sexta-feira, 27 de março de 2015

Rui Falcão, presidente do PT, cita chilenos na pré-queda de Allende: "É um governo de merda, mas é o meu governo"

[Em postagem de janeiro de 2014, disse que as mentiras do governo Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saia) têm as pernas mais curtas do planeta. Dez meses depois, nas eleições de outubro, as mentiras da madame ganharam proporções gigantescas, nitidamente evidentes, que só não foram vistas pelos 54 milhões de míopes masoquistas que reelegeram a ex-guerrilheira. Já no primeiro mês de seu segundo mandato, em janeiro de 2015, nossa Dama de Ferrugem se viu forçada pela situação caótica do país a desmontar seu castelo de mentiras, deixando seus reeleitores com caras de patetas.  

Reconhecer seus erros e fazer mea-culpa nunca fizeram parte da cartilha do PT e dos petralhas, mas depois que o país entrou em banguela ladeira abaixo, derrapando no lodaçal do petrolão e caminhando para o caos político e econômico (com arranhões no lado social), prejudicando tremendamente os planos do NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula) e do partido para 2018, a petralhada em geral -- da cúpula à base -- já está bastante irrequieta. O NPA já não faz a mínima questão de disfarçar suas divergências com a ex-guerrilheira, e dá ostensivamente pitacos para a composição de seu alto escalão. Nesse ambiente turvo e lamacento, não é de espantar a declaração do presidente do PT, Rui Falcão, publicada na Folha de S. Paulo de  25 de março e transcrita abaixo. O que estiver entrecolchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]


Presidente do PT cita queda de Allende para pedir apoio da sigla ao governo

Painel - Folha de S. Paulo, 25/3/2015

É coisa nossa O presidente do PT, Rui Falcão, citou a queda de Salvador Allende no Chile, em 1973, para pedir na noite de segunda-feira apoio do partido a Dilma Rousseff. “Como diziam os chilenos pré-queda do Allende: ‘É um governo de merda, mas é o meu governo'”, discursou. Em seguida, emendou: “[O governo] não é de merda, mas é o nosso governo, e temos de defendê-lo” [o "mas" da frase com que Falcão julgava corrigir o que dissera antes é uma preciosidade] . Na reunião, com cerca de 150 pessoas, o PT decidiu apoiar ato da CUT no dia 31 em defesa da democracia e da Petrobras.

Contexto Em 1973, meses antes do golpe do general Augusto Pinochet no Chile, um cartaz ficou famoso numa passeata pró-Allende com os dizeres: “Este é um governo de merda. Mas é o meu governo, merda!"

Saia-justa O prefeito de Bragança Paulista, Fernão Dias, fez o discurso mais duro da reunião. Disse que apoiou os condenados no mensalão, mas que “não dá mais para defender José Dirceu” depois que sua consultoria recebeu R$ 29,3 milhões em oito anos.


Catarse Outras 28 pessoas se inscreveram para falar e a sessão virou uma grande plenária. Muita gente não conseguiu entrar no auditório superlotado em São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário