domingo, 17 de julho de 2016

Vulcão Stromboli, em erupção há mais de 2.000 anos


Integrante das Ilhas Eólias, o vulcão Stromboli ao fundo, é uma pequena ilha localizada ao norte da Sicília e um dos vulcão em atividade na Itália. Considerado o mais ativo vulcão europeu, as erupções no Stromboli ocorrem com o incrível intervalo médio de apenas 1 hora!



Saindo da Sicília, a partir do porto de Milazzo numa viagem de aproximadamente 2 horas chega-se a Lipari, a principal ilha do arquipélago. Ao desembarcar em Lipari já é possível ver por todos os lados cartazes convidativos para visitar o Vulcão Stromboli. O melhor período para visita é a noite, pois o brilho da lava fruto da erupção fica totalmente em destaque.


Apesar de por vezes parecer assustador, muitas pessoas vivem aos pés do Vulcão Stromboli. Seus habitantes vivem basicamente do cultivo de azeitona, figo e malvasia (um espécie de uva), além da pesca. Falando em números, durante o inverno a população do Stromboli é por volta de 100 habitantes, já no verão, pode chegar a 4 mil!


O vulcão Stromboli visto da estação espacial.


A viagem de Lipari até o vulcão Stromboli leva por volta de 1 hora, e meia e os passeios normalmente são feitos no período da tarde ou em combinação com alguma outra ilha eólia durante o dia. Pois é no período noturno que o Stromboli dá os seus maiores espetáculos. As embarcações normalmente param na ilha para um passeio em meio à pequena cidade, para após o entardecer se deslocarem para a parte de trás do vulcão onde fica a área de erupção.




Há muitos anos atrás o Vulcão Stromboli já foi cenário de filme, a atriz Ingrid Bergman protagonizou o filme “Stromboli terra di Dio”.





O Stromboli está em atividade há mais de 2000 anos, lançando lava incandescente das várias aberturas de sua cratera. Depois que anoitece, o céu e as nuvens ao redor da boca do vulcão ficam completamente avermelhadas, num espetáculo sem igual da natureza, dando ao vulcão o apelido de “Farol do Mediterrâneo”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário