quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Acabou a novela: Brasil opta pelo caça sueco Gripen para a FAB

[Finalmente, acabou a novela da compra de caças para a FAB: o escolhido foi o avião sueco Gripen. A escolha do avião de caça de múltiplo emprego da nossa Força Aérea, o programa FX-2, está muito atrasada -- a primeira versão foi apresentada há 17 anos, em 1996. A decisão sofreu diversos adiamentos, o último em 2011 já no governo atual. A notícia abaixo foi publicada no jornal Estadão de hoje.]




O caça sueco Saab Gripen NG, o novo avião de combate da FAB - (Fotos: AFP).


O caça de fabricação sueca Gripen, da Saab, é o escolhido para firmar parceria com a Força Aérea Brasileira para o programa FX-2, em substituição aos Mirage, que se 'aposentam' no próximo dia 31. O anúncio oficial sobre a concorrência que já foi adiada por cerca de 18 anos será feito nesta quarta-feira, 18, às 17 horas, pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.  Além dos suecos, estavam na disputa caças da França, o Rafale, e dos Estados Unidos, o F-18.
Na Força Aérea, o Gripen sempre foi considerado favorito porque, apesar de ter muitos componentes norte-americanos, é um projeto a ser desenvolvido em parceria conjunta com o Brasil. Com isso, o Brasil irá adquirir 36 aeronaves de combate da Saab, que irá transferir a tecnologia dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O objetivo é criar condições para que ao menos parte dos equipamentos sejam produzidos nacionalmente, segundo o ministro. "Nós iniciamos agora uma fase de negociação do contrato. A escolha foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas e levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custos não só de aquisição, como de manutenção. A escolha se baseou nesses três fatores", afirmou.
Apesar do ministro ter destacado que o contrato ainda será negociado, um documento da Aeronáutica lido em apresentação no ministério afirma que os investimentos no programa FX-2 são da ordem de US$ 4,5 bilhões, com um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023. Amorim não falou em prazo para entrega das aeronaves, mas disse que a expectativa é de que a negociação leve entre 10 e 12 meses. "Então não terá impacto no orçamento do próximo ano", completou.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Juniti Saito, a transferência de tecnologia será feita por meio de um processo de desenvolvimento conjunto entre a Saab e a Embraer. "Mas temos várias outras indústrias que se ofereceram para contribuir ao desenvolvimento do caça. Ao fim do desenvolvimento, teremos acesso a toda a tecnologia do avião", completou.
Na semana passada, segundo informações obtidas pelo Estado, a presidente Dilma Rousseff teria mandado recado para o presidente francês François Hollande, que não desejava tratar deste assunto durante a visita porque estaria insatisfeita com problemas na parceria para compra de equipamentos da Marinha.

Da mesma forma, a presidente Dilma está muito insatisfeita com os Estados Unidos por causa da espionagem sobre ela e empresas do seu governo. Este fato praticamente enterrou a parceria com os norte-americanos.
Desta forma, sobrou o avião sueco. "O que precisamos é de um caça, o mais rápido possível porque a partir de dezembro o nosso deixa de operar. Estamos muito felizes com a notícia", comemorou um brigadeiro, após ouvir a notícia dada pela presidente Dilma.
Até que cheguem as primeiras unidades do Gripen NG, o Brasil ficará protegido pelos aviões F-5 que foram remodelados pela FAB. O contrato será de US$ 4,5 bilhões inclui cooperação industrial, negociação para materialização de contratos e bens. A expectativa é que a Embraer coopere com o projeto.

Os finalistas na escolha da FAB - (Ilustração: Infográfico/Estadão).

Vídeo institucional do Gripen NG no Brasil - (Fonte: YouTube/Estadão).




Nenhum comentário:

Postar um comentário