumar a casa e as contas. E então entregar o governo, o Estado e o Poder ao radicvias. Como aconteceu no Brasil. O PSDB, chegou pelas mãos do sociologo, que nunca se disse comunista, arrumou a casa e entregou o Poder aos radivcias de esquerda. Por que FHC, não denunciou com veemência o esquema de corrupcão que o PT montou? Por que FHC nunca responsabiliaou Lula e o PT pelos crimes cometidos conta o Estado brasileiro? Por que não pode. Ambos fazem parte do mesmo projeto político. Quanto ao Aécio de outra geracão, nuncasoube o que ele faz neste meio. Deveria empunhar a bandiera centrista do seu avô Tancredo, construir outro partudo e se apresentar como genuína oposicão.

    ResponderExcluir

  3. Também acho que o PSDB jamais fez oposição neste país. Eles, e o PT são mais do que irmães siamesas. É só estudar o "Foro de São Paulo" criado por Lula e o ditador múmia da ilha da fantasia do Caribe (Dom Fidel Castro) e o "Pacto de Princeton" assinado por Lula e FHC em Princeton, USA, ambos celebrados na década de 90. Verifiquem no Google.
    Se FHC fosse realmente oposição, não teria perdido JAMAIS a oportunidade ÚNICA em retirá-lo do poder, e acabar com a farra do Apedeuta de 9 dedos, também conhecido por outros codinomes, tais como: o "Sapo Barbudo", o Brahma, o Barba, dentre outros, em 2005, quando do Mensalão ..... O X9 do delegado Romeu Tuma na época da gloriosa não se reergueria JAMAIS ..... !!!! Estamos literalmente perdidos e entregues a nossa própria sorte ....

    ResponderExcluir