quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

5 decisões para simplificar sua vida tecnológica

[Traduzo a seguir reportagem de Brian X. Chen publicada no The New York Times. Percebe-se pelo texto, sem surpresa, que é muito mais fácil ser ecologicamente correto e ter melhor retorno para seu dinheiro na área digital nos Estados Unidos que no Brasil.]

5 decisões para simplificar sua vida tecnológica

Brian X. Chen - The New York Times, 03/01/2017

Ilustração: Minh Uong/The New York Times

Em 2017, por que não tentar um novo tipo de decisão de Ano Novo? Em vez de apenas partir para a ginástica e perder alguns quilos, pense em mudar alguns hábitos para simplificar a tecnologia na sua vida. 

Se você é como a maioria das pessoas, há coisas que você faz com a tecnologia que podem usar ou sofrer algum ajuste. Fortalecer a segurança de sua senha, por exemplo, seria tremendamente benéfico para você em uma época em que a pirataria é desenfreada. Outro exemplo, eliminar o lixo eletrônico que você acumulou ao longo dos anos ajudaria o meio ambiente e sua sanidade. Enquanto você está com a mão na massa, comece por fazer alguma manutenção nos seus equipamentos eletrônicos para assegurar-se de que funcionarão sem problemas este ano. 

Eis minhas principais recomendações para decisões a serem tomadas para fazer a tecnologia menos frustrante este ano.

Faça uma limpeza na higiene de sua senha

Ilustração: Minh Uong/The New York Times

Que cheiro é esse? É da higiene ruim da sua senha. Você provavelmente está usando a mesma senha em muitos sites para atividades bancárias, shopping, redes sociais e email.

Isso é compreensível: uma pessoa pode apenas decorar tantas senhas. Mas em 20016, Yahoo fez lembrar a todo mundo que reutilizar senhas é uma ideia muito ruim após revelar que 500 milhões de contas Yahoo foram comprometidas em 2014, em acréscimo ao 1 bilhão de contas que foram pirateadas em 2013. Se a senha de sua conta no Yahoo era a mesma que você usava alhures, essas outras contas estavam vulneráveis também. 

Comece 2017 passando algumas horas logando-se em cada uma de suas contas e criando senhas únicas, exclusivas e fortes. Para tornar isso mais fácil, use aplicativos como o LastPass ou o 1Password, que são apps de gerenciamento de senhas que permitem que você use uma senha master para abrir um "cofre" de senhas para se conectar a todas às suas contas na internet. Esses apps também geram senhas fortes para você.

Então adicione uma camada de proteção adicional habilitando um verificador de dois fatores em suas contas, sempre que a opção estiver disponível. Quando você entra com a sua senha, você recebe uma mensagem (geralmente um texto) com um código para ser usado uma vez, que você tem que digitar antes de ficar logado.

Com esses dois passos simples você se ajudará a proteger-se dos hackers inevitáveis que surgirão este ano.

Faça manutenção de seus dispositivos 

Ilustração: Minh Uong/The New York Times

Após serem usados regularmente, nossos smartphones e computadores começam a responder lentamente e a ter vida curta, mas um pouco de manutenção pode fazê-los sentir-se novinhos.

Primeiramente, verifique as condições de suas baterias. No caso de iPhones e iPads, você pode conectá-los a um iMac e rodar o aplicativo coconutBattery, que mostra estatísticas de baterias. Com dispositivos Android, você pode usar o aplicativo Battery, da MacroPinch. Se sua bateria estiver em seus estertores, é a hora de comprar uma nova ou de agendar uma visita a um serviço técnico de manutenção para trocá-la.

Se seu dispositivo estiver lerdo, liberar algum armazenamento pode fazer também uma tremenda diferença. Comece eliminando aplicativos que você nunca mais usou. Depois, faça alguma coisa com aquelas fotos que você nunca mais olhou: faça  um backup de todas as suas fotos para a nuvem usando serviços como o Google Photos, em seguida delete-as de eu dispositivo para começar o novo ano com um novo rolo de fotos.

