sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Má notícia para quem sofre de osteoporose: suplementos de vitamina D não fortalecem os ossos

[O artigo traduzido abaixo foi publicado hoje pelo jornal inglês The Independent. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

Suplementos de vitamina D não fortalecem os ossos em adultos saudáveis e não devem ser usados para prevenir a osteoporose, segundo recomendação de um estudo importante.

Estima-se que metade de todos os adultos acima de 50 anos toma esses suplementos, que são frequentemente usados para prevenir a osteoporose, que torna os ossos fracos e frágeis. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Auckland [Nova Zelândia] afirmaram em artigo publicado hoje no The Lancet [O Bisturi -- ver sumário aqui e comentário aqui] que uma análise de 4.000 adultos saudáveis revelou que a ingestão de suplementos de vitamina D  não melhora a densidade mineral dos ossos nos quadris, na coluna, no antebraço ou no corpo como um todo. 

"A maioria dos adultos saudáveis não têm necessidade de suplementos de vitamina D", diz o Prof. Ian Reid, líder do estudo.  "Nossos dados sugerem que a prescrição de suplementos de vitamina D de baixa dosagem, apenas para pessoas que têm probabilidade de apresentar carência dessa vitamina, poderia liberar recursos substanciais que poderiam ser melhor utilizados em outras áreas dos cuidados à saúde". 

Atualmente, suplementos diários são recomendados para grupos com risco de deficiência de vitamina D, incluindo mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças de seis meses a cinco anos de idade, e pessoas acima de 65 anos que normalmente não se expõem ao sol.  A recomendação do governo não está baseada na prevenção da osteoporose.

A Dra. Alison Tedstone, diretora de dieta e obesidade da Saúde Pública da Inglaterra [órgão estatal], disse que "o Comitê Consultivo Científico sobre Nutrição (SACN, na sigla inglesa), um grupo independente de especialistas científicos que assessoram o governo, está no momento revisando as recomendações dietéticas para a vitamina D para todos os grupos populacionais no Reino Unido. A revisão do SACN avaliará a evidência de conexão entre a vitamina D e uma gama de resultados relativos à saúde, incluindo a osteoporose".

Nenhum comentário:

Postar um comentário