quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O petrolão e seus frutos

O escândalo da megacorrupção na Petrobras já garantiu ao PT o troféu da maior roubalheira já perpetrada na história da República sob os olhos, as asas, as barbas, o estímulo e o acobertamento de um partido governante. O mais limpinho nessa história toda está  mais sujo do que o primeiro pau do galinheiro, onde até os pintos defecam.

Ninguém acusa o PT de ser o inventor da corrupção no Brasil, o que seria absurdo. Os petralhas é que se preocupam com isso. A corrupção chancelada com o número 13 (exemplos emblemáticos: mensalão e petrolão) se distingue por pelo menos três características: - i) a dimensão gigantesca; - ii) sua enorme capilaridade; - iii) a despreocupação do PT com a corrupção em si, mas apenas com sua repercussão -- nem de mentirinha, nem p'ra inglês ver houve manifestação incisiva e categórica da alta cúpula (ou cópula?...) do partido [aí incluindo o NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, o Lula) e Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saia)] condenando a corrupção em si mesma.

Chega a ser tragicômico o esperneio dos petralhas para arranjar um jeito de dividir a culpa com terceiros, buscando inventar origens do petrolão anteriores aos 12 anos do PT no poder, tentando uma mudança na escala do tempo que deixaria Einstein roendo as unhas de inveja. Tendo como guru e paradigma o NPA, os petralhas têm feito cursos intensivos de acrobacia de política e verdade, e dizem que já há vários deles que fazem saltos mortais com esses assuntos sem rede protetora. Como Paulo Roberto Costa e seus asseclas nasceram, cresceram e caíram totalmente dentro dos governos petistas, os petralhas estão recorrendo a discípulos de Alan Kardec e Chico Xavier para identificar os membros dessa curriola como reencarnações de dirigentes da Petrobras da época de FHC ... Essa ideia fixa dos petistas ainda vai matar muitos companheiros do coração.

Na tentativa de "descarregar" esse peso do petrolão, os petralhas estão buscando de tudo. Ná area da psicanálise, estão analisando as técnicas de regressão, do grito primal, e outros que tais. Na área da história, dizem estar perto de comprovar que Pedro Álvares Cabral é, na realidade, o culpado de tudo. Na área religiosa eles já respiram mais aliviados há algum tempo, depois que receberam do Vaticano um atestado confirmando que o pecado, com suas posteriores variantes, foi inventado por Adão e Eva e não pelo PT.

Malfeito nenhum nesse país fica porém completo e definitivo se não receber a requintadamente idiota contribuição de Dilma NPS. Com seu cinismo hiperbólico, sua relação íntima e siamesa com a mentira, e sua pétrea convicção de que somos 200 milhões de iludidos e masoquistas e não apenas os 54 milhões que a reelegeram, a madame faz afirmações as mais absurdas e descabidas com caras e bocas de quem conta uma história da carochinha para o netinho. Seu olhar no entanto a trai -- percebe-se que ela está excitada ao extremo, mentir para ela é um afrodisíaco de primeira grandeza.

Além da paixão por mentir, a ex-guerrilheira é uma inveterada punguista de ideias, adora se apropriar das boas iniciativas de terceiros e o faz com a mesma hipocrisia com que afirma que está levando o país para o paraíso e não para o inferno. Ela não podia deixar de dar uma de estelionatária de ideias também no caso do petrolão, principalmente quando está fora do país -- seu lado gatuno de ideias se exacerba quando ela está em terras alheias. Na Austrália, para a reunião do G20, ela soltou mais uma pérola: no seu primeiro pronunciamento desde a prisão espetacular de chefes de empreiteiras no escândalo de corrupção da Petrobras, a Dilma NPS exaltou o mérito do governo de estar investigando a corrupção “pela primeira vez na História do Brasil” (o grifo é meu). E ainda culpou governos passados pela corrupção que está acontecendo hoje na empresa, afirmando que ninguém fez nada antes dela para combater.

Mente demais a nossa Dama de Ferrugem. Quem, p'ra variar, dissecou mais essa impudência da madame foi a jornalista Dora Kramer em coluna recente no Estadão ("Dilma, indevidamente"). Diz ela: "Partindo do pressuposto de que não lhe falha a memória e de que o Brasil não sofre epidemia de amnésia, a presidente Dilma Rousseff incorre em ato de deliberada apropriação indébita ao atribuir ao seu governo o marco histórico no combate à corrupção, devido ao desmonte do esquema de ilícitos em funcionamento na Petrobrás entre 2003 e 2012. (...) Avocou para si o mérito, quando ele se deve a instituições que funcionaram com independência: Congresso, Polícia Federal, Ministério Público e Supremo Tribuna Federal. (...) não se pode aceitar como verossímil a versão de que foi a presidente quem "mandou" investigar. Inclusive porque o trabalho foi feito em conjunto pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça do Paraná, instâncias cuja autonomia é assegurada pela Constituição". E a madame -- digo eu, não a Dora Kramer -- afirma isso depois de bloquear a todo custo a CPI da Petrobras criada em 2009, e que durou míseros seis meses. Parece que a manobra da madame e do PT deu certo -- quem sabe essa CPI, se levada avante p'ra valer, teria antecipado em quatro anos o escândalo do petrolão?

Como é uma apedeuta empedernida como seu criador e guru, o NPA, e sua leitura se resume aos encartes de lojas e farmácias nos jornais dominicais (vejam em postagem anterior sua resposta antológica, quando lhe perguntaram uma vez quais seus livros preferidos), é perda de tempo achar que a madame leu algo de nossa história. Mesmo porque, não lhe é agradável saber ou lembrar do que levou Getúlio ao suicídio e Collor ao impeachment.

Paralelamente à farsa da madame ex-guerrilheira, nasce a farsa das empreiteiras e demais corruptores do petrolão. A tática agora dessa corja -- certamente bolada por seus advogados -- é dizer que todos foram extorquidos pela gangue petista da Petrobras, foram obrigados a dar propinas mirabolantes para salvarem seus negócios. Eis o quadro que se nos apresenta: um bando enorme de empresários e executivos absolutamente puros e inocentes, extorquidos por pilantras absolutos a serviço do PT, do PMDB e do PP, e uma presidente absolutamente mentirosa e estelionatária de ideias e iniciativas de terceiros. Estamos ferrados!
_______
PS - Alguns dos executivos anjinhos das empresas que se dizem "extorquidas" no petrolão zeraram rapidinho suas contas bancárias no Brasil, para ludibriar seu bloqueio judicial, apesar de se dizerem inocentes.

Sete dos mensaleiros mais graúdos [35% do total de condenados (20)] já não vêem o sol nascer quadrado, apenas um ano depois das primeiras condenações -- cumprem suas "penas" no aconchego de seus lares. Seria útil e importante saber quantos outros presos pelo país afora têm direito a essa tal de "progressão de pena" mas não a usufruem, porque não têm advogados poderosos nem um partido governista a defendê-los. Por falar em advogados, quem além do PT teria bancado os altos honorários dos advogados caríssimos que defenderam os mensaleiros VIPs do partido? Teria havido dinheiro do petrolão nessa história, além das verbas do mensalão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário