terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O apodrecer de um líder

O APODRECER DE UM LÍDER

Há pouco mais de três décadas, surgia do movimento sindical brasileiro um líder -- Luiz Inácio Lula da Silva --  que se revelou inegavelmente um dos maiores fenômenos políticos já vistos neste país. Durante esse período, ele reiterada e insistentemente submeteu o país a uma lavagem cerebral sobre sua absoluta honestidade e ética na política.

Mas, apesar disto, ainda na sua época de líder e dirigente sindical nos anos 1970/1980 Lula foi informante/dedo-duro/delator junto ao ao famigerado DOPS - Departamento de Ordem Política e Social, criado em 1924 para controlar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime no poder. O órgão, que tinha a função de assegurar e disciplinar a ordem no país, foi instituído em 17 de de abril de 1928 pela lei nº 2304 que tratava de reorganizar a polícia do Estado. A denúncia, minuciosa e detalhada, ocupa todo o capítulo 4 ("Lula: Alcaguete e Aprendiz do DOPS", págs 51 a 70) e permeia outras páginas do livro "Assassinato de Reputações - Um Crime de Estado" (Editora Topbooks, 2013) do advogado, delegado e ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Junior, filho do famoso delegado e ex-senador Romeu Tuma (o "Tumão"), que chefiou o DOPS paulista de 1977 a 1982, exatamente a época em que Lula atuou como alcaguete do Departamento (do qual era considerado o melhor informante). A denúncia jamais foi desmentida e contestada, quer na imprensa quer na justiça, por Lula, pelo Instituto Lula, pelo PT ou por quem mais seja. É evidente que alguém com a experiência policial de Romeu Tuma Junior não iria fazer uma denúncia dessa natureza sem estar devida e sobejamente documentado.  

Lula (a quem chamo de NPA - Nosso Pinóquio Acrobata, por razões óbvias) tanto fez e batalhou, que chegou à Presidência da República.

Infelizmente, para sua biografia e para seus fiéis seguidores, em oito anos diretamente no cargo e mais cinco de atuação nos bastidores, como uma espécie de Richelieu ou Rasputin tupiniquim (muito mal comparando), ele se revelou um tremendo mentiroso e um falsificador de personalidade, evidenciando defeitos e mazelas que jurava de pés juntos repudiar e combater mas que já trazia consigo desde sua época de dedo-duro do DOPS. Por trás da máscara de falsa ética confirmaram-se sistematicamente a mentira deslavada, a dissimulação cretina, o cinismo, a hipocrisia, a pilantragem e o profundo descaso pela inteligência e a opinião de terceiros e do país como um todo. Dois dos maiores escândalos da história republicana deste país, o mensalão e o petrolão, foram concebidos, amamentados e tutelados em seus governos, frutos de cópulas ora incestuosas ora combinadas e acertadas como nos grandes prostíbulos da história.

Cheio de empáfia, deslumbrado com o poder do cargo, com o prestígio adquirido e com a paixão cega de seus seguidores, esse cidadão deixou a corrupção rolar solta debaixo de seu nariz e de sua barba em benefício ora de seu partido, ora de apadrinhados seus. Isso de início. Mais recentemente, vêm surgindo inúmeros indícios sérios de relações no mínimo mal-cheirosas entre ele e filhos seus com empreiteiras envolvidas até o pescoço no petrolão. Em vez de dar explicações claras e inequívocas que permitam comprovar irrefutavelmente a inocência e o bom-mocismo que vive alegando, ele se fecha em copas, perdeu a voz e transformou o seu partido e Instituto que leva seu nome em seus porta-vozes e seus defensores. Os argumentos de sua defesa são idiotas e pilantras, acreditando que o país todo – e não apenas seus fidelíssimos seguidores masoquistas – é um bando de parvos.

No mensalão, esse cidadão voltou a mostrar outra faceta podre de sua personalidade: seu lado Judas.  No auge do escândalo, quando figurões de seu partido e de seu círculo íntimo foram presos (José Dirceu, Delúrbio Soares, José Genoíno, João Paulo Cunha e outros) ele declarou à televisão portuguesa RTP que "não se tratava de gente de sua confiança". 

Recentemente, seu lado Judas aflorou novamente, desta vez no petrolão. O senador Delcídio do Amaral, oportuna e felizmente trânsfuga do PSDB e líder do PT no Senado, foi (e continua) preso por tramar a fuga de ex-diretor da Petrobras e delator do petrolão para proteger-se e proteger o PT. Frequentemente interlocutor privilegiado e particular do petista ex-presidente da República, o senador foi por este criticado dubiamente ("ele fez besteira") e foi abandonado pelo PT. Como a alta direção do PT não dá um pum sem antes falar com seu líder e guru, é óbvio que a orientação para o abandono veio do ex-presidente da República.

A história cada vez mais imbricada e fétida do envolvimento do ex-presidente da República e de filho(s) seu(s) com a OAS e a Odebrecht em imóveis no Guarujá e em Atibaia, ambos em São Paulo, fez o malandro líder assumir a condição que lhe é mais fácil e mais conveniente: o papel de vítima. Este é também o papel mais safado. 

Desesperado com o derretimento de seu líder e guru, sua única esperança tremulante para 2018, e claramente pressionado por ele, o PT -- através de seu presidente Rui Falcão -- soltou um "manifesto" no dia 08 deste mês de fevereiro que começa dizendo: "Nunca antes neste País um ex-presidente da República foi tão caluniado, difamado, injuriado e atacado como o companheiro Lula. Inconformado com sua aprovação inédita ao deixar o governo, o consórcio entre a oposição reacionária, a mídia monopolizada e setores do aparelho de Estado capturados pela direita quer convertê-lo em vilão". Pronto, está tudo esclarecido: o inofensivo, o humilde, o desprotegido e desamparado, o inocente, o que nunca presenciou ou ouviu falar de escândalo algum, o líder que é vendido como uma águia por seu partido e por seus seguidores de repente vira uma pessoa absolutamente incapaz de ver e sentir o que de mais podre ocorre debaixo de suas axilas e de seu nariz. O cidadão que o PT e o Instituto Lula defendem tem que ser médica e legalmente interditado, e não protegido.

Lula NPA (Nosso Pinóquio Acrobata) vem há mais de 30 anos fazendo nosso ouvido de urinol e cometendo barbaridades contra a ética e contra o patrimônio moral e físico do país. Vamos deixar de palhaçada, cidadão -- tente pelo menos honrar as calças que veste.

2 comentários:

  1. nao e bem assim .voce passou do limite.lula e o maior de todos os presidentes deste pais.tenho dito,

    ResponderExcluir
  2. O maior dos mentirosos com certeza!

    ResponderExcluir