Mostre também algum carinho físico para com seus dispositivos e engenhocas. Faça uma boa limpeza de suas telas com um pano úmido. Se você tem um desktop, abra-o e use ar comprimido para remover a poeira.  

Faça essa manutenção básica a cada seis meses e seus dispositivos funcionarão sem problemas durante anos. 

Preste atenção à sua infraestrutura


Ilustração: Minh Uong/The New York Times

Não hesitamos em comprar smartphones novos a cada dois anos -- mas aquele desprezado e feio roteador de Wi-Fi enfiado num canto da sala de estar pode ser o produto tecnológico mais importante a ser atualizado a cada  dois anos. Entre todas as dores de cabeça tecnológicas, não há nada mais irritante do que conexões de internet lentas e de má qualidade.

Comece cada ano novo fazendo algumas verificações na sua infraestrutura de  internet. Se seu roteador tiver mais de três anos de idade, você provavelmente precisa de um novo que seja compatível com os padrões mais rápidos e mais inteligentes de hoje. Se estiver apoiado em um roteador fornecido por seu provedor de banda larga, você deveria provavelmente comprar um roteador independente mais  poderoso. 

O site Wirecutter, de recomendação de produtos, de propriedade do The New York Times, recomenda  o TP-Link's Archer C7 como o melhor roteador para a maioria das pessoas. Se você tiver um know-how menos técnico, lhe recomendo o sistema de Wi-Fi da Eero, que oferece um aplicativo de smartphone que mantém seu [de você] controle através da configuração da rede.

Desperdice menos

Ilustração: Tom Grillo

Engenhocas e cabos elétricos sem uso ocupam um bocado de espaço em gavetas e sótãos. Esse lixo eletrônico teria melhor destino se fosse vendido ou doado para alguém que dele necessite, ou reciclado por causa dos metais valiosos que contém.

Durante o período de limpeza na primavera, planeje tirar esse refugo indesejado de sua vida. Empresas como Amazon e Gazelle oferecem serviços livres de dores de cabeça em negócios que aceitam material/equipamento usado como parte do pagamento de material/equipamento novo.

Simplesmente, entre com os dados da engenhoca ou dispositivo que vocês tenta comercializar, como um iPhone usado ou um dispositivo Samsung Galaxie, e esses sites lhe dirão quanto dinheiro ou crédito na loja Amazon você pode obter em troca por  seus dispositivos. Empacote então seu hardware ultrapassado, ponha-lhe uma etiqueta, deixe-o num centro de  transporte ou remessa e espere o dinheiro entrar na sua conta.

Há um limite para ser lixo eletrônico invendável na sua pilha. Nos Estados Unidos, todos os locais da Best Buy aceitarão seus eletrônicos usados e os reciclarão de graça. Simplesmente ensaque seus itens e os deixe no balcão de serviços para clientes, e  a rede varejista fará o resto.

Seja um comprador mais esperto

Ilustração: Minh Uong/The New York Times

Para conseguir grandes compras de eletrônicos, não é preciso esperar até uma Black Friday ou uma Cyber Monday. Pesquise cuidadosamente os itens de alta qualidade e longa duração que você quer e compre-os quando seus preços baixarem significativamente. Essa técnica pode ser especialmente útil nas compras online de equipamentos ou produtos cujos preços caem à medida que eles envelhecem.

Ferramentas da web como Camel Camel Camel e Keepa fazem ficar fácil rastrear preços na Amazon.com. Nos seus sites, simplesmente faça uma busca pelo nome do item e eles lhe darão um histórico de preços. A partir daí, você pode criar um rastreador que o alertará por email sempre que um preço cair para um valor desejado.

Outro modo de poupar dinheiro é considerar a hipótese de comprar produtos usados sempre que possível. Busque cuidadosamente por vendas de eletrônicos usados ou reformados de marcas reputadas como Apple, GameStop, Amazon e Gazelle. Antes de comprar um item de segunda mão leia cuidadosamente as condições em que se encontra: frequentemente, produtos vendidos como usados mal foram tocados antes de serem devolvidos, ou foram rearmazenados como "bons como se fossem novos" por um centro de reforma ou remodelagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário