sábado, 9 de outubro de 2010

Se aproxima o resgate dos 33 mineiros chilenos

Presos há mais de 2 meses em uma mina subterrânea, 33 mineiros chilenos vêem aproximar-se o momento de seu resgate em uma operação sem precedentes no mundo todo, o que poderá ocorrer entre segunda e terça-feira (11 e 12 deste mês de outubro) se tudo correr bem. A operação é extremamente complexa e arriscada, envolvendo engenheiros e uma equipe médica.

Um túnel já foi cavado até o local onde se encontram os mineiros, e por ele passará a cápsula Fênix que trará cada um deles à superfície; essa cápsula foi projetada e construída de acordo com orientações da NASA (leia mais). Como o trecho final desse túnel é oblíquo, há preocupação quanto ao deslocamento da cápsula por ele nesse trecho (leia mais). Poderá haver a necessidade do uso de explosivo para o acesso do túnel ao espaço onde se encontram os mineiros, que se encarregarão dessa tarefa e têm sido orientados para isso. Para proteger-se do efeito dessa explosão, os mineiros terão que afastar-se 400 m do local em que ela ocorrerá.

A cápsula Fênix é muito estreita, e para evitar problemas no seu uso os mineiros têm sido orientados a manter um peso adequado. Está ainda em discussão que extensão do túnel de escape será protegida por uma placa de aço, e em que trecho essa proteção será colocada. Uma equipe médica estará a postos para atendimento aos mineiros em seu primeiro contato com o sol, após mais de dois meses presos a cerca de 700 m da superfície.

Esses mineiros chilenos escreveram uma impressionante e comovente história sobre a capacidade humana de superar desafios inimagináveis. O mundo inteiro se une para que a operação de resgate seja um sucesso completo, trazendo de volta às suas famílias e à vida normal esses 33 heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